Sob chuva torrencial, vitória de Canapino/Ortelli nos 200 km de Buenos Aires

canapino-ortelli
O abraço da vitória: ídolo de Agustín Canapino, Guillermo Ortelli ajudou o piloto do Chevrolet Cruze #5 a ganhar os 200 km de Buenos Aires e assumir a liderança do campeonato

RIO DE JANEIRO – O público calculado em 45 mil torcedores que lotou as dependências do Autódromo Juan y Oscar Gálvez levou talvez o maior banho de chuva de suas vidas. Um toró de proporções bíblicas atrapalhou a disputa dos 200 km de Buenos Aires, a corrida internacional do Super TC2000, a mais concorrida de todas as provas do calendário. Mas ao contrário de outras categorias que correm em circuito misto onde um perdigoto caindo deixa todo mundo com medinho, a prova seguiu até o fim do tempo máximo de 80 minutos, uma vez que por conta da água que caiu demais na capital argentina, não haveria a menor possibilidade da corrida terminar dentro do percurso de 200 km ou 60 voltas.

Sendo assim, com dezesseis giros a menos que o previsto, a vitória foi de Agustín Canapino e Guillermo Ortelli a bordo de um Chevrolet Cruze, superando os vencedores do ano passado – Matías Rossi e Gabriel Ponce de León, que terminaram em 2º lugar com um Toyota Corolla. O pódio foi completado por Christian Ledesma e Mauro Giallombardo, que repartiram um Renault Fluence.

A largada foi dada com o Fiat Linea de Valdeno Brito e Jose Manuel Urcera partindo da pole position e o paraibano, após um porta com porta com Guillermo Ortelli, manteve a ponta com autoridade. A chuva chegou ainda no comecinho e na 4ª volta os primeiros carros começaram a entrar nos boxes para as trocas dos pneus slicks pelos compostos biscoito. Rafa Morgenstern foi o primeiro e todos os outros 28 pilotos que estavam a bordo no primeiro trecho da disputa o seguiram.

As condições de visibilidade atingiram um nível cada vez mais baixo à medida que a chuva aumentava no circuito argentino. Por alguns instantes, a liderança ficou com Gabriel Ponce de León, mas Ortelli impôs sua categoria sobre o velho rival e assumiu a liderança. Àquela altura, Brito e Urcera já estavam fora de esquadro e na 22ª passagem, quando vinha em quarto, Facundo Chapur (companheiro de Ricardo Maurício) saiu da pista, provocando a entrada do Safety Car.

Assim que foi possível, os pilotos começaram as trocas na abertura da janela e em bandeira amarela – exceto quatro carros, entre eles os de Facundo Regalia e Franco Coscia. A relargada aconteceu na 31ª volta e Canapino, que trocou com Ortelli, manteve a liderança seguido por Mauro Giallombardo e por outro Chevy Cruze, da dupla formada por Manuel Mallo e Diego Azar – que depois teriam problemas e cairiam para a 15ª posição.

Com o cronômetro na regressiva, afora a chuva, ninguém mais pôde superar o Chevy #5 e assim Canapino/Ortelli lograram a vitória. Numa dura batalha pelo 2º posto, Giallombardo ainda foi derrotado por Matías Rossi, que conquistou pontos importantíssimos na classificação do campeonato. Dos pilotos estrangeiros convidados, o melhor na prova foi o doidaço holandês Tom Coronel, competindo com Luciano Farroni: a dupla completou a prova num bom 7º lugar, seguidos por Ricardo Zonta (o melhor brasileiro no resultado final) e Estebán Guerrieri.

Galid Osman correu em dupla com Damián Fineschi e a dupla terminou ao fim da disputa em 13º lugar. Daniel Serra foi o décimo-sétimo na dupla com o veterano Norberto Fontana. Eles terminaram a nove voltas dos vencedores.

Com a vitória nos 200 km de Buenos Aires, 7ª etapa do campeonato, Agustín Canapino ultrapassou Facundo Ardusso e é o novo líder do campeonato. O piloto de Arrecifes soma agora 128 pontos, oito a mais que o adversário. Leonel Pernía, Matías Rossi e Damián Fineschi fecham o top 5 da tabela.

A próxima prova do Super TC2000 será no circuito urbano de Santa Fe, no próximo dia 4 de setembro.

Classificação do campeonato após 7 etapas:

1. Agustín Canapino – 128 pontos
2. Facundo Ardusso – 120
3. Leonel Pernía – 98
4. Matías Rossi – 85
5. Damián Fineschi – 78
6. Emiliano Spataro – 76
7. Norberto Fontana – 70
8. Matías Milla – 67
9. Mariano Werner – 64
10. Jose Manuel Urcera – 63
11. Fabián Yannantuoni – 60
12. Bernardo Llaver e Estebán Guerrieri – 57
14. Carlos Javier Merlo – 47
15. Facundo Chapur – 39
16. Matías Munoz Marchesi – 37
17. Christian Ledesma – 35
18. Manuel Mallo – 28
19. Luciano Farroni – 27
20. Germán Sirvent – 23
21. Fabricio Pezzini – 18
22. Javier Manta – 13
23. Facundo Conta – 11
24. Ignácio Julián – 10
25. Bruno Etman – 7
26. Rafael Morgenstern – 6
27. Lucas Colombo Russell – 4
28. Franco Riva – 2

Comentários

  • Rodrigo Mattar, fique triste pois nem a Fiat e nem Valdeno Brito ganhou a corrida, mas acredito que agora Canapino com essa vitoria, vai ganhar o campeonato, mesmo com a competitividade que tá essa temporada.