Lago/Russell vencem corrida emocionante em Hampton Downs

Lago-Lamborghini-David-Russell-Roger-Lago-Hampton-Downs
O Lamborghini Gallardo R-EX de David Russell/Roger Lago triunfou em corrida sensacional disputada neste domingo em Hampton Downs, na Nova Zelândia

RIO DE JANEIRO – A terceira prova do certame de Endurance do CAMS Australian GT foi simplesmente sensacional. Quem assistiu à corrida de 101 voltas no circuito de Hampton Downs, localizado na Nova Zelândia não se arrependeu. Houve muitas disputas do começo ao fim e uma reviravolta que mudou o resultado final da corrida. Ao cabo de quase 2h50min de disputa, prevaleceu o Lamborghini Gallardo R-EX da dupla Roger Lago/David Russell, por menos de cinco segundos de vantagem para o 2º colocado.

Pole position, o Lambo #23 liderou as primeiras 22 voltas da disputa, com Russell a bordo, até cumprir a primeira de duas paradas obrigatórias nos boxes. O carro vinha bem na pista, até sofrer um drive through já com Roger Lago a bordo. Mas sucessivas entradas do Safety Car por conta de incidentes com os adversários recolocaram o Lambo da Lago Racing no jogo.

Com as entradas do carro de segurança, Lago/Russell emergiram para a 3ª posição, cerca de 20 segundos atrás da Ferrari 458 GT3 #88 da Maranello Motorsport, tripulada por Peter Edwards/Graham Smythe. E uma última intervenção – de um total de cinco – em decorrência do abandono do Aston Martin da dupla Richard Moore/Tony Longhurst fez a vantagem do carro italiano virar pó.

As últimas voltas foram eletrizantes, com o Lambo vindo para cima da Ferrari em busca da vitória. Russell passou primeiro o McLaren 650S de Nathan Morcom e depois montou na traseira do carro de Smythe. Faltando três voltas para a bandeirada, o líder errou e deixou a porta aberta para David Russell passar e lutar pela vitória.

No último giro, novo drama: Graham Smythe acabou tocado por Nathan Morcom, rodando e danificando o aerofólio traseiro de seu carro. Não obstante, um pneu furou e o motor da Ferrari morreu, impedindo o piloto de continuar na corrida. O Porsche 911 GT3-R de John Martin/Duvaschen Padaychee, que não tinha nada a ver com a querela, aproveitou a confusão e encontrou uma brecha para passar e terminar em 2º lugar. Morcom, que correu em dupla com Grant Denyer, chegou em terceiro e o resultado da prova ainda não é oficial por conta do protesto da Maranello Racing.

Na pista, dois Audi R8 LMS terminaram em quarto e quinto: Daniel Bilski/Garth Tander (Jamec-Pem Racing) cruzaram à frente de Liam Talbot/Jamie Fouracre, da Skwirk Racing. Christopher Mies e Tony Bates, com o segundo Audi da Jamec-Pem, campeão do ano passado, terminaram em sexto e último entre os que completaram 101 voltas no total.

A prova de Hampton Downs teve a participação de 24 carros e a estreia de dois Nissan GT3-R Nismo – um deles, oficial de fábrica. Contudo, Michael Caruso/Matt Simmons – este último, vencedor do programa Nissan GT Academy na Austrália – acabaram se envolvendo numa colisão com o Camaro de John de Veith/Nick Chester, que era retardatário. Já a dupla local formada por Clark Proctor/Andrew Porter, após muitos problemas nos treinos, fizeram uma prova sólida e terminaram em 11º lugar entre 17 carros que receberam a quadriculada.

A quarta e última etapa do certame de Endurance do CAMS Australian GT será em Highlands Motorsport Park, também na Nova Zelândia, daqui a duas semanas. O evento final tem previsão de participação de 32 carros – bem mais do que o visto neste fim de semana. A pista também receberá, no mesmo fim de semana, as provas finais da série Sprint, com duração de 60 minutos cada. A finalíssima do Endurance será disputada em 101 voltas de percurso.

Comentários