Vídeos históricos – Fórmula 3 Sudam, etapa de Curitiba (1996)

RIO DE JANEIRO – Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3, temporada 1996. Talvez o melhor em termos de média de carros no grid e que teve também excelentes pilotos. Naquele ano, quem entrou de sola nas transmissões foi a ESPN Internacional, que deteve os direitos da categoria até – salvo engano – a temporada de 2000.

A corrida do vídeo acima é a última do ano, disputada no Autódromo de Curitiba, em Pinhais. Contou com 24 pilotos no grid – na verdade, David Muffato e Carlos Canzonetta não largaram, reduzindo o plantel a 22 carros – e, com Gabriel Furlán já campeão (pela terceira vez na carreira – a primeira em 1989 e a segunda em 1994, praticamente sem brasileiros na pista), o grande destaque foi Juliano Moro. Campeão brasileiro de Fórmula Ford naquele ano, o gaúcho matou a pau a bordo do carro #0, que guiou como convidado.

Detalhe: Juliano correu com um macacão antigo do tricampeão mundial de F1 Nelson Piquet, que no mesmo fim de semana disputou – e ganhou – o Hollywood Granturismo, com provas do BPR (que viria a ser o FIA GT), a bordo de um McLaren F1 GTR com motor BMW. Para os coleguinhas da ESPN, foi o macacão da sorte.

Até porque Moro venceu, numa corrida absolutamente insana.

 

Comentários

  • Estava no autódromo este dia. Foram duas corridaças, tanto que lembro até hoje. Vou procurar as fotos e te mando para, se quiser, publicar no “Túnel do tempo”. Abraço.