WEC: 6h de Xangai com 32 carros, novidades e disputas totalmente em aberto

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Audi, Toyota e Porsche: próximas na briga pelo título mundial de Endurance em 2016 (Foto: John Rourke/AdrenalMedia.com)

RIO DE JANEIRO – O Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) segue seu périplo pelo Oriente e chega a vez da China, que recebe no próximo dia 6 de novembro a oitava e penúltima etapa da temporada. As 6h de Xangai não têm nenhuma novidade com relação ao total de inscritos – são os mesmos 32 carros que fizeram uma ótima corrida em Fuji, ganha pela Toyota pela primeira vez no ano. Mas a lista de inscritos apresenta algumas alterações.

Pelo menos dois pilotos serão vistos pela primeira vez em uma prova da categoria: o britânico Tom Blomqvist, filho da lenda dos ralis Stig Blomqvist, vai dividir o Ligier JS P2 Nissan #30 da Extreme Speed Motorsports junto a Sean Gelael e Antonio Giovinazzi, além do francês Romain Brandela, que está escalado pela Larbre Competition no Corvette C7-R #50 da classe LMGTE-AM com o compatriota Pierre Ragues e o estadunidense Ricky Taylor.

No mais, as outras alterações em relação às 6h de Fuji são na equipe Manor, que traz Mathias Beche para correr em seu Oreca 05 Nissan após o encerramento do programa da Rebellion Racing com o carro #12 na LMP1. Alex Lynn vai no #44 junto a Matthew Rao e Richard Bradley, com Tor Graves dividindo o cockpit do #45 com Beche e o mexicano Roberto González, irmão do companheiro de equipe de Bruno Senna, Ricardo González. Nick Leventis volta ao #42 da Strakka Racing após a doença que o tirou da prova passada e Paul-Loup Chatin segue no #35 da Signatech-Alpine.

Em relação ao campeonato, nada está definido – exceto entre os LMP1 não-oficiais, onde a Rebellion Racing já levou o título e a trinca Dominik Kraihamer/Alexandre Imperatori/Mathéo Tuscher não pode mais ser alcançada por Simon Trummer e Oliver Webb, da ByKolles Racing.

Com a vitória caseira em Fuji, a Toyota mantém viva a esperança de conquistar de novo o Mundial de Endurance na classe principal. A diferença entre a trinca Romain Dumas/Marc Lieb/Neel Jani e Kamui Kobayashi/Mike Conway/Stéphane Sarrazin é de 23 pontos, com cinquenta e dois em jogo. E a trinca do Audi #8 que tem entre os integrantes o brasileiro Lucas Di Grassi também segue no páreo – a 28,5 pontos dos líderes, os quatrargólicos necessitam de uma vitória na China para pôr fogo no campeonato de vez e tornar a finalíssima no Bahrein ainda mais emocionante. Entre as marcas, a Porsche lidera com 59 pontos de vantagem. Dependendo de uma combinação de resultados, a casa de Weissach pode se consagrar bicampeã já em Xangai.

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Uma combinação de resultados pode permitir ao trio do #36 formado por Gustavo Menezes/Nicolas Lapierre/Stéphane Richelmi a conquista do título entre os pilotos da LMP2 (Foto: Gabi Tomescu/AdrenalMedia.com)

Na divisão LMP2, a situação da Signatech-Alpine é confortável: Gustavo Menezes/Stéphane Richelmi/Nicolas Lapierre alcançaram 171 pontos e têm 38 de vantagem para Ricardo González/Bruno Senna/Filipe Albuquerque. Só a trinca da RGR Sport by Morand tem condição de reverter a vantagem dos líderes, pois o 3º colocado, o russo Roman Rusinov, tem 112 pontos e apesar da vitória em Fuji, não conseguirá descontar a diferença.

A disputa também está encarniçada na classificação geral dos pilotos LMGTE-PRO/LMGTE-AM: Nicki Thiim/Marco Sorensen, da Aston Martin Racing, têm 119 pontos – dez a mais que Davide Rigon/Sam Bird e quinze à frente de Darren Turner. Matematicamente, Gianmaria Bruni/James Calado, que estão em 4º lugar com 95 pontos e Olivier Pla/Stefan Mücke, com 92, também reúnem chances. Entre os fabricantes, o panorama é ainda mais acirrado: 236 pontos para a Ferrari contra 233 da Aston Martin. A Ford tem 177,5 pontos e a Porsche, com 103, é mera coadjuvante após ter sido a campeã do ano passado.

E na LMGTE-AM, trinta e três pontos separam o trio François Perrodo/Emmanuel Collard/Rui Águas dos rivais diretos Pedro Lamy/Paul Dalla Lana/Mathias Lauda. David Heinemeier-Hänsson e Khaled Al Qubaisi, que têm 114 pontos e representam a equipe Abu Dhabi Racing-Proton, também estão no páreo, embora a matemática não lhes seja favorável neste momento.

Confira a lista de inscritos das 6h de Xangai AQUI

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