IMSA: por 0″003, Ricky Taylor é pole em Austin

MOTORSPORT : IMSA WEATHERTECH SPORTSCAR CHAMPIONSHIP  - LONE STAR LE MANS- AUSTIN (USA) 09/15-17/2016
Com o Corvette DP, Ricky Taylor evitou a terceira pole seguida da Mazda no IMSA Weather Tech SportsCar Championship (Foto: Vision Sport Agency/Sportscar365.com)

RIO DE JANEIRO – A diferença foi apertada: apenas três milésimos de segundo definiram a pole position para a Lone Star Le Mans, penúltima etapa do IMSA Weather Tech SportsCar Championship, no Circuito das Américas. Ricky Taylor, com o Corvette DP #10 da equipe de seu pai Wayne Taylor, arrancou das mãos de Tristan Nunez a possibilidade da quinta pole dos protótipos Mazda P2 na temporada deste ano. Com a marca de 1’58″712, o piloto da Flórida cravou a primeira pole dele num importante momento para os rumos do campeonato, já que ele e seu irmão Jordan Taylor ainda reúnem condições matemáticas de chegar ao título.

Os Mazda estão mesmo bem na pista de Austin: Joel Miller fez o 3º melhor tempo do grid, superando os dois Corvette DP da Action Express, que ocupam os dois primeiros lugares na classificação da Prototype. Desta vez, o #31 de Dane Cameron obteve um tempo mais rápido que o #5 de Christian Fittipaldi. O brasileiro sai da terceira fila do grid neste sábado, com 1’59″421.

Para a Michael Shank Racing, foi uma classificação abaixo da expectativa. Lento, John Pew virou apenas em 2’02″595 – tempo pior que os quatro mais rápidos da divisão Prototype Challenge, o que obrigará Oswaldo Negri a se desdobrar na corrida do COTA.

Por falar na classificação da PC, uma bandeira vermelha a três minutos do fim definiu o panorama em favor de Robert Alon (PR1/Mathiasen Motorsports), num dos treinos mais equilibrados de todo o ano até aqui. Meio segundo separou justamente os quatro mais velozes, com Alon sendo o único a virar abaixo de 2’02” – mais precisamente, 2’01″847. Jose Gutierrez foi o segundo mais rápido, seguido por Alex Popow e pelo companheiro de Bruno Junqueira, Matthew McMurry.

A Ford, que ainda luta pelo título da GTLM, levou a pole no COTA com Ryan Briscoe a bordo do carro #67. O australiano marcou 2’04″188, praticamente meio segundo à frente do finlandês Toni Vilander, da Risi Competizione. A Porsche obteve o terceiro e quarto lugares na classe, com Patrick Pilet, atual campeão da categoria, à frente de Fred Makowiecki. Líderes do campeonato, Tommy Milner e Oliver Gavin partem da sexta posição entre os nove carros inscritos.

Na GTD, o espanhol Alex Riberas superou com folga o antigo recorde da categoria para a pista e fez o melhor tempo na sessão de classificação com o Porsche 911 GT3-R do Team Seattle/Alex Job Racing: 2’08″568. Foi a quarta pole da equipe na temporada, num grid em que as duas marcas do Volkswagen Auto Group (VAG), Audi e Porsche, ficaram com as quatro melhores posições do grid. Lawson Aschenbach fez o 2º tempo no #9 da Stevenson Motorsports, seguido por Patrick Lindsey no #73 da Park Place Motorsports e Andrew Davis no #6 da Stevenson. Em quinto, veio a Ferrari 488 GT3 da Scuderia Corsa, líder do atual campeonato, com Christina Nielsen na qualificação.

A Lone Star Le Mans acontece neste sábado, com largada às 13h35 (horário de Brasília) para 2h40min de prova.

Comentários