Van Gisbergen e Premat são os campeões da Pirtek Enduro Cup

2016 Castrol EDGE Gold Coast 600. Rounds 3 and 4 of the Pirtek Enduro Cup.
A bordo do Holden Commodore #97, Shane Van Gisbergen e Alexandre Prémat são os novos campeões da Pirtek Enduro Cup do V8 Supercars

RIO DE JANEIRO – Vencedores em Sandown Park e 2º lugar em Bathurst nos 1000 km de Mount Panorama, Shane Van Gisbergen e Alexandre Prémat são os novos campeões da Pirtek Enduro Cup, a sequência de três corridas de longa duração do International V8 Supercars. A dupla da equipe Red Bull Racing Australia ganhou também neste fim de semana a Gold Coast 600, disputada no circuito de rua de Surfers Paradise.

O evento foi disputado em duas baterias com 102 voltas cada. Na primeira, SVG partiu da pole position e Prémat, enquanto conduzia o Holden do time, foi penalizado. Van Gisbergen fez sua parte para recuperar o tempo perdido durante a disputa e o carro #97 cruzou a linha de chegada apenas 0″611 à frente do Volvo S60 de Scott McLaughlin/David Wall. Paul Dumbrell/Jamie Whincup completaram os três primeiros colocados.

Na segunda série, a dupla do Holden #88 da equipe Red Bull Racing Australia se impôs e Whincup chegou à 101ª vitória na carreira, concedendo a Paul Dumbrell a possibilidade de completar mais voltas que o colega de equipe na prova de encerramento da Gold Coast 600. Van Gisbergen/Prémat fizeram a parte que lhes cabia: com o 2º lugar, a pouco mais de nove segundos dos companheiros de equipe, chegaram de novo no pódio e consequentemente ao título. McLaughlin/Wall conquistaram novo pódio, desta vez com a 3ª colocação.

Will Davison e Jonathon Webb chegaram à rodada de Surfers Paradise com a liderança da Pirtek Enduro Cup, mas não conseguiram mais do que um 16º lugar na primeira corrida e a décima-terceira posição na segunda. Acabaram ficando com o vice do certame paralelo, somando 681 pontos contra 840 dos campeões. McLaughlin/Wall, apesar do incidente em Bathurst, que lhes custou uma penalização de 25 pontos, terminaram em 3º na tabela, graças ao bom desempenho em Sandown. Apesar da vitória na última corrida do certame paralelo, Whincup/Dumbrell ficaram com a quarta posição, muito por conta da penalização sofrida na etapa anterior.

Os dois pódios em Surfers fizeram Van Gisbergen abrir vantagem na liderança geral do campeonato. Com 2812 pontos, o neozelandês lidera com 148 pontos de frente para Whincup. Restam agora duas etapas e seis corridas: em Pukekohe Park, na Nova Zelândia, serão realizadas quatro baterias e a etapa final, a Coates Hire Sydney 500, terá mais duas provas.

Comentários