MENU

20 de novembro de 2016 - 15:54Fórmula 3

“Formiga” é bicampeão do GP de Macau de Fórmula 3; Sette Câmara tem duplo pódio e Piquet é 9º

JPrice_MacauGP16-0854

Absoluto: Antônio Félix da Costa, o “Formiga”, ganhou as duas provas da Fórmula 3 no GP de Macau, considerado a Copa do Mundo da categoria de monopostos

RIO DE JANEIRO - Os nossos “patrícios” portugueses chamam Antônio Félix da Costa de “Formiga”. Não sei a origem do apelido – prometo pesquisar – mas o piloto luso mais uma vez mostrou que é do ramo. Com um Dallara Volkswagen muito bem acertado pela equipe britânica Carlin, afora o talento já conhecido nas provas da Fórmula E e do DTM, “Formiga” venceu a 63ª edição do GP de Macau de Fórmula 3 em grande estilo. Não só ganhou a corrida classificatória no sábado como também a prova principal, deixando para trás o vencedor do ano passado, o sueco Felix Rosenqvist – além de outros nomes bastante experientes no Circuito da Guia.

Uma conquista com tanto significado para o piloto, que vertia lágrimas no pódio, ao lado do engenheiro Matt Greasley. Félix da Costa só teve trabalho mesmo com o brasileiro Sérgio Sette Câmara, que fez uma largada excepcional partindo da 3ª posição no grid e veio na ponta até a freada para a temida curva Lisboa, quando o português passou o companheiro de equipe neste fim de semana e pegou novamente a ponta para não mais perdê-la.

Rosenqvist, que veio da 6ª posição do grid, conseguiu se livrar de Kenta Yamashita e Callum Ilott, partindo ao encalço de Sette Câmara e conseguindo a ultrapassagem para confirmar a 2ª colocação. Nesse “Tour de Force” para superar o adversário, o sueco fez a volta mais rápida da corrida em 2’11″080. Yamashita e Ilott completaram nas posições seguintes, com Jake Hughes fechando os seis melhores na corrida principal.

299896_660189_quick_sette_camara_macau_curva

Sérgio Sette Câmara foi 3º colocado na prova classificatória e foi ao pódio na finalíssima do GP de Macau: resultado importante para o piloto que defendeu a Carlin (Foto: Divulgação)

Autor do recorde da pista no ano passado, Sette Câmara comemorou bastante o duplo pódio em Macau, que pode ser importante para definir os rumos de sua trajetória no esporte em 2017.

“Estou feliz por esta posição que conquistamos aqui. Nosso carro esteve muito rápido e competitivo durante todo o fim de semana. Ontem, depois da corrida classificatória, consegui com meu engenheiro achar uns detalhes que fizeram a diferença hoje. Fiquei a noite pensando na largada e, realmente, consegui colocar em prática pulando para primeiro na freada da curva um. Foi uma prova muito difícil e, principalmente, na segunda entrada do Safety. Ao apagar das luzes ele demorou muito para sair da pista e meu carro destracionou, me impedindo de atacar meu companheiro de equipe. Esta corrida é surreal e conquistar o pódio aqui foi sensacional. Não tive um bom resultado final no Europeu de F3 e este resultado, principalmente frente à concorrentes tão experientes, poderá me ajudar muito na definição de minha carreira para o ano que vem”, concluiu o piloto de 18 anos.

FIA Formula 3 World Cup Macau 2016

Pedro Pìquet foi um dos destaques do GP de Macau de Fórmula 3 neste fim de semana: de 21º no grid para nono na prova final (Foto: Thomas Suer/VAR/Divulgação)

Pedro Piquet teve atuação digna de registro: na prova classificatória, largou em 21º e fez nada menos que nove ultrapassagens para chegar em décimo-segundo. Na prova principal, marcada – como sempre – por entradas do Safety Car (foram duas), o piloto da Van Amersfoort melhorou para chegar em nono e ser o segundo melhor estreante da prova, atrás de Jake Hughes. Além de chegar à frente de Alexander Sims, um dos nomes com maior experiência na pista, Pedro não cruzou tão distante do espanhol Dani Juncadella e do pole para a prova classificatória, George Russell.

“Foi mais uma corrida legal! Na largada eu perdi uma posição porque fui espremido e tive de tirar o pé, mas consegui recuperar logo. Aí dois caras se enroscaram na minha frente, mas consegui superá-los”, explicou o piloto da equipe holandesa, que recebeu muitos elogios do chefão Frits Van Amersfoort.

“Pedro fez um excelente trabalho, melhorou seu desempenho a cada saída para a pista e sua dupla ultrapassagem (na corrida classificatória) foi brilhante! Ele pode conseguir um grande resultado para quem faz sua primeira corrida em Macau”, destacou. E estava certo. O 9º lugar, considerando a posição de largada, os perigos da pista e as circunstâncias, realmente não é de se jogar fora.

O resultado da corrida classificatória de sábado:

1 – Antonio Felix Da Costa (Dallara-VW) – Carlin – 10 voltas
2 – Callum Ilott (Dallara-Mercedes) – VAR – 0″850
3 – Sergio Camara (Dallara-VW) – Carlin – 5″030
4 – Kenta Yamashita (Dallara Tomei) – T Sport – 5″797
5 – George Russell (Dallara-Mercedes) – Hitech – 7″351
6 – Felix Rosenqvist (Dallara-Mercedes) – Prema – 7″889
7 – Daniel Juncadella (Dallara-Mercedes) – Hitech – 10″136
8 – Daniel Ticktum (Dallara-Mercedes) – Double R – 17″416
9 – Alexander Sims (Dallara-Mercedes) – Double R – 17″859
10 – Jake Hughes (Dallara-VW) – Carlin – 20″564

O resultado da corrida final de domingo:

1 – Antonio Felix Da Costa (Dallara-VW) – Carlin – 15 voltas
2 – Felix Rosenqvist (Dallara-Mercedes) – Prema – 1″603
3 – Sergio Camara (Dallara Volkswagen) – Carlin – 3″194
4 – Kenta Yamashita (Dallara-Tomei) – T Sport – 3″862
5 – Callum Ilott (Dallara-Mercedes) – VAR – 4″348
6 – Jake Hughes (Dallara-VW) – Carlin – 6″191
7 – George Russell (Dallara-Mercedes) – Hitech – 7″027
8 – Daniel Juncadella (Dallara-Mercedes) – Hitech – 7″84
9 – Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) – VAR – 9″361
10 – Alexander Sims (Dallara-Mercedes) – Double R – 11″294

2 comentários

  1. Claudio disse:

    Boa prova pra se assistir, dessa vez sim vi os dois brasileiros pilotando muito bem, o que não foi frequente na temporada da F3 Européia. Grande vitória do Félix da Costa, uma pena ter perdido o bonde da F1, tem nível para estar lá

  2. caio murilo disse:

    pedro piquet fez 9 ultrapassagens,blza, grande progresso,acredito que o segundo ano será melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>