6h do México, treino livre #2: Porsche e Porsche

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Quinta-feira de 1-2 da Porsche e Neel Jani foi o mais rápido na segunda sessão de treinos livres (Foto: Gabi Tomescu/AdrenalMedia.com)

RIO DE JANEIRO – Começa a se desenhar mais um duelo entre Audi e Porsche na 5ª etapa do Campeonato Mundial de Endurance: nos treinos livres suplementares da 5ª feira que abriu o fim de semana para as 6h do México, a marca do cavalinho empinado de Stuttgart deu o troco na coirmã de Ingolstadt, que mais cedo fora melhor na primeira sessão.

O carro #2, com Neel Jani a bordo, fechou o dia com o melhor tempo até aqui no Autódromo Hermanos Rodriguez para o WEC – 1’25″810 foi a marca do piloto helvético, batendo o colega de equipe e adversário Brendon Hartley no carro #1 por 0″248. Por ligeira margem, cerca de um décimo de segundo, Loïc Duval pôs o Audi #8 em terceiro lugar, enquanto o alemão Andre Lotterer foi o mais rápido no outro carro da marca quatrargólica.

Sébastien Buemi ficou em 5º ao fim do dia, a nove décimos do tempo de Jani com o único Toyota que andou durante os dois treinos livres, lembrando que a marca japonesa terá que praticamente refazer o carro #6 batido por Stéphane Sarrazin nos testes coletivos que abriram as atividades de pista. Sem um monocoque reserva, a Toyota deve recorrer à sua fábrica na Alemanha para, em voo fretado, levar um monocoque novo para o COTA, local da próxima etapa do campeonato daqui a duas semanas.

Dominik Kraihamer, para nenhuma surpresa, fechou o dia com o melhor tempo entre os LMP1 não-oficiais, marcando 1’30″997 contra 1’31″721 do ByKolles CLM P1/01 conduzido por Oliver Webb.

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Com Bruno Senna a bordo, o Ligier JS P2 da RGR Sport by Morand foi o melhor da classe LMP2 (Foto: Gabi Tomescu/AdrenalMedia.com)

Na classe LMP2, apenas 0″023 separaram os dois primeiros colocados, com o brasileiro Bruno Senna pondo o Ligier da equipe “da casa”, a RGR Sport by Morand, em evidência nos treinos de quinta-feira. Ele fez o tempo de 1’35″507, enquanto René Rast virou 1’35″530 na melhor volta do #26 da equipe G-Drive Racing. Richard Bradley colocou o #44 da Manor em 3º lugar ao fim do dia, seguido pelo Alpine de Ho-Pin Tung e pelo Ligier de outro brasileiro, Pipo Derani.

O #41 da Greaves Motorsport, que faz uma aparição one-off nas 6h do México com dois pilotos da casa, ficou apenas em 10º lugar ao fim da segunda sessão de treinos. Bruno Junqueira praticamente não andou nesse último treino e o melhor tempo do Gibson 015S do time britânico foi de Roberto Gonzalez, irmão do promotor da prova e também piloto do WEC Ricardo Gonzalez – um dos companheiros de Bruno Senna na RGR Sport by Morand.

De realçar que, por conta do deficit de performance provocado pela perda de oxigênio – o ar é mais “fino” no México por conta da altitude superior a 2.000 metros acima do nível do mar – as velocidades de ponta dos LMP2 tenham sido piores que alguns LMGTE-PRO: o Aston Martin #97 de Richie Stanaway, por exemplo, chegou a 270 km/h de final e os melhores protótipos da classe inferior alcançaram apenas 268 km/h, com Kyrill Ladygin no BR01 Engineering da SMP Racing e Richard Bradley no Oreca da Manor.

O “Dane Train” foi o carro mais rápido da LMGTE-PRO após os dois treinos livres: Nicki Thiim fez 1’40″477, em dobradinha com Darren Turner no outro Aston Martin Vantage V8 GTE. James Calado ficou com a 3ª posição, escudado pelos dois Ford GT da Ganassi guiados por Stefan Mücke e Harry Tincknell. E na classe LMGTE-AM, deu Porsche: o #86 da Gulf Racing UK fechou o dia na frente – 1’42″321 con Ben Barker a bordo, deixando para trás o #88 de Patrick Long, que fez sua melhor volta em 1’42″562. Mathias Lauda completou os três primeiros.

Nesta sexta-feira, ao meio-dia pelo horário de Brasília, os pilotos voltam à pista para o FP3 – que na prática será o primeiro e único treino para o Toyota #6 reconstruído, antes de pegar um rabo de foguete: a qualificação que define o grid e terá início às 16h10 aqui, 14h10 locais.

Resultado do segundo treino livre AQUI

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