ELMS: em treino com pista molhada, Lapierre crava a última pole do ano
RIO DE JANEIRO – Choveu neste sábado no Estoril – o que era previsto pela meteorologia – e isso atrapalhou o treino oficial de definição do grid para a última etapa do European Le Mans Series. A água que ficou na pista tornou o traçado português ainda mais difícil e traiçoeiro. Mas à medida que o tempo foi passando, os tempos melhoraram a ponto dos pilotos montarem pneus intermediários em seus bólidos.
Especialmente na classe LMP2, que entrou por último e pegou o circuito em condições um pouquinho melhores. E quem se deu melhor foi Nicolas Lapierre: o francês da DragonSpeed arrancou das mãos do compatriota Olivier Pla a pole position, e com larga vantagem em relação ao piloto da Krohn Racing – 1’44″146, melhorando em mais de um segundo para conquistar o ponto extra relativo ao melhor tempo da sessão.
Pla ainda foi superado por mais dois pilotos: Paul-Loup Chatin, que até a metade do treino ficou com a melhor marca do grid, acabou em 2º lugar a 0″407 de Lapierre, numa primeira fila “bleu-blanc-rouge”, podemos dizer assim. E até o holandês Giedo Van der Garde, num último esforço, ganhou a terceira posição a 0″612 da pole. Escolhas certas que renderam dividendos.
A surpresa negativa foi o 7º tempo do Oreca #46 da Thiriet by TDS Racing, líder do campeonato e provável campeão de 2016: Mathias Beche conseguiu apenas o tempo de 1’47″125 e abre portanto a quarta fila do grid de 36 carros.
Na divisão LMP3, o #2 da United Autosports, já campeão, somou mais um pontinho extra: Alex Brundle foi escudado pelo companheiro de equipe Wayne Boyd, estabelecendo 1’50″355, menos de dois décimos mais rápido que o outro carro do time de Richard Dean e Zak Brown. Dino Lunardi fez o tempo de referência no início e acabou caindo para 3º, seguido por Antonin Borga e Simon Gachet. A sessão dos protótipos Ligier JS P3 (todos os 18 carros presentes são desta marca) foi um show de saídas de pista e rodadas, especialmente do #4 guiado por Erik Maris que, para nenhuma surpresa, foi mais lento que vários LMGTE.
E na classe dos Grã-Turismo, Ben Barker foi o mais rápido quando a pista ainda estava mais encharcada e muito mais traiçoeira. Com o Porsche #88 da Proton Competition, o piloto britânico fez a melhor volta em 1’54″754 e garantiu assim o ponto extra. Alessandro Pier Guidi ficou em segundo com a Ferrari #56 da AT Racing, seguido por Marco Cioci e Matt Griffin – ambos da AF Corse. A #66 da JMW Motorsport alcançou a quinta posição graças ao italiano Andrea Bertolini.
Então é isso: amanhã a partir de 10h30 de Brasília, fique ligado nas 4h do Estoril. O blog A Mil Por Hora transmite tudo AO VIVO via live streaming.
Enfim consigo dar uma escapadinha para acompanhar alguma coisa de corridas…estou meio ausente por conta de um problema de saúde na familia,.
Provavelmente a última apresentação também do Gibson 015s Nissan e das F458 da Ferrari, que devem ser substituídos pelos modelos atuais.
Mais uma vez terei o prazer de acompanhar ao menos as 2 primeiras horas desta prova pelo streaming aqui no blog…valeu, Mattar!!