35 carros na decisão do Blancpain Sprint Series em Barcelona

timthumb (2)
Maximilian Buhk e Dominik Baumann podem se consagrar campeões do Blancpain GT neste fim de semana em Barcelona, mesmo que sejam derrotados por Enzo Ide no Blancpain Sprint Series (Foto: Blancpain GT/Vision Sports Agency)

RIO DE JANEIRO – Neste domingo, o Blancpain Sprint Series encerra a temporada das séries de Grã-Turismo organizadas por Stéphane Ratel em território europeu. Pela primeira vez, a categoria chega ao circuito da Catalunha, em Barcelona, para a finalíssima da série de provas com 60 minutos de duração, ambas marcadas para o dia 2.

Um total de 35 carros é aguardado para as duas corridas que definirão os campeões do BSS e também do Blancpain GT Series – cuja pontuação também agrega os resultados das provas de Endurance. Quem chega à Espanha na ponta é a dupla formada por Enzo Ide e Christopher Mies, somando 79 pontos – dezessete a mais que Dominik Baumann e Maximilian Buhk, hoje líderes da Blancpain GT.

Lista de inscritos para Barcelona AQUI

Mas Ide não terá a companhia de Mies na corrida final: o alemão vai disputar a rodada de encerramento do ADAC GT Masters, o Campeonato Alemão de Grã-Turismo, em Hockenheim. Diante do compromisso assumido, Robin Frijns é quem estará no #33 ao lado do belga. Nico Müller, piloto da Audi no DTM, foi escalado para dividir o carro #4 com Dries Vanthoor.

Outra novidade é que a Grässer Racing Team reduz de três para dois carros o esforço do time austríaco em Barcelona, para proporcionar a Rolf Ineichen a possibilidade de brigar pelo título do GT Masters na classe Gentlemen Trophy. Michele Beretta/Luca Stolz e Mirko Bortolotti/Nicolas Pöhler estarão a bordo dos dois Lamborghini Huracán do time.

Na equipe Garage 59, campeã do Blancpain Endurance Series, o francês Côme Ledogar, integrante da trinca vitoriosa da temporada 2016, será substituído por Andrew Watson, já que tem compromisso com o International GT Open em Monza neste fim de semana, no carro que também terá Martin Plowman. Álvaro Parente, que no outro fim de semana estará na finalíssima do Pirelli World Challenge, tentará ajudar Rob Bell a superar Baumann e Buhk na classificação geral das séries Blancpain. A diferença é de cinco pontos: 129 a 124

Outra equipe envolvida com o GT Masters é a Attempto Racing, o que resultou na inscrição de um único carro para Daniel Zampieri/Max Van Splunteren. Marco Bonanomi estará na Saintèloc Racing num dos dois Audi R8 LMS do time francês, ao lado de Mike Parisy. A AF Corse volta com o #90 inscrito para Ezequiel Pérez Companc/Raffaele Gianmaria e a Rinaldi Racing, que colocou apenas uma Ferrari na pista durante a rodada do Hungaroring, vai desta vez com dois bólidos.

Na nova F488 GT3, Rinat Salikhov formará dupla com Norbert Siedler, enquanto na velha F458 GT3, Alexander Matschull era o único nome confirmado no momento da divulgação da lista de entradas.

Os brasileiros Rodrigo Baptista e Sérgio Jimenez tentarão somar os primeiros pontos da dupla no Blancpain Sprint Series. Com o carro #3 da equipe Belgian Audi Club WRT, eles não tiveram nenhum resultado entre os dez primeiros nas provas longas e sequer alcançaram pontos nas provas classificatórias. O que até agora salvou o ano de Rodrigo foi o 3º lugar nos 1000 km de Paul Ricard, prova da qual Jimenez não participou por ter compromissos na Stock Car.

Comentários

  • Legal as informações. Sempre que posso acompanho as provas pelo Youtube, que, diga-se de passagem, outras categorias deveriam pelo menos pensar em adotar o sistema.
    Grande abraço.

    • Também acho. O ELMS já adotou este caminho. A IMSA deveria pensar em adotar o sistema de live streaming via YouTube, assim como o WEC. O Super GT também tem as provas ao vivo graças ao canal da Nissan. A internet é uma peça chave para o automobilismo.