Sob chuva, vitória da ZENT Cerumo nos 1000 km de Suzuka

160828_r6_race_review_04

RIO DE JANEIRO – Mais uma vez o mau tempo deu as caras na disputa dos 1000 km de Suzuka. Assim como no ano passado, a chuva apareceu e embaralhou a tradicional etapa de Endurance do Super GT. Mas não no começo, como em 2015. Desta vez, do meio para o final da prova caiu um temporal de filme de pirata e a prova acabou bem no limite de 5h45min, mas com as 173 voltas previstas percorridas pelos vencedores.

E pela primeira vez no ano, a ZENT Cerumo foi ao topo do pódio com seu modelo Lexus RC-F: numa consistente atuação de Yuji Tachikawa/Hiroaki Ishiura, que partiram da 8ª posição do grid, o carro #38 recebeu a quadriculada com 1″242 de vantagem para Daisuke Ito/Nick Cassidy, com outro Lexus – este da au Tom’s.

A marca vinculada à Toyota teria feito com sobras um histórico 1-2-3-4 nos 1000 km de Suzuka, se não fosse o ótimo desempenho do substituto de Katsumasa Chiyo a bordo do Nissan #46 da S-Road MOLA: Mitsunori Takaboshi andou muito bem ao lado do experiente Satoshi Motoyama e a dupla foi premiada com o 3º lugar no pódio. Kazuya Oshima/Andrea Caldarelli chegaram em quarto e Yuji Kunimoto/Yuhi Sekiguchi completaram o lote dos cinco carros que percorreram 173 voltas.

Com 100 kg extras de handicap, por conta da liderança no campeonato, Ronnie Quintarelli/Tsugio Matsuda até que fizeram uma corrida considerada boa para um carro tão pesado. Chegaram a ocupar tranquilamente a 4ª posição, mas um erro de cálculo que deixou o carro #1 da equipe Motul Autech sem combustível custou a queda para o sexto posto na categoria GT500.

O melhor Honda chegou apenas em 7º lugar com Naoki Yamamoto/Takuya Izawa – o carro da Drago Modulo, que largou da pole position com a dupla Hideki Mutoh/Oliver Turvey, foi obrigado a desistir após completar 80 voltas. Antes, o Nissan GT-R do brasileiro João Paulo de Oliveira e de seu companheiro Hironobu Yasuda, já tinha abandonado por conta de um princípio de incêndio. O carro da Calsonic Team Impul chegou a liderar a disputa durante sua primeira fase e o abandono (mais um, aliás) foi uma ducha de água bem fria após a brilhante vitória conquistada na etapa anterior, em Fuji Speedway.

Na GT300, mesmo após sofrer uma rodada nas voltas iniciais, o Subaru BRZ da R&D Sport guiado por Takuto Iguchi/Hideki Yamauchi chegou à sua primeira vitória na temporada – resultado que eleva os pilotos à liderança do campeonato com 47 pontos. O Toyota Prius de Koki Saga/Yuichi Nakayama recuperou-se de um início claudicante e conseguiu chegar em 2º a pouco mais de oito segundos dos vencedores, que completaram ao todo 161 voltas. O atual campeão André Couto e seu parceiro Ryuchiro Tomita foram ao pódio com a terceira posição.

Largando da pole position com o Toyota 86 “Mother Chassis”, a dupla da Upgarage Bandoh formada por Shinnosuke Yamada/Yukhi Nakayama salvou um bom quarto lugar, seguida pela Mercedes de Nobuteru Taniguchi/Tatsuya Kataoka – alinhada pela equipe do ex-piloto de Fórmula 1 Ukio Katayama. Já o brasileiro Augusto Farfus nem largou: a BMW #7 da equipe Studie, que teria ainda Jörg Müller e Seiji Ara apresentou problemas e não apareceu para disputar a prova.

O Super GT segue para a Tailândia, onde daqui a um mês disputa a antepenúltima prova do ano, no dia 9 de outubro, no circuito Buriram International.

Classificação do campeonato após 5 etapas:

GT500

1. Ronnie Quintarelli/Tsugio Matsuda – 56 pontos
2. Yuji Tachikawa/Hiroaki Ishiura – 45
3. Heikki Kövalainen/Kohei Hirate – 41
4. Daisuke Ito/Nick Cassidy e Kazuya Oshima/Andrea Caldarelli – 35
6. James Rossiter/Ryo Hirakawa – 30
7. João Paulo de Oliveira/Hironobu Yasuda e Satoshi Motoyama – 28
9. Masataka Yanagida/Daiki Sasaki e Koudai Tsukakoshi/Takashi Kogure – 22
11. Yuhi Sekiguchi/Yuji Kunimoto – 20
12. Naoki Yamamoto/Takuya Izawa – 18
13. Katsumasa Chiyo – 15
14. Mitsunori Takaboshi e Kosuke Matsuura/Tomoki Nojiri – 13
15. Oliver Turvey/Hideki Mutoh – 5
16. Daisuke Nakajima/Bertrand Baguette – 1

GT300

1. Takuto Iguchi/Hideki Yamauchi – 47
2. Koki Saga/Yuichi Nakayama – 38
3. Shinichi Takagi/Takashi Kobayashi – 37
4. Kazuki Hoshino/Jann Mardenborough – 34
5. Takeshi Tsuchiya/Takamitsu Matsui e Nobuteru Taniguchi/Tatsuya Kataoka – 33
7. Richard Lyons/Tomonobu Fujii – 29
8. Haruki Kurosawa/Naoya Gamou e André Couto/Ryuichiro Tomita – 24
10. Yukhi Nakayama/Shinnosuke Yamada – 23
11. Katsuyuki Hiranaka/Björn Wirdheim – 20
12. Manabu Orido/Kazuki Hiramine – 18
13. Akihiro Tsuzuki/Morio Nitta – 13
14. Jörg Müller/Seiji Ara – 12
15. Shigekazu Wakisaka e Naoya Yamano/Yuya Sakamoto – 5
17. Shinya Hosokawa/Kimiya Sato e Shogo Mitsuyama/Yuya Motojima – 3
19. Hiroaki Nagai/Kota Sasaki – 2
20. Hiroshi Takamori/Takayuki Aoki – 1

Comentários