MENU

2 de setembro de 2016 - 20:06Mundial de Endurance

Olé! Audi, Duval e Di Grassi fazem a pole nas 6h do México

WEC Mexico 2016

O Audi #8 guiado por Loïc Duval e por Lucas Di Grassi no treino oficial conquistou a pole position para as 6h do México (Foto: Audi Sport/Divulgação)

RIO DE JANEIRO - Na terra das touradas, a Audi deu um olé na Porsche em ritmo de classificação e conquistou a pole position para as 6h do México. E não poderia haver melhor momento para Lucas Di Grassi largar à frente dos rivais na luta pelo título: o piloto brasileiro e o francês Loïc Duval foram os responsáveis pela conquista da posição de honra – segunda da Audi e primeira do carro #8 em 2016, com a média das melhores voltas em 1’25″069, com apenas 0″042 de vantagem para o Porsche 919 Hybrid #2 dos líderes do campeonato, guiado por Neel Jani e Marc Lieb.

“Psicologicamente, é um fator importante, mas o fundamental é a corrida. Vamos tentar brigar para trazer mais uma vitória para a Audi, porque o campeonato é o mais importante. O trabalho de hoje foi feito e foi muito legal. Amanhã nossa missão é ir para cima”, concluiu Di Grassi.

Marcel Fässler e Andre Lotterer – que voltam a correr em dupla com o veto a Bénoit Tréluyer – conseguiram o 3º lugar no grid com o Audi #7, seguidos pelo Porsche conduzido por Brendon Hartley e Mark Webber. Assim, os dois Toyota TS050 Hybrid dividem a terceira fila, com Buemi e Nakajima adiante do trio Mike Conway/Stéphane Sarrazin/Kamui Kobayashi.

A Rebellion Racing venceu – sem surpresas – a briga dos LMP1 não-oficiais, com larga margem: 1’29″909 para o #13 do time suíço contra 1’31″674 do carro da ByKolles, que durante o treino oficial ficou envolto numa nuvem de fumaça, devido ao superaquecimento dos freios traseiros.

292886_635076_rgr_5.wec_josemariodias_03013__1_

Bruno Senna e a RGR Sport by Morand romperam a sequência de poles da G-Drive Racing na classe LMP2 (Foto: José Mário Dias/Divulgação)

Na LMP2, a RGR Sport by Morand pôs fim à sequência de quatro pole positions consecutivas da G-Drive Racing e fez valer o “fator casa” e o bom trabalho de Bruno Senna e Ricardo Gonzalez nas voltas rápidas, além da retaguarda com o chefe Toni Calderon e o engenheiro Gautier Boutelier. E Bruno fez uma volta excepcional em 1’34″688, que ajudou muito na conquista da primeira pole do #43 no FIA WEC, com a média de voltas em 1’35″485.

“Esse é daqueles dias gratificantes”, admitiu, alegre com a diferença de oito décimos imposta sobre a segunda melhor volta do qualifying, registrada pelo Alpine A460-Nissan do norte-americano Gustavo Menezes, o francês Nicolas Lapierre e o monegasco Stéphane Richelmi, líderes da classificação – Bruno e seus parceiros ocupam a segunda posição. “Numa categoria tão equilibrada, essa vantagem não é comum”, acrescentou.

“Nosso carro virou bem desde o início. Acho que nunca estivemos tão competitivos quanto aqui. Nosso ritmo de corrida deve ser bom porque o desgaste dos pneus está bastante dentro do aceitável”, observou. Também como determinam as regras do WEC, o mais veloz da equipe ao longo dos treinos obrigatoriamente tem de fazer o turno inicial, o que colocará Bruno no cockpit na largada.

Apesar de uma saída de pista que provocou pequenos danos no carro e uma bandeira vermelha, o Alpine A460 #36 conseguiu o 2º lugar no treino classificatório da LMP2, seguido pelo Gibson 015S #42 da Strakka Racing e pelo Oreca 05 #26 da G-Drive Racing. Bruno Junqueira e Roberto Gonzalez deram o 6º lugar ao #41 da Greaves Motorsport e o #31 conduzido por Pipo Derani e Chris Cumming não passou da décima posição, porque o piloto brasileiro da Tequila Patrón ESM sofreu uma rodada e deu de traseira numa barreira de proteção – felizmente sem danos graves.

2016-6-Heures-de-Mexico-Adrenal-Media-JRT27108_hd

Mais uma pole do “Dane Train”: Marco Sørensen e Nicki Thiim largam na frente entre os carros e pilotos da LMGTE-PRO (Foto: John Rourke/AdrenalMedia.com)

A Aston Martin dominou os treinos das classes LMGTE-PRO e LMGTE-AM: o construtor britânico fez 1-2 com seus Vantage V8 GTE equipados com pneus Dunlop na sessão de classificação. O #95 de Marco Sørensen e Nicki Thiim chegou à segunda pole position seguida no ano, com a média de 1’40″458 para as melhores voltas dos dois pilotos. Richie Stanaway e Darren Turner também foram muito bem e ficaram com o 2º tempo da categoria, na média de 1’40″600.

Líderes do campeonato, Stefan Mücke e Olivier Pla não foram além do 6º posto na categoria com o Ford GT EcoBoost – o outro carro do time de Chip Ganassi, guiado por Andy Priaulx e Harry Tincknell na tomada de tempo teve, além de uma rodada, problemas com a porta do lado do piloto, que começou a se abrir. Esse filme eu já vi antes…

Na LMGTE-AM, Paul Dalla Lana e Pedro Lamy foram os responsáveis pela terceira pole do #98, a primeira após a troca dos pneus Dunlop de 2015 pelos Michelin. A média de voltas foi 1’42″437, com boa margem de quatro décimos de segundo para Patrick Long e Khaled Al Qubaisi, que classificaram o Porsche 991 RSR #88 da Abu Dhabi Racing-Proton. A Gulf confirmou a boa performance do Porsche na pista mexicana e ficou em 3º graças a Michael Wainwright e Adam Carroll. A Ferrari dos líderes da categoria – François Perrodo/Emmanuel Collard/Rui Águas – fecha o grid de 32 carros que largam amanhã para as 6h do México.

E não custa nada lembrar: o Fox Sports 2 transmite AO VIVO e NA ÍNTEGRA a disputa das 6h do México. Entramos no ar a partir de 15h15, com Sergio Lago na narração e Rodrigo Mattar, vulgo eu, nos comentários. Espero vocês!

3 comentários

  1. Ike Nodari disse:

    Estaremos juntos na torcida por uma ótima corrida. Parabéns e um ótimo trabalho. Go Porsche.

  2. Oswaldo Roschel disse:

    Caríssimo Rodrigo:
    estou na expectativa dessa transmissão, mas desde ontem quando vi esta notícia, fui ver na programação do canal (74 ou 574 da Net) e as informações são outras. Espero que estas estejam erradas.
    Credibilidade sempre!

  3. Antonio Seabra disse:

    Corrida sensacional.
    Cobertura escrita (aqui) e televisada, espetacular.

    Antonio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>