Direto do túnel do tempo (350)
RIO DE JANEIRO – A história da Audi no Endurance teve seu ponto final no último sábado. No dia 19 de novembro, os quatrargólicos despediram-se em grande estilo das pistas, com a vitória na última etapa do WEC – as 6h do Bahrein.
Mas é bom lembrar como e quando tudo começou.
No ano de 1999, a marca entrava de vez nas competições de longa duração. A Audi voltava ao cenário das grandes corridas praticamente seis décadas depois do período de dominação da Auto Union, de quem a casa de Ingolstadt herdou o símbolo dos quatro anéis entrelaçados.
O bólido à esquerda da foto estreou primeiro: era o Audi R8R, projeto de Tony Southgate, construído na Itália pela Dallara com motor V8 3,6 litros dotado de dupla turbina Garrett e alinhado pelo Audi Sport Team Joest. Começava aí uma simbiose poucas vezes vista na Endurance contemporânea, depois do término da parceria do time de Wald-Michelbach com a Porsche.
O carro da direita é o R8C, um protótipo coupé fechado, na época chamado de GTP. Tinha a mesma mecânica do protótipo Spyder e foi alinhado pelo Audi Sport UK na disputa das 24h de Le Mans. O carro foi concebido por Peter Elleray – o mesmo que desenharia o vitorioso Bentley EXP Speed 8 anos depois – e montado pela Racing Technology Norfolk (RTN), mas foi um fracasso.
Já o R8R, além de começar com um pódio nas 12h de Sebring graças a Michele Alboreto/Dindo Capello/Stefan Johansson – que terminaram a prova em 3º lugar, ainda repetiu o mesmo resultado em Sarthe, com Didier Theys/Frank Biela/Emanuele Pirro.
O resto, todo mundo sabe: a marca conquistou 107 vitórias em provas de longa duração e 13 titulos nas 24h de Le Mans a partir do ano seguinte.
Há 17 anos, direto do túnel do tempo.
Lindo esse Audi “DP”.
Rodrigo, vc deve ter digitado errado sobre o Bentley, já que ele estreou em 2001, 2 anos depois do R8C.
Em tempo, esse é realmente um dos LMPs mais bonitos já feitos, pena que a miniatura é bem difícil de encontrar.
O modelo é Bentley EXP Speed 8.
Não digitei errado, não. É isso aí mesmo.
Vi só agora, tá certo, me confundi mesmo.
O Audi R8C pode ter sido um fracasso, mas foi bonito como poucos.