Ponto final: Webber anuncia aposentadoria

"PARADE - Le Mans 24 Hours at Circuit Des 24 Heures - Le Mans - France "
Bye bye, mate: Mark Webber anunciou hoje a aposentadora do automobilismo. Aos 40 anos, o australiano atuará como consultor e embaixador da Porsche nas pistas

RIO DE JANEIRO – No próximo dia 19 de novembro, ao fim das 6h do Bahrein, uma história termina: aos 40 anos, o australiano Mark Webber, campeão mundial de Endurance em 2015 junto a Brendon Hartley e Timo Bernhard coloca um ponto final em sua trajetória de piloto de competição.

Foram três temporadas no WEC após 12 campeonatos de Fórmula 1 que renderam ao piloto alguns dissabores e um total de 215 GPs disputados, com nove vitórias, 13 pole positions e 42 pódios. No Mundial de Pilotos, terminou em 3º lugar – três vezes. Os atritos internos na equipe Red Bull e a absoluta impossibilidade de competição em nível de igualdade com Sebastian Vettel fizeram com que Webber decidisse deixar a F-1 rumo a um sedutor convite da Porsche para integrar o novo programa de Endurance da marca teutônica.

E assim foi: já em 2013, Webber era piloto da Porsche e nos últimos anos ele vinha integrando o time oficial de fábrica. O piloto rapidamente se entrosou com o 919 Hybrid, com toda a equipe técnica e principalmente com seus colegas de pilotagem. Em 22 provas que disputou até agora no WEC, Mark e parceiros ganharam sete vezes. Ou seja: o australiano tem quase tantas vitórias no Mundial de Endurance em pouquíssimo tempo quanto em onze anos de F1 – vá lá… Webber andou de Minardi e Jaguar, eu sei…

"Timo Bernhard (DEU) / Mark Webber (AUS) / Brendon Hartley (NZL) / Car #20 LMP1 Porsche Team (DEU) Porsche 919 Hybrid - 6 Hours of Sao Paulo at Interlagos Circuit - Sao Paulo - Brazil "
Com 22 provas até agora no Mundial de Endurance ao lado dos parceiros Brendon Hartley e Timo Bernhard, Webber venceu sete corridas e conquistou o título mundial em 2015

O piloto teve o mérito de angariar fãs para o WEC e eu tive a prova disso nas 6h de São Paulo, a única que ele disputou em 2014 por aqui. Ele era, disparado, o mais procurado pela imprensa e pelo público – até pelo fato de ser mais conhecido por sua passagem na Fórmula 1. Mas agregou àquele evento um público novo, que sem dúvida gostou do que viu. E não só aqui: no resto do planeta é assim. A simpatia do australiano é um de seus pontos fortes. E é nisso que Gérard Neveu, CEO do Mundial de Endurance, acredita.

“Ele é um perfeito embaixador do WEC e a noção do quanto ele é importante para a categoria é inestimável. Dentro e fora da pista. A partir do momento que ele se juntou à Porsche e começou a frequentar os paddocks da categoria, ele abraçou o campeonato e deu tudo de si. Nunca o vimos fazer nada que não exigisse 100% de dedicação.”

A aposentadoria de Webber, que passará a desempenhar um papel de consultor da Porsche, assim como acontece com Allan McNish e Tom Kristensen na Audi Sport, precipita a abertura de uma vaga muito interessante no contexto do Mundial de Endurance para 2017 – e não deve ser a única, uma vez que Romain Dumas e Marc Lieb podem ser substituídos.

Mas não se animem muito, leitores: com raras exceções – e Webber foi uma delas – a Porsche contrata gente de fora. Earl Bamber e Nick Tandy, vencedores das 24h de Le Mans ano passado, estão fortemente cotados para se juntar à equipe de LMP1.

Só que a especulação reúne apenas o neozelandês e o britânico. Não se fala de outros nomes da casa Porsche. E aí podemos ter novidades…

Comentários

      • Por mais forte que seja o Weather Tech, a visibilidade do WEC em minha opinião seriam maiores, sem contar com o upgrade de andar em um LMP1 de uma montadora, fazer Le Mans 2017….ou seja, disputar um verdadeiro mundial. Vejo nele um excelente piloto, e já mencionei auqi algumas vezes o a ESM muitas vezes é capada de uma melhor sorte devido aos companheiros de time do Derani ( Claro que existem as regras pra os pilotos LMP2). Resta-nos aguardar e torcer!

  • Esse cara é do nivel do Nazboy… só que não chorou e não ganhou as tetas do team..
    Anda igual… se tivesse carro igual era mamão com açucar..
    Vai aposentar e viver na boa..
    Agora, o Nazbiy tá se socando por não saber o que fazer mais..não anda.. é um 171 depois do Pigmeu das Cantareiras..rsss

    • Investem pesado. Mas o gasto é menor, embora por conta da competição acirrada as marcas queiram derrotar umas às outras e isso pode tornar os custos mais proibitivos. A Peugeot não volta ao WEC por isso.