IMSA: Action Express comanda a quinta-feira de treinos livres no COTA

2016 WeatherTech Sportscar Championship Austin
Dane Cameron foi o mais rápido da quinta-feira de treinos livres da IMSA no Circuito das Américas (Foto: IMSA)

RIO DE JANEIRO – Líder e vice-líder do IMSA Weather Tech SportsCar Championship, a Action Express dominou nesta quinta-feira de abertura de atividades no Circuito das Américas (COTA) os dois treinos livres para a Lone Star Le Mans, penúltima etapa do campeonato, marcada para este sábado com 2h40min de duração e presença das quatro categorias.

Na primeira sessão, 1-2 do time bicampeão da série: João Barbosa foi o mais rápido com 1’58″813, um décimo de segundo mais rápido que Dane Cameron. À tarde, o piloto do #31 deu o troco e foi o mais veloz do dia – 1’58″139, mais de meio segundo abaixo do #10 da Wayne Taylor Racing. A Spirit of Daytona ficou com o 3º melhor tempo da sessão vespertina e Oswaldo Negri, com o Ligier JS P2 HPD da Michael Shank Racing, ficou em quarto. A equipe de Ohio comemora neste fim de semana sua 250ª apresentação em provas de Esporte Protótipo.

A Prototype Challenge perdeu um carro: por conta de compromissos no Global Rallycross Challenge, a CORE Autosport fez forfait com o #05 de Jonathan Bennett/Colin Braun, os atuais bicampeões da categoria. Sem chance alguma de título, eles abdicaram dessa prova e já anunciaram que o time deixa a categoria e vai para a GTD em 2017. Tom Kimber-Smith foi o mais rápido da primeira sessão e Richard Bradley fez o melhor tempo à tarde. O brasileiro Bruno Junqueira cravou o 3º melhor tempo com o #20 da BAR1 Motorsports.

Na GTLM, a Ford dominou as duas sessões: Dirk Müller fez o melhor tempo do primeiro treino com o #66 e no segundo foi a vez de Richard Westbrook, com 2’04″107, superar o tempo do colega de equipe e ser o mais rápido do dia entre os pilotos de Grã-Turismo. Giancarlo Fisichella veio a 0″403 do adversário, com os Porsche oficiais de fábrica em terceiro e quarto. E na GTD, dose dupla de Turner Motorsport, com Jens Klingmann liderando a folha de tempos na primeira sessão a bordo do #96 e Markus Palttala à frente no treino da tarde com o #97, trazendo a apenas 0″011 a Ferrari 488 GT3 da Scuderia Corsa.

Além do forfait da CORE Autosport, que reduziu o plantel para 39 carros, uma última alteração foi anunciada em cima da hora: o Aston Martin #007 da TRG será guiado por David Calvert-Jones e Ben Barker, um dos quatro pilotos que darão duplo expediente no fim de semana em Austin. Além dele, Ryan Dalziel, Ricky Taylor e Richard Bradley vão acelerar nas duas provas do sábado.

O terceiro e último treino livre da Lone Star Le Mans na IMSA acontece amanhã às 9h10 locais, 11h10 de Brasília.

Comentários