IMSA: pole é de Bomarito em Road America

2016 Pirelli World Challenge Mid Ohio
Mais uma vez a Mazda sai na frente da concorrência no Weather Tech SportsCar Championship (Foto: Brian Cleary/BCPix.com)

RIO DE JANEIRO – Em meio à loucura da Olimpíada, o blogueiro ainda encontra tempo para escrever um post sobre o Weather Tech SportsCar Championship e a etapa deste fim de semana em Elkhart Lake, no sensacional circuito de Road America. A IMSA bem que tentou, mas não evitou a terceira pole position do Mazda LMP2 nesta temporada: Jonathan Bomarito crabou o melhor tempo do treino oficial que definiu o grid para a corrida deste domingo, com o tempo de 1’54″207 – novo recorde extra-oficial da categoria para a pista. O construtor japonês busca sua primeira vitória após várias tentativas frustradas em 2016.

Líder do campeonato junto ao português João Barbosa, Christian Fittipaldi conseguiu o 2º melhor tempo do treino, a nada menos que 1″152 para Bomarito, mas largando à frente do #10 dos rivais Jordan e Ricky Taylor, que vêm de vitória na etapa de Mosport, a última disputada pelos carros da classe principal do certame estadunidense.

Tom Long fez o 4º melhor tempo do treino no segundo Mazda LMP2 e Eric Curran fechou o top 5 numa sessão atrapalhada por uma bandeira vermelha provocada pelo companheiro de equipe de Oswaldo Negri, John Pew. Como efeito, o piloto perdeu a volta rápida do Ligier JS P2 HPD e o carro foi relegado ao 14º tempo geral – último da Prototype.

Na PC, o nativo do Wisconsin James French foi o mais rápido: o piloto do #38 da Performance Tech Motorsports cravou 1’59″133, somente 0″075 abaixo da marca de Jose Gutierrez, no #7 da Starworks. Misha Goikhberg foi o terceiro mais rápido, com Matthew McMurry, companheiro de Bruno Junqueira no #20 da BAR1 Motorsports, em quarto.

O Ford GT conquistou sua terceira pole position em seu primeiro ano na classe GTLM – Dirk Muller foi pela primeira vez o mais rápido num treino classificatório, marcando 2’02″451 e impondo uma diferença de 0″461 para o Porsche do francês Patrick Pilet. Ryan Briscoe foi o terceiro no outro Ford, seguido pela Ferrari de Giancarlo Fisichella e pelo Porsche de Earl Bamber, com os cinco mais rápidos dentro do mesmíssimo segundo. Líder do campeonato, o Corvette #4 guiado por Oliver Gavin na tomada de tempo ficou em sétimo na divisão.

A pole da GTD foi do Porsche #23 guiado pelo espanhol Alex Riberas, com 0″239 de vantagem para o Audi de Andrew Davis. Matt Bell foi o terceiro colocado, seguido pelo Viper de Ben Keating e da Ferrari da líder Christina Nielsen, que divide a pilotagem com Alessandro Balzan.

O grid de largada está aqui

A IMSA divulgou ontem em Road America o calendário para 2017 e tomou algumas resoluções quanto ao formato dos campeonatos. O Weather Tech SportsCar terá quatro categorias pela última vez no ano que vem: a Prototype Challenge será extinta ao fim do próximo campeonato, o que deve levar os times a seguir dois caminhos – migrar para a divisão Daytona Prototype International (DPi) ou então usar os LMP3 da Prototype Challenge presented by Mazda Series, que substitui a IMSA Lites.

Quanto ao próximo ano, o certame terá 12 datas, com algumas mudanças importantes de datas e formatos. Por exemplo: não haverá a data compartilhada entre a IMSA e o WEC no Circuito das Américas, com a corrida do COTA sendo transferida de setembro para maio – trocando com Laguna Seca. A prova de Lime Rock será apenas dos carros de Grã-Turismo, assim como a do VIR. A Prototype Challenge terá apenas oito eventos em sua temporada de despedida da série.

Eis as datas:

28/29 de janeiro – 24h de Daytona

18 de março – 12h de Sebring

8 de abril – Long Beach (P, GTLM e GTD)

7 de maio – COTA

3 de junho – Detroit (P, PC e GTD)

2 de julho – 6h de Watkins Glen

9 de julho – Mosport Park

22 de julho – Lime Rock Park (GTLM e GTD)

6 de agosto – Elkhart Lake

27 de agosto – Virginia International Raceway (GTLM e GTD)

24 de setembro – Laguna Seca (P, GTLM e GTD)

7 de outubro – Petit Le Mans

Comentários

    • Sim, serão parecidos conceitualmente com os LMP2 do WEC, mas podendo ter dianteira lembrando os carros de cada marca e motor livre, diferente do Mundial que só vai usar a mecânica Gibson. Quanto a imagens, não temos ainda. Nenhum dos novos protótipos do Mundial ainda foi oficialmente apresentado.