ELMS: casa cheia para as 4h de Spa-Francorchamps

AFFICHE-SPA_b16f29

RIO DE JANEIRO – O European Le Mans Series (ELMS) está de volta ao circuito belga de Spa-Francorchamps. Cinco anos após a última passagem da categoria pela pista que é considerada a melhor do automobilismo mundial por onze entre dez pilotos, o Campeonato Europeu de Protótipos e Grã-Turismo disputa no próximo dia 25 a 5ª e penúltima etapa do campeonato.

Lista de inscritos das 4h de Spa AQUI

A prova de 4h de duração promete, já que estamos na reta final da temporada e a briga pelo título se acirra cada vez mais nas três categorias. Na LMP2, são três formações separadas por 17 pontos, com 52 em jogo (25 pelas vitórias em Spa e no Estoril, mais o ponto extra da pole position em ambas as corridas).

O favoritismo é de Pierre Thiriet e Mathias Beche. Eles faturaram as três últimas corridas do certame – a última delas com Mike Conway dividindo o Oreca 05 Nissan da Thiriet by TDS Racing (vencedora na última prova válida pelo ELMS em Spa na sua categoria) – e dessa vez Ryo Hirakawa é que estará a bordo na prova belga. A vantagem deles para Giedo Van der Garde/Simon Dolan/Harry Tincknell é de nove pontos. Andreas Wirth/Julián Leal/Stefano Coletti estão em 3º com 60 pontos, mas a SMP Racing não confirmou se o colombiano vai compor o trio do #32 em Spa.

Em relação à etapa anterior, a Eurasia Motorsport deve ter de volta o chinês Pu Jun Jin, que sofreu um acidente na sessão aberta para pilotos com graduação bronze e não correu em Paul Ricard. A Murphy Prototypes ofertará uma chance a mais um brasileiro: depois de Pipo Derani, que estreou pelo time de Greg Murphy em 2014, será a vez da estreia de Bruno Bonifácio como piloto de protótipos LMP2. O outro piloto confirmado é Gary Findlay, que já pilotou o Oreca 03R do time em Imola.

A grande novidade – e que novidade, aliás – é a estreia da equipe WRT: o time belga, conhecido por suas ótimas performances nas séries Blancpain Sprint e Endurance, vai alinhar um protótipo Ligier JS P2 com motor Judd e promover sua estreia no ELMS. A equipe de Yves Weerts e Vincent Vosse confirmou a presença dos irmãos Laurens e Dries Vanthoor junto ao britânico Will Stevens.

A LMP3, também apelidada de “Fórmula Ligier” vai com os mesmos 20 carros que participaram das 4h de Paul Ricard, incluindo a Tockwith Motorsport em sua segunda aparição na categoria. O time, inclusive, estreou com pole position na França. Mas acabaram em 6º lugar na categoria. A liderança no campeonato é de Alex Brundle/Christian England/Mike Guasch: a trinca da United Autosports soma 30 pontos de frente para David Hallyday/Dino Lunardi. Se a vantagem for mantida ou ampliada, a equipe do carro #2 leva o título por antecipação.

A lista de inscritos tem poucas novidades: o português Carlos Tavares fará sua estreia no #4 da OAK Racing substituindo Jean-Marc Merlin; a Eurointernational não divulgou ainda os parceiros do italiano Andrea Dromedari no #12 e na RLR Msport será a vez da primeira aparição de Alasdair McCaig no #15 junto a Morten Dons e Tony Wells.

Na LMGTE, cuja classificação é comandada por Andrea Bertolini/Rory Butcher/Robert Smith, somando 68 pontos – cinco à frente de Alex MacDowall/Andrew Howard/Darren Turner, as alterações na lista de inscritos em relação a Paul Ricard são aquelas mais ou menos previstas: a volta da dinamarquesa Christina Nielsen à Ferrari #60 da Formula Racing é uma delas, bem como a participação de Alessandro Pier Guidi no #56 da AT Racing e a volta do italiano Matteo Cairoli compondo a trinca do #88 da Proton Competition com o patrão Christian Ried e o compatriota Gianluca Roda.

As 4h de Spa-Francorchamps têm largada prevista para 14h locais no próximo dia 25, domingo – 9h pelo horário de Brasília. Como tem sido hábito na temporada, o blog A Mil Por Hora oferece aos leitores o live streaming com a íntegra da transmissão da corrida.

Comentários