Ogier a passos largos rumo ao tetra

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Quase lá: Sébastien Ogier deu mais um importante passo para chegar ao tetracampeonato mundial do WRC

RIO DE JANEIRO – Sébastien Ogier confirmou hoje o favoritismo demonstrado ao longo de todo o fim de semana: o piloto da Volkswagen venceu com sobras o Rali da França, disputado na Córsega. Com o quarto triunfo em 10 etapas disputadas – já que o Rali da China foi cancelado – e com 84 pontos por disputar, Ogier chegou a 195 e tem 68 de vantagem para o vice-líder Andreas Mikkelsen, também da Volkswagen. Um mau resultado do norueguês durante o próximo evento, o Rali da Catalunha, marcado para daqui a duas semanas, e o título pode parar pela quarta vez consecutiva nas mãos do líder do campeonato.

Ogier foi absoluto nos três dias de provas especiais. Liderou desde o primeiro trecho cronometrado, construindo uma sólida vantagem sobre os adversários. Foram apenas 10 especiais, mas os trechos eram longos, por estradinhas absolutamente insanas – uma marca do Tour de Corse e mais de 390 km percorridos, o que faz do Rali da França o segundo mais longo do ano em percurso, perdendo somente para o México.

A vantagem do francês sobre o belga Thierry Neuville, que conquistou um importante 2º lugar na prova – resultado que o faz assumir o terceiro lugar na classificação geral do Mundial, foi superior a 46 segundos, com Andreas Mikkelsen completando o pódio. Jari-Matti Latvala fechou o Rali da França em quarto, seguido por Craig Breen e Hayden Paddon.

Kris Meeke, de quem muito se esperava, teve problemas já no primeiro dia, começando com um furo de pneu que o atrasou. O britânico da Citroën tentou fazer o possível para chegar perto da zona de pontos, mas não deu – acabou em 16º lugar. Como consolo, fez os três pontos do Power Stage, como o piloto mais rápido do último trecho cronometrado.

No WRC2, só sete competidores pontuaram. O galês Elfyn Evans fez um bom Rali e esteve quase todo o tempo no top 10, mas atrasou-se e fechou em 11º lugar na geral. Mesmo assim, venceu tranquilamente em sua categoria, resultado que o deixa na liderança do campeonato com 27 pontos de vantagem para o finlandês Teemu Sunninen, da Skoda. O piloto da equipe M-Sport não foi ameaçado pelo tcheco Jan Kopecky, que chegou em 2º na classe. Yoann Bonato, piloto local, completou o pódio com seu Citroën DS3.

Classificação final do Tour de Corse:

1. Ogier-Ingrassia (VW Polo Wrc) – 4.07’17”0
2. Neuville-Gilsoul (Hyundai i20 Wrc) + 46”4
3. Mikkelsen-Jaeger (VW Polo Wrc) + 1’10”0
4. Latvala-Anttila (VW Polo Wrc) + 1’35”6
5. Breen-Martin (Citroen DS3 Wrc) + 2’18”6
6. Paddon-Kennard (Hyundai i20 Wrc) + 2’36”1
7. Sordo-Marti (Hyundai i20 Wrc) + 3’06”9
8. Camilli-Veillas (Ford Fiesta RS Wrc) + 4’53”9
9. Ostberg-Floene (Ford Fiesta RS Wrc) + 5’37”7
10. Tanak-Molder (Ford Fiesta RS Wrc) – 6’26”6

Classificação do campeonato após 10 etapas:

1. Sébastien Ogier – 195 pontos
2. Andreas Mikkelsen – 127
3. Thierry Neuville – 112
4. Hayden Paddon – 102
5. Jari-Matti Latvala – 101
6. Dani Sordo – 92
7. Mads Ostberg – 80
8. Kris Meeke – 54
9. Ott Tanak – 53
10. Craig Breen – 35
11. Eric Camilli – 27
12. Henning Solberg – 14
13. Stéphane Lefèvbre, Martin Prokop e Esapekka Lappi – 12
16. Teemu Sunninen – 8
17. Marcos Ligato, Elfyn Evans e Pontus Tidemand – 6
20. Lorenzo Bertelli e Kevin Abbring – 4
22. Jan Kopecky – 3
23. Armin Kremer e Nicolás Fuchs – 2
25. Valeriy Gorban – 1

Comentários

  • Mattar , boa noite. Aproveitando o canal, você tem alguma informação sobre os dois candidatos a prefeito que irão ao segundo turno no Rio, em relação ao autódromo de Deodoro? Obrigado.

    • Não tenho. Até porque dizem que Deodoro – se saísse – seria de responsabilidade do governo federal, via Ministério do Esporte. Não sei a respeito do Crivella, mas acho que o Freixo, quando candidato da outra vez, chegou a se reunir com o pessoal do movimento que reclamava a permanência de Jacarepaguá.