GP de Macau de Fórmula 3: Russell conquista pole e Câmara é 4º

20161118.921T
Quarto no grid para a corrida classificatória, Sérgio Sette Câmara busca a vitória no GP de Macau de Fórmula 3

RIO DE JANEIRO – Terceiro colocado do recém-encerrado Campeonato Europeu de Fórmula 3, o britânico George Russell é o pole position para a corrida classificatória do Grande Prêmio de Macau, disputado pela 63ª vez em sua história no Circuito da Guia. O piloto de 18 anos fez, numa volta voadora a bordo do Dallara Mercedes #8 da também britânica Hitech GP, o tempo de 2’10″100, superando por 0″370 o compatriota Callum Ilott (Van Amersfoort Racing), que fora o mais rápido no último treino livre que antecedeu a definição do grid que terá 29 pilotos na pista de 6,2 km de extensão.

Antônio Félix da Costa foi o mais rápido na véspera, mas acabou relegado à 3ª posição: o português divide a segunda fila com um de seus companheiros de equipe – o brasileiro Sérgio Sette Câmara. O recordista da volta no circuito de Macau fez um ótimo treino e garantiu o quarto lugar, com a marca de 2’10″716. Câmara superou por apenas 0″015 o japonês Kenta Yamashita (T-Sport), com seu Dallara Tomei. A equipe de Trevor Carlin terá três carros entre os seis primeiros do grid, pois Jake Hughes fez o 6º melhor tempo.

O treino classificatório foi interrompido por nada menos que três bandeiras vermelhas. E os pilotos da equipe dominante na Fórmula 3 europeia ficaram devendo: a SJM Theodore by Prema Racing apresenta Maxmilian Günther e o atual vencedor da prova, Felix Rosenqvist, dividindo a quarta fila do pelotão. Nick Cassidy completa o top 10 ao lado do estreante em Macau Lando Norris.

Outro dos pilotos atrapalhados pelas interrupções por acidentes foi Pedro Piquet: em sua estreia no perigoso circuito urbano, o brasileiro da Van Amersfoort Racing larga somente da 21ª posição, com 2’12″609. Ele melhorou muito pouco em relação ao primeiro treino, considerando que os incidentes o impediram de ir mais além no grid.

“A classificação foi uma pena. Minha melhor volta foi 2min12s6 e numa das voltas que deu bandeira vermelha eu tinha feito 2min12s1 e outra volta estava um segundo abaixo, era para virar 2min11s e alguma coisa, deu bandeira vermelha de novo. A gente ficou um pouco mais para trás do que deveria, que seria classificar perto do décimo lugar. Talvez chova, então vamos tentar ganhar posições para a corrida de domingo”, explicou Pedro, lembrando que o grid da segunda bateria é definido pelo resultado da primeira.

A prova classificatória terá 10 voltas apenas e a largada será às 13h50 pelo horário de Macau, 3h50 da madrugada pelo horário de Brasília.

O grid completo:

1. fila
George Russell (Dallara-Mercedes) – Hitech – 2’10″100
Callum Ilott (Dallara-Mercedes) – VAR – 2’10″470
2. fila
Antonio Felix Da Costa (Dallara-VW) – Carlin – 2’10″501
Sergio Camara (Dallara-VW) – Carlin – 2’10″716
3. fila
Kenta Yamashita (Dallara-Tomei) – T Sport – 2’10″731
Jake Hughes (Dallara-VW) – Carlin – 2’10″776
4. fila
Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Prema – 2’10″996
Felix Rosenqvist (Dallara-Mercedes) – Prema – 2’11″054
5. fila
Lando Norris (Dallara-VW) – Carlin – 2’11″067
Nick Cassidy (Dallara-Mercedes) – Prema – 2’11″341
6. fila
Daniel Juncadella (Dallara-Mercedes) – Hitech – 2’11″470
Alexander Sims (Dallara-Mercedes) – Double R – 2’11″597
7. fila
Daniel Ticktum (Dallara-Mercedes) – Double R – 2’11″674
Anthoine Hubert (Dallara-Mercedes) – VAR – 2’11″751
8. fila
David Beckmann (Dallara-Mercedes) – Mucke – 2’11″775
Sam Macleod (Dallara-Mercedes) – Fortec – 2’11″799
9. fila
Arjun Maini (Dallara-VW) – Motopark – 2’11″871
Nikita Mazepin (Dallara-Mercedes) – Hitech – 2’11″987
10. fila
Joel Eriksson (Dallara-VW) – Motopark – 2’12″455
Guan Yu Zhou (Dallara-VW) – Motopark – 2’12″465
11. fila
Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) – VAR – 2’12″609
Tadasuke Makino (Dallara-Toda) – Toda – 2’12″838
12. fila
Ferdinand Habsburg (Dallara-Mercedes) – Fortec – 2’12″879
Chang Wing Chung (Dallara-NBE) – T Sport – 2’12″897
13. fila
Jann Mardenborough (Dallara-VW) – B Max – 2’13″673
Daiki Sasaki (Dallara-VW) – B Max – 2’13″772
14. fila
Ye Hong Li (Dallara-VW) – B Max – 2’14″012
Keyvan Andres (Dallara-Mercedes) – Mucke – 2’14″803
15. fila
Sho Tsuboi (Dallara-Toyota) – Tom’s – 2’14″868

Comentários