VdeV: já ouviram falar?

xxl
O Lamborghini Huracán de Emanuele Busnelli/Fabio Babini foi um dos que competiu em Magny-Cours na prova do VdeV Endurance Series

RIO DE JANEIRO – Certa feita, um leitor aqui do blog perguntou porque eu nunca havia postado nada do certame de Endurance VdeV. Pois é: apesar do blog ter enorme espaço para corridas de longa duração, assumo que esta é uma falha minha.

O campeonato é obra e graça do engenheiro e construtor Eric Van de Vyver – daí a sígla VdeV, que é o acrófono dos sobrenomes deste batalhador que por algumas vezes, sem muito sucesso, tentou disputar as 24h de Le Mans. E existe desde 1992, portanto em 2017 completa 25 anos.

Cinco categorias compõem o plantel de provas a cada fim de semana: Endurance VHC, para veículos históricos; Endurance GT/Tourisme/LMP3 que, como já está implícito no nome, é para Protótipos LMP3 carros Grã-Turismo e Turismo; Endurance Proto, para os protótipos CN com motorização limitada em 2 litros; Challenge Funyo, para veículos construídos pela YO Concept com o mesmo nome e Challenge Monoplace VdeV, agregando desde chassis antigos de Fórmula 3 até da extinta Formula Campus – um vale tudo de monopostos.

Em acordo com o ACO, o VdeV foi autorizado a possibilitar a participação dos protótipos LMP3 neste ano, criando uma competição mais atrativa às equipes. Quem tem melhor situação financeira pode revezar entre o VdeV e o ELMS. Quem não quiser, fica no certame fundado pelo Eric Van de Vyver e não há problema.

No último dia 9, foi disputada a penúltima etapa do campeonato nas classes GT/Tourisme/LMP3 e Endurance Proto, no circuito francês de Magny-Cours. Foi a 6ª de um total de sete etapas – a última será no Estoril, em Portugal, entre os dias 5 e 6 de novembro. O calendário já teve corridas em Le Mans Bugatti, Paul Ricard, Motorland Aragón, Mugello e Barcelona. No VdeV, os eventos são divididos em coeficientes 1 e 1,5 para efeito de pontuação. Ano que vem, haverá corridas no Algarve, em Dijon-Prénois e Jarama.

Vinte e sete carros largaram na prova das classes GT/Tourisme/LMP3. Também são admitidos os protótipos Ginetta G57 que correm numa subclasse denominada PFV e foi um deles que fez a pole position: o #57 da dupla Tomlinson/Simpson. Entre os oito Ligier JS P3 presentes, o mais rápido foi o da Duqueine Engineering, para o trio Borga/Droux/Duqueine. A Visiom ficou com o melhor tempo entre os 10 inscritos nas subclasses GTV1/GTV2 e o único carro da S1 era o da Solution F.

A corrida teve duração de quatro horas pelos 4,411 km do circuito localizado na região de Nèvers e a vitória na geral foi mesmo do Ginetta G57 PFV de Simpson/Tomlinson, que completou 133 voltas com cerca de 1’38” de vantagem para o Ligier JS P3 Nissan da Europol Competition, que conheceu sua quarta vitória seguida entre os protótipos da categoria, com a dupla Hippe/Smiechowski. A N Race, que só corre no VdeV, ficou em 3º lugar com a trinca Fontaine/Decultot/Perroy.

Na GTV1, venceu o Lamborghini Huracán de Emanuele Busnelli/Fabio Babini, ao fim de 128 voltas e com 21″167 de diferença para o Dodge Viper de Stucky/Yerly. O próprio fundador do campeonato, Eric Van de Vyver, chegou em 3º na categoria com um Renault RS01 repartido com o suíço Tiziano Carugati.

Mas mesmo com o 7º lugar na classe, a Ferrari 488 GT3 da Visiom confirmou o quinto título seguido no VdeV para Jean-Paul Pagny, ao lado de Thierry Perrier e Jean-Bernard Bouvet na prova de Magny-Cours.

Comentários

  • Olá Rodrigo…fui eu quem outro dia questionei sobre este campeonato. Gostaria de agradecer por ter feito a postagem sobre o mesmo e tão completo. Muito obrigado!

    Ahm, e você viu que tivemos dois brasileiros na pista no italiano de GT, na última etapa disputada em Mugello? Nicolas Costa, que inclusive foi campeão, e o retorno de Jaime Melo Jr (meu primo, inclusive), que na segunda prova conseguiu o segundo lugar, atrás do Zanardi.

    Parabéns pelo excelente blog.

  • É pra responder a pergunta? Minha resposta é não. Não conhecia esse campeonato tão eclético. Vamos correr agora atrás do calendário e de algum streaming…

    Valeu Mattar!