Pirtek Enduro Cup: Tander e Luff saem na frente

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RIO DE JANEIRO – Campeões da Pirtek Enduro Cup do International V8 Supercars no ano passado, Garth Tander e Warren Luff apresentaram armas na primeira de um total de três corridas do certame paralelo de provas de longa duração do certame australiano de Turismo. A prova de Sandown Park foi muito movimentada: acidentes, pancadas de chuva, penalidades discutíveis e muitas disputas, é claro.

A dupla do Holden #2 dominou praticamente toda a corrida. Saindo do 2º lugar do grid, Luff guiou nos dois primeiros stints e manteve sob controle a pressão de Paul Dumbrell, que junto a Jamie Whincup largara da pole position com o Holden da Red Bull Racing Australia. Entrementes, houve uma interrupção da disputa por bandeira vermelha na altura da 18ª volta, em razão de um fortíssimo acidente do Volvo S60 de James Golding, companheiro de pilotagem de James Moffat.

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E quando a corrida reiniciou, a luta pelo primeiro lugar continuou intensa entre as duas equipes, inclusive no período em que choveu, na altura da 37ª passagem após a relargada e a pista ficou escorregadia. Até que Garth Tander assumiu o volante e teve que lidar, depois que Whincup ficou para trás por conta de uma penalização no mínimo polêmica (na troca de pilotos, Dumbrell desatou o cinto de segurança com o carro ainda em movimento no pitlane), com Shane Van Gisbergen.

O neozelandês – que dividiu a pilotagem com o francês Alexandre Prémat – guiou uma enormidade, mas não conseguiu superar o líder. Ao cabo de 143 voltas, já que o cronômetro foi zerado após a bandeira vermelha, a diferença foi inferior a quatro décimos de segundo, mínima para uma prova no formato Endurance. Não seria a única alegria de Van Gisbergen: o piloto ganharia o título do Blancpain Endurance Series, mesmo sem ter disputado a prova final em Nürburgring.

A 3ª posição ficou com Will Davison e Jonathon Webb, no Holden da Tekno Autosports – apesar de uma perda acentuada de potência no motor do carro #19. Scott McLaughlin/David Wall completaram em quarto e o Volvo #33 da equipe GRM Cyan conseguiu liderar por 10 voltas nos trechos intermediários da prova, especialmente quando os rivais paravam nos boxes para reabastecimentos e troca de pneus. Chaz Mostert e Steve Owen conseguiram o quinto posto com o melhor Ford FG X Falcon na pista – o atual campeão, Mark “Frosty” Winterbottom não foi além do 23º lugar, perdendo cinco voltas na corrida em que dividiu seu carro com Dean Canto. A Nissan, que ao longo da última semana confirmou sua permanência na série australiana – pelo menos nos próximos dois anos – conquistou o 7º lugar como melhor resultado, graças a Todd Kelly/Matt Campbell.

Com a penalização que fez a dupla do #88 despencar para o 13º lugar ao fim da prova, Jamie Whincup perdeu a liderança do campeonato da V8 Supercars Series. Shane Van Gisbergen é quem comanda agora a classificação com sete pontos de vantagem para o rival e companheiro de equipe, com Craig Lowndes completando o 1-2-3 da equipe Red Bull Racing Australia no campeonato de pilotos. Scott McLaughlin ocupa o 4º lugar na classificação, seguido por Mark Winterbottom e Will Davison.

Agora as equipes se preparam para a corrida que vale por um título, a joia da coroa do campeonato: os 1000 km de Bathurst, no espetacular circuito de Mount Panorama, estão marcados para o próximo dia 9. O evento deve contar, mais uma vez, com a participação da suíça Simona de Silvestro, que no ano que vem estará no V8 Supercars na temporada completa. Ela vai dividir um carro com Renée Gracie pelo segundo ano consecutivo.

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