4h de Spa-Francorchamps: DragonSpeed faz o melhor tempo no primeiro treino livre

GT7D6719
Com o Oreca 05 Nissan da DragonSpeed, Nicolas Lapierre foi o piloto mais rápido da sexta-feira em Spa-Francorchamps (Foto: Gabi Tomescu/AdrenalMedia.com)

RIO DE JANEIRO – Estão abertos os trabalhos para as 4h de Spa-Francorchamps: a penúltima etapa da temporada 2016 do European Le Mans Series deu a largada para o fim de semana com a realização do primeiro treino livre no circuito de 7,004 km de extensão encravado na Floresta das Ardenas. E deu DragonSpeed com seu Oreca 05 Nissan #21 na sessão de 1h30min de duração.

Como de hábito, o francês Nicolas Lapierre foi o piloto mais rápido na pista belga, marcando 2’08″629 – média de 196 km/h – apenas noventa e três milésimos de segundo mais veloz que o monegasco Stefano Coletti, da SMP Racing. Olivier Pla, outro dos ótimos pilotos da categoria LMP2, ficou com a 3ª posição a bordo do Ligier JS P2 da Krohn Racing, com um tempo pouco mais de dois décimos mais lento.

Mathias Beche fez o 4º tempo com o #46 da Thiriet by TDS Racing, seguido pelo Ligier JS P2 Nissan da Greaves Motorsport conduzido por Nathanaël Berthon, enquanto Laurens Vanthoor ficou com o sexto lugar na estreia da equipe belga WRT no European Le Mans Series.

O brasileiro Bruno Bonifácio fez seu primeiro treino livre na categoria com o #48 da Murphy Prototypes. Completou apenas nove voltas, a melhor delas em 2’12″925. O tempo mais rápido foi de Garry Findlay a bordo do Oreca do time – 2’10″058, 10º mais rápido da geral.

Alex Brundle foi o mais rápido entre os pilotos da LMP3: o britânico da United Autosports, cujo carro pode ser campeão por antecipação neste fim de semana, marcou 2’15″517, 0″168 mais rápido que Thomas Laurent, da equipe M.Racing-YMR, do piloto do WTCC Yvan Muller – que inclusive anunciou sua retirada da categoria há alguns dias.

Simon Gachet fez o 3º melhor tempo da categoria, enquanto Matt Bell foi o quarto e Mathieu Lahaye fechou o grupo dos cinco mais velozes no primeiro treino livre. Dois dos 20 carros aguardados para as 4h de Spa-Francorchamps não compareceram: os dois bólidos da Eurointernational fizeram forfait, reduzindo o plantel para 39 carros no total – 18 na LMP3.

E entre os LMGTE, deu 1-2 das Ferrari F458 Italia: Alessandro Pier Guidi virou em 2’19″130 com o #56 da AT Racing, 0″290 melhor que Andrea Bertolini no #66 da JMW Motorsport. Wolf Henzler ficou com a terceira marca a bordo de um dos Porsche 991 RSR da Proton Competition, seguido por Matteo Cairoli no segundo carro do time germânico. Darren Turner fechou o top 5 do dia.

Neste sábado, os pilotos e equipes do ELMS voltam à pista belga para o segundo treino livre – às 4h30 pelo horário de Brasília – e para a definição do grid de largada: o treino classificatório tem início às 13h25 locais, 8h25 de Brasília. Serão 12 minutos de treino para as três categorias, lembrando que, diferentemente do WEC, no Europeu é apenas um piloto classificando por carro.

O blog A Mil Por Hora terá o streaming da sessão de classificação deste sábado e também da corrida de domingo, marcada para 9h de Brasília.

Comentários

  • Bom ver mais um brasileiro tentando ingressas no LMP2…vale lembrar que o Pipo Derani também guiou pela Murphy Prototypes no ELMS antes ingressar na G-Drive ano passado