Petit Le Mans, treinos livres: Pla e Negri colocam MSR na frente

ShanKFP2
Na última corrida com o Ligier JS P2 HPD, a Michael Shank Racing largou à frente da concorrência nos treinos livres para a Petit Le Mans, última etapa do IMSA Weather Tech SportsCar Championship (Foto: Brian Cleary/BCPix/Sportscar365.com)

RIO DE JANEIRO – A despedida dos atuais protótipos LMP2 e dos Daytona Prototype da IMSA Weather Tech SportsCar Championship começou nesta quinta-feira, com a realização dos primeiros treinos livres da Petit Le Mans, 12ª e última etapa da temporada. Na corrida derradeira – por enquanto – na classe principal, a Michael Shank Racing começou na frente: foi a mais veloz das duas sessões realizadas hoje até agora.

De manhã, Olivier Pla ditou o ritmo ao marcar 1’14″157, meio segundo abaixo do Mazda LMP2 conduzido por Jonathan Bomarito. À tarde, apesar de uma bandeira vermelha de 20 minutos que atrapalhou o treino, Oswaldo Negri melhorou o tempo e foi o mais rápido do dia, cravando 1’13″923, 0″219 melhor que o outro Mazda da equipe SpeedSource, guiado por Joel Miller.

Os carros da Action Express Racing, que brigam entre si pelo título da série, rodaram próximos um do outro nos dois treinos. De manhã, o #31 com Dane Cameron a bordo superou por apenas nove milésimos o #5 do brasileiro Christian Fittipaldi. À tarde, Cameron foi de novo o piloto mais rápido no carro dos líderes do campeonato, desta vez por 0″156 para o português Filipe Albuquerque.

Pipo Derani e a equipe Tequila Patrón ESM disputam a Petit Le Mans em busca do título da North American Endurance Cup, mas não será uma tarefa das mais fáceis: o brasileiro virou em 1’15″688 na primeira sessão, tempo que não foi baixado no treino seguinte. Scott Sharp foi o melhor do #2 com 1’15″740.

Na classe Prototype Challenge, em que a Starworks Motorsport inscreveu um terceiro carro – aumentando assim o grid para 38 carros – Renger Van der Zande foi o mais rápido na primeira sessão, com o holandês cravando 1’16″235, quase meio segundo melhor que o tempo alcançado por Johnny Mowlem como o mais veloz do segundo treino.

Em sua volta à IMSA, Daniel Serra colocou a Ferrari #68 da Scuderia Corsa na ponta da classe GTLM. Com 1’18″354, ele foi o piloto mais rápido do dia até o momento, após os dois primeiros treinos em Road Atlanta. Mais cedo, Antonio Garcia fez 1’18″840 e foi o melhor com o Corvette C7-R #3 na primeira sessão. A BMW #25 que terá o brasileiro Augusto Farfus ficou em 3º lugar na primeira sessão e em sexto na segunda.

E na classe GTD, os dois Porsche 911 GT3-R presentes fizeram as melhores marcas: o #23 de Alex Riberas foi o melhor na primeira sessão com 1’21″788. E Jörg Bergmeister, com o #73 da Park Place Motorsports, melhorou a volta e foi o mais rápido até o momento – 1’21″340.

Os pilotos voltam à pista ainda hoje para um treino noturno, com início previsto para 20h30 pelo horário de Brasília.

Comentários