Italianos são campeões do GT Asia

2016-2016 GT Asia Series - Shanghai 1016---GTAsiaSeries_SIC2_Q1_Liberati_191016_med
A bordo do Huracán #55 da FFF Racing by ACM, os italianos Andrea Amici e Edoardo Liberati levaram o título do GT Asia Series em 2016

RIO DE JANEIRO – Edoardo Liberati e Andrea Amici são os novos campeões do GT Asia Series. A dupla de pilotos italianos da FFF Racing Team by ACM faturou o caneco no último fim de semana, na base da regularidade – já que venceram apenas uma prova em toda a temporada. As duas baterias que fecharam o certame de seis rodadas duplas e 12 corridas no total foram disputadas com chuva no circuito de Xangai.

Com o Lamborghini Huracán #55, eles fizeram o suficiente para se manter à frente da dupla Marchy Lee/Shaun Thong, que tentava reverter o quadro a bordo do Audi R8 LMS da Phoenix Racing Asia e até fizeram a parte deles com um 3º e um 2º lugares nas duas provas. Mas um sétimo e um terceiro foram o bastante para os líderes e agora campeões chegarem ao total de 144 pontos – dezoito a mais que os asiáticos que ficaram assim com o vice.

Alex Yoong e seu xará Alex Au ganharam no sábado a prova #1, a bordo do segundo Audi da Phoenix Racing Asia. O resultado os ajudou a conquistar o 6º lugar na classificação final do campeonato. Já na última corrida, Jeroen Mul/Marco Mapelli chegaram na frente da concorrência com o Lamborghini #15 da FFF Racing. Mas como não foram inscritos regularmente na temporada, não tiveram direito aos pontos, que foram direto para a dupla Lee/Thong – o que de nada adiantou, visto que Liberati/Amici chegaram logo depois.

Entre as equipes, a Bentley Team Absolute levou o troféu de campeã, somando 295 pontos contra 247 da Phoenix Racing Asia. A FFF Racing Team by ACM, equipe dos pilotos campeões de 2016, fechou o ano com a 3ª posição. Liberati/Amici ganharam ainda o campeonato paralelo da Pro Cup e na Pro-Am o troféu ficou com Shaun Thong. A dupla Kusiri/Bhirokhombhakdi faturou a taça na GT Cup.

O GT Asia careceu de grids numerosos, ao contrário do ano passado. E a tendência é só piorar: Stéphane Ratel e a SRO chegam com o Blancpain GT Series Asia, adotando praticamente o mesmo formato do campeonato já existente no que diz respeito ao número de corridas – doze – e de rodadas duplas – seis no total. Mas com uma diferença importante: os carros serão os GT3 e também os GT4.

Comentários