ELMS tem novidades no calendário de 2017

unnamed

RIO DE JANEIRO – O European Le Mans Series (ELMS) anunciou hoje em Spa-Francorchamps, na Bélgica, o calendário do campeonato para a temporada de 2017. Se por um lado o número de corridas – seis – permanece sendo o mesmo, por outro os organizadores anunciam duas trocas de circuitos que foram (e ainda serão) usados nesta temporada. As pistas de Imola e do Estoril darão lugar a Monza e ao Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.

A volta de Monza é uma gratíssima surpresa. A última vez em que o ELMS havia corrido por lá foi em 2008. Quase uma década depois, a lendária pista italiana, uma das mais velozes do mundo, vai receber os Protótipos e GTs da categoria – não só num evento de fim de semana como também no Prólogo, igualmente transferido para a Itália assim como o WEC. O teste coletivo de pré-temporada do Europeu será nos dias 28 e 29 de março.

As 4h de Silverstone continuam como prova de abertura – único evento em paralelo com o Mundial de Endurance. As demais provas são, pela ordem: Monza, Red Bull Ring, Paul Ricard, Spa-Francorchamps e Algarve.

Outra alteração para o próximo campeonato visa a permanência dos Protótipos LMP2 das equipes que não reúnem condições técnicas e/ou financeiras para adquirir novos equipamentos. A divisão terá motorização padrão – Gibson V8 4,2 litros com eletrônica Cosworth – e serão permitidos apenas quatro fornecedores de chassis: Onroak Automotive (Ligier), Oreca, Dallara e Riley Multimatic.

Os carros no atual regulamento técnico, com motores de até 450 HP, poderão permanecer ativos no ELMS em 2017, com classificação e pontuação em separado – podendo aspirar a uma vaga direta nas 24h de Le Mans do próximo ano. Mas há uma contrapartida: a equipe vencedora nesta pontuação paralela não terá direito ao convite automático para Sarthe em 2018 na classe LMP2.

Comentários

  • Excelente…Monza dispensa comentários…inclusive se pesquisar no Youtube vai ver que muitas equipes, ou praticamente todas, realizam testes particulares lá…e Portimao é uma das pistas mais legais da Europa…um traçado também de alta velocidade com bons pontos de ultrapassagens…para ficar completo, se adicionasse mais um evento, poderia ser em Brno, onde corria o antigo FIA GT/GT1 até 2010.