Endurance Brasil: saem os primeiros campeões de 2016

14138064_1092440787506166_4267254445098867200_o
A quarta vitória em cinco corridas rendeu a Tiel de Andrade e Franco Pasquale o título antecipado do Gaúcho de Endurance em Guaporé (Foto: Reprodução Facebook/Endurance Brasil)

RIO DE JANEIRO – Com uma etapa de antecedência, a Endurance Brasil conhece os primeiros campeões da temporada de 2016. A 5ª etapa, disputada neste domingo no Autódromo de Guaporé, consagrou na classe GP1 o favoritismo da dupla Tiel de Andrade/Franco Pasquale. Com o protótipo MC Tubarão IX #78, a dupla fez a pole position e conquistou a quarta vitória consecutiva, sacramentando o título da categoria.

“É impossível um ano melhor. O carro continua sempre evoluindo com o trabalho incansável de todos da equipe. Batemos nosso recorde em Tarumã e agora também em Guaporé. Estamos muito felizes com a conquista. Esse foi o primeiro ano da nossa dupla e já conquistamos o título. Resultado de muito entrosamento e dedicação. Agora vamos pensar nas 24 Horas de Barcelona, onde correrei com os companheiros Julio Martini, Márcio Basso, Nonô Figueiredo e o chileno Gonzalo Huerta, com o Porsche 991 GT3 (N. do b.: da equipe austríaca MSG Motorsport, na subcategoria 991), num novo desafio na minha carreira, já que farei minha estreia na Europa”, comemorou Andrade.

A prova das 24h de Barcelona é do International Endurance Series by Hankook e será no próximo final de semana. Aliás, o blog promete trazer o streaming com a transmissão da prova ao vivo.

Para Franco Pasquale, campeão da classe P3 em 2015, foi o primeiro ano na turma de cima e o garoto já mostrou ao que veio. “Esta etapa foi bem tranquila. Hoje na largada perdi a primeira posição, mas logo consegui recuperar e comecei a andar em um ritmo muito forte, abrindo quase 40 segundos do segundo colocado. A partir daí, foi só administrar a diferença até a bandeirada”, disse.

“Este ano foi um ano fantástico. Logo na primeira etapa consegui me adaptar ao carro e ao passar das etapas fui melhorando ainda mais. Também tenho muito que agradecer à equipe MC Tubarão, pela confiança e parceria e ao meu super companheiro Tiel de Andrade, que está sempre me ensinando e aprimorando minha pilotagem. Ainda temos o campeonato Brasileiro pela frente, vamos para São Paulo para lutar por mais um título e fechar o ano com chave de ouro”, destacou Pasquale.

A equipe MC Tubarão, com isso, confirma sua participação nos 500 km de São Paulo, marcados para o dia 18 de setembro, no Autódromo Velo Cittá, em Mogi-Guaçu, interior do estado.

A prova deste domingo contou com a participação de 26 carros no grid. Tiel e Pasquale completaram 140 voltas, duas a mais que o protótipo MCR Grand-Am com motor Lamborghini V10 da Mottin Racing, guiado por Fernando Poeta e Andersom Toso. O terceiro lugar na classe foi de Daniel Claudino/Ian Jepsen Ely, que tiveram ótima performance nos treinos e chegaram a andar na liderança no comecinho. A dupla perdeu sete voltas e acabou em 6º na geral.

Na classe P2, vitória do protótipo MRX do trio Henrique Assunção/Fernando Fortes/Emilio Padron, que terminaram em 3º na geral, seguidos por Aldoir Sette/Ney de Sá Faustini. Com o 5º posto na quadriculada, Marcelo Vianna/Júlio Martini conquistaram mais uma vitória para a MC Tubarão – só que na classe P3.

A Ferrari Challenge de Telmo Tecchio/Ricardo Mendes/Raulino Kreis Jr. levou a melhor na divisão GT1. Márcio Basso/Henry Visconde venceram na GT2 – mas o título foi conquistado pela dupla Arthur Caleffi/Roberto Lacombe, que levaram a boa e velha Maserati Trofeo da equipe CRT ao 2º lugar na categoria ao fim da disputa. Daniel Elias/Luiz Sena Jr. ganharam na subdivisão TS e na categoria T, vitória de Ike e Reinaldo Halmenschlger com o VW Gol.

A última etapa do campeonato será no dia 23 de outubro, no circuito de Tarumã.

Resultado final da 5ª etapa:

1. #78 Tiel de Andrade/Franco Pasquale
Protótipo MC Tubarão IX – categoria GP1
140 voltas em 3h00min30seg754

2. #18 Fernando Poeta/Andersom Toso
Protótipo MCR Grand-Am Lamborghini V10 – categoria GP1
a 2 voltas

3. #75 Henrique Assunção/Fernando Fortes/Emilio Padron
Protótipo MRX – categoria P2
a 3 voltas

4. #7 Aldoir Sette/Ney de Sá Faustini
Protótipo MRX Honda – categoria P2
a 5 voltas

5. #5 Marcelo Vianna/Júlio Martini
Protótipo MC Tubarão V – categoria P3
a 6 voltas

6. #71 Daniel Claudino/Ian Jepsen Ely
Protótipo MRX – categoria GP1
a 7 voltas

7. #155 Ricardo Mendes/Telmo Tecchio/Raulino Kreis Jr.
Ferrari Challenge – categoria GT1
a 10 voltas

8. #2 Carlos Rabello/Walter Konrad
Protótipo Spyder – categoria P3
a 12 voltas

9. #64 Márcio Basso/Henry Visconde
BMW – categoria GT2
a 14 voltas

10. #56 Gustavo Simon/Rafael Simon
Protótipo Spyder – categoria P3
a 19 voltas

Comentários