McLaren ganha títulos do CAMS Australian GT

30819512521_7c253089bc_b
A bordo do carro #37 do Team Darrell Lea, Klark Quinn faturou seu terceiro título de Grã-Turismo na Austrália

RIO DE JANEIRO – Se as coisas não vão bem na Fórmula 1, no Grã-Turismo a McLaren vai bem, obrigado: após ganhar o campeonato da série Blancpain Endurance com a equipe Garage 59, a marca voltou a levantar mais dois troféus com seu modelo 650S GT3, desta vez na Austrália. Com duas equipes diferentes, a McLaren ganhou o CAMS Australian GT nas divisões Sprint e Endurance, encerradas neste fim de semana em Highlands Motorsports Park, na Nova Zelândia.

No sábado, com duas provas de 60 minutos no formato Sprint, Klark Quinn levou o carro #37 da equipe Darrel Lea à conquista do seu terceiro título na competição, desbancando o alemão Christopher Mies da coroa de campeão da série. Com apenas 12 pontos de vantagem sobre Nathan Morcom, seu mais direto rival na briga pelo campeonato e também a bordo de um McLaren, Quinn foi simplesmente jogado para fora da pista na última volta da bateria #1. Morcom cruzou a meta em primeiro, mas não levou – foi desclassificado com inteira justiça e obrigado a largar do fim do grid na prova #2, o que praticamente enterrou as suas chances de lutar pelo título.

A vitória foi herdada pela Mercedes-AMG GT3 #222 de Craig Baird, da Scott Taylor Motorsport, seguido por Tony Quinn no Aston Martin V12 Vantage #7 e por Côme Ledogar no McLaren 650S #59 da Tekno Autosports, no qual o francês fez uma aparição como convidado.

Morcom não se deu por vencido e apesar da última posição no grid, fez uma primeira parte de corrida sensacional na prova #2. Chegou a ocupar a 3ª posição, mas após o pit stop compulsório caiu de rendimento, e no fim da corrida acabou na sétima. Com o título nas mãos, Klark Quinn estava na liderança após a entrada de um Safety Car, mas não ofereceu a menor resistência a Nathan Antunes, que venceu a última prova da temporada e tampouco a Craig Baird, que cruzou a meta em 2º lugar. O pódio e a terceira posição lhe bastaram e o piloto de 34 anos repetiu a façanha alcançada em 2012 e 2013.

30912633216_c437956078_b
Festa: com boa vantagem para os vice-líderes na pontuação, Nathan Morcom e Grant Denyer não se importaram com o 8º lugar em Highlands. E comemoraram o título do Australiano de GT na série de Endurance

No dia seguinte, Morcom se redimiu e em dupla com Grant Denyer conquistou o título da série Endurance do CAMS Australian GT com a McLaren 650S da Tekno Autosports, mesmo completando na 8ª posição a duas voltas dos vencedores Marc Almond/Craig Baird. Eles tinham 70 pontos de vantagem para John Martin/Duvaschen Padaychee, que sequer faziam parte do grid da rodada final em Highlands Motorsports Park, que contou com um total de 23 carros.

Greg Murphy/Tony Quinn, no Aston Martin V12 Vantage #7 do Team Darrell Lea, fizeram uma ótima corrida, com ritmo forte e consistente, para terminar em 2º lugar. Noutro Aston Martin, George e Andrew Miedecke completaram o pódio. A série de Endurance mostrou equilíbrio pelo menos entre os vencedores, já que foram quatro as duplas que venceram nos quatro eventos de provas longas, realizados em Phillip Island, Sydney Motorsports Park (Eastern Creek), Hampton Downs e, por último, em Highlands Motorsports Park.

Comentários