6h do México, treino livre #1: Audi dita o ritmo e faz 1-2

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Bom começo: Audi sai na frente no primeiro treino livre para as 6h do México (Foto: Gabi Tomescu/AdrenalMedia.com)

RIO DE JANEIRO – A Audi começou dando as cartas na abertura dos treinos para as 6h do México, que acontecem neste sábado como 5ª etapa do Campeonato Mundial de Endurance. O alemão Andre Lotterer foi o piloto mais rápido da primeira sessão extra-oficial desta quinta-feira, após o teste coletivo da parte matinal em que a Porsche ficou à frente. Com o tempo de 1’26″705, ele liderou a dobradinha dos quatrargólicos no circuito de 4,303 km do Autódromo Hermanos Rodriguez. O brasileiro Lucas Di Grassi foi o 2º colocado da sessão, a 0″194 do companheiro de esquadra, fechando o 1-2 da marca de Ingolstadt no treino que teve 90 minutos de duração.

Brendon Hartley fez o 3º melhor tempo da sessão com o Porsche 919 Hybrid #1, sendo o único piloto além dos dois acima citados a rodar abaixo de 1’27”. Romain Dumas fez o quarto tempo e Kazuki Nakajima foi o quinto no único Toyota TS050 Hybrid que treinou – o carro #6 segue em reparos e o #5 vai com apenas dois pilotos para a corrida, já que Anthony Davidson foi vetado e desfalca o time de pilotos do construtor japonês por recomendação médica.

Entre os dois LMP1 sem sistemas híbridos, o #13 da Rebellion guiado por Dominik Kraihamer virou em 1’32″442 e o #4 da ByKolles Racing fez sua melhor voltam em 1’33″153 com Oliver Webb ao volante.

Na LMP2, o melhor tempo foi da Manor: com o Oreca 05 Nissan #44, Richard Bradley marcou 1’36″755, mas o carro do time britânico foi recolhido aos boxes por precaução. A equipe detectou um problema no câmbio do bólido e por isso só completaram 10 voltas, enquanto as adversárias tiveram mais tempo de pista, porém sem o mesmo desempenho. O escocês Ryan Dalziel andou bem e ficou com o 2º melhor tempo – 1’36″880 – dando esperanças de que a Tequila Patrón ESM tenha condições de fazer um bom papel nas 6h do México.

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Bruno Junqueira, em sua estreia no WEC, vem sendo o piloto mais rápido do #41 da Greaves desde o início (Foto: Gabi Tomescu/AdrenalMedia.com)

Alex Brundle fez o 3º tempo da sua divisão com o #26 da G-Drive Racing e Stéphane Richelmi, no carro da equipe Signatech Alpine (líder do campeonato) foi o quarto. Bruno Junqueira foi de novo o mais rápido do trio da equipe Greaves e foi o sexto mais veloz com 1’37″774. Após uma performance boa na sessão de testes mais cedo, a RGR Sport by Morand não alcançou o mesmo desempenho e o #43 do time “local” ficou com a oitava posição em 1’37″860.

A julgar pelas características da pista e também do clima e da altitude, superior a 2.300 metros acima do nível do mar, Bruno Senna prevê uma das disputas mais difíceis de todo o campeonato.

“A perda de potência é em torno de 130 cavalos, uma enormidade. A pressão aerodinâmica também caiu em cerca de 30%. A compensação é no pico de velocidade, já que o arrasto também diminui”, comenta Bruno. “O traçado é difícil é técnico, com pouca aderência fora da linha ideal. Tem diversas curvas lentas interconectadas. Se você pegar um carro da GTE naquele trecho é capaz de perder até três segundos na volta. O piso escorregadio também deverá cobrar um preço alto quanto ao desgaste dos pneus”, acrescentou.

Na divisão LMGTE-PRO, Nicki Thiim marcou 1’40″685 com o Aston Martin Vantage #95 e liderou a folha de tempos ao fim do primeiro treino livre entre os pilotos da principal categoria de Grã-Turismo do FIA WEC. James Calado foi o segundo a bordo da Ferrari #51 da AF Corse, a quase oito décimos do rival e meio segundo à frente do neozelandês Richie Stanaway. Líderes do campeonato, Olivier Pla e Stefan Mücke fecharam o primeiro treino com a quarta posição.

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Adam Carroll foi o mais rápido no primeiro treino livre entre os LMGTE-AM (Foto: Gabi Tomescu/AdrenalMedia.com)

Adam Carroll, que já conhecia a pista do tempo da extinta A1GP World Series, ficou como o piloto mais rápido da LMGTE-AM. A bordo do Gulf Porsche 991 RSR #86, o irlandês marcou 1’43″027, 0″167 mais rápido que o #88 do estadunidense Patrick Long e 0″198 melhor que o austríaco Matthias Lauda. A partir desta prova, o Aston Martin versão 2015 passa a contar com os pneus Michelin, melhores que o composto anterior da Dunlop, fornecedora do time britânico no Mundial de Endurance.

Resultado do treino livre #1 aqui

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