WEC: BoP tem mudanças para as 6h de Nürburgring

2016-24-Heures-du-Mans-Adrenal-Media-GT7D6094_hd
Menos peso e airbox menos restrito: o Aston Martin V8 Vantage GTE e o Porsche 991 RSR ganham no novo BoP do WEC para as 6h de Nürburgring (Foto: Gabi Tomescu/AdrenalMedia.com)

RIO DE JANEIRO – Saiu mais um boletim com mudanças no Balanço de Performance (BoP) dos carros das classes LMGTE-PRO e LMGTE-AM do FIA WEC, o Mundial de Endurance, às vésperas das 6h de Nürburgring. Campeã das 24h de Le Mans na categoria principal de Grã-Turismo, a Ford vai correr na prova da Alemanha com o mesmo peso que competiu em Sarthe: 1268 kg. Mesma coisa com a Ferrari, que também fora lastreada na última corrida de última hora e vai com o peso mínimo de 1248 kg. Nenhuma das duas marcas sofre restrições mecânicas para esse evento, principalmente no boost ratio dos turbocompressores de ambos os bólidos.

Já o solitário Porsche 991 RSR da Dempsey Racing-Proton terá uma abertura maior em 0.2 mm no restritor de ar e um decréscimo de peso: o carro perde 15 kg e passa a correr com um mínimo de 1233 kg. O Aston Martin V8 Vantage GTE será “emagrecido” com 20 kg e terá mais 0.4 mm no restritor do motor, assim como nas 6h de Spa-Francorchamps. O carro britânico vai ser equipado em Nürburgring com o Kit “C” de aerodinâmica, um pacote aerodinâmico de alta pressão homologado para uso do carro no Mundial de Endurance.

Na classe LMGTE-AM, nada de mudanças para o Corvette da Larbre Competition e o Aston Martin #98: somente os três Porsche terão um decréscimo de peso de 5 kg em relação às 6h de Spa-Francorchamps, já que em Le Mans todos os competidores tiveram que correr dentro do peso mínimo de 1245 kg. E a Ferrari da AF Corse ganha 5 kg a mais para a prova deste fim de semana.

Comentários