MENU

9 de novembro de 2016 - 11:37IMSA Weather Tech SportsCar Championship

Mercedes e Riley Motorsports: a nova parceria do IMSA Weather Tech SportsCar Championship

110816_MB_DIS_bc52350

Ben Keating e Jeroen Bleekemolen continuam juntos em 2017, mas com novo carro: sai o Dodge Viper e entra o espetacular Mercedes-AMG GT3

RIO DE JANEIRO - O que já vinha se ensaiando desde o ano passado finalmente se confirmou para 2017: a Mercedes-Benz chega à classe GT Daytona do IMSA Weather Tech SportsCar Championship. A parceria técnica entre Riley Motorsports e AMG está sacramentada e haverá não só uma, mas três Mercedes-AMG GT3 na pista a partir das 24h de Daytona.

As tratativas foram feitas por Bill Riley e Ben Keating junto a AMG Motorsports, o braço da Mercedes nas competições de Turismo e Grã-Turismo. Desde o início do segundo semestre o piloto buscava alternativas para uma participação full time com o time na próxima temporada, por conta do fim da homologação do Dodge Viper e o consequente fim do investimento do grupo Fiat na marca, cancelando primeiro o programa GTLM e consequentemente encerrando o apoio técnico e depois a produção em série do modelo.

Não obstante, havia outros interessados: Cooper MacNeil, insatisfeito com os boletins de equalização da GTD que sempre puniam os Porsche 911 GT3-R, caiu fora da equipe Alex Job Racing e já há algum tempo ele e seu pai Dave MacNeil, dono da Weather Tech, copatrocinadora da série IMSA de Endurance, buscavam um novo carro. Fizeram um treino em Hockenheim com a nova Mercedes, suficiente para o martelo ser batido. A alta demanda de clientes por conta do 1-2-3-4 nas 24h de Nürburgring deste ano também pesaram na decisão da montadora da estrela de três pontas em oficializar a parceria e a entrada da Mercedes-Benz na série IMSA, para também estabelecer um programa cliente dos germânicos no mercado de competição dos EUA.

110816_MB_DIS_bc52258

Cooper MacNeil e Gunnar Jeannette vão participar da próxima temporada com o carro #50 da AMG-Team Riley Motorsports, assistido pela Weather Tech, copatrocinadora da série IMSA

Assim, Ben Keating e seu fiel parceiro Jeroen Bleekemolen alinharão com o Mercedes-AMG GT3 #33 da AMG-Team Riley Motorsports e o #50, com a bandeira da Weather Tech Racing – mas assistido pela equipe – terá a bordo a dupla Cooper MacNeil/Gunnar Jeannette. O terceiro carro será da Sun Energy 1 Racing, do piloto da Nascar Kenny Habul: o australiano montou seu próprio esquema para fazer a temporada completa em 2017, igualmente com assistência da AMG-Team Riley Motorsports. O nome do seu companheiro para a temporada completa não foi ainda escolhido.

Para Bleekemolen, é apenas a continuidade de uma velha parceria. “Tenho grandes vitórias com carros da marca, em Nürburgring, Dubai e Abu Dhabi. E espero adicionar mais outras a essa lista nesse ano”, afirmou o holandês, que vai para o quarto ano junto a Ben Keating na série IMSA.

AMG_IMSA_2017_Group-728x436

No meio, o #75 da Sun Energy 1 Racing, do piloto Kenny Habul, que não tem ainda companheiro definido para a temporada 2017

Os três carros estarão no grid da 55ª edição das 24h de Daytona no fim de janeiro, mas somente um dos Mercedes-AMG GT3 estará na pista da Flórida para os testes coletivos de inverno marcados ainda para este ano. A expectativa é que no ROAR Before The Rolex todos os bólidos sejam vistos nos treinos de preparação para a abertura do próximo campeonato.

2 comentários

  1. luigi disse:

    Sera que não poderíamos ter uma esperança de um retorno da marca a LM P1 ,onde ela não costuma ter muita sorte ,só quando alinhou com um chassis Sauber ,parece que teve melhor sorte, 100% Mercedes não. Acho que na F 1 ela não tem que provar mais nada ,e como é sabido ,os arrotadores de normas irão fazer de tudo para prejudica-la e tirar sua hegemonia, como é costume quando uma equipe domina vários campeonatos seguidamente. (Tá na hora de pular fora ! e o W E C da mais visão a marca que ao piloto,e para um fabricante isto é que é fundamental.

  2. Al Unser Jr. disse:

    Sai um bicudo entra outro… menos bicudo mas igualmente espetacular.

    Que pena que a vibora foi…

    …. acho feia essa grade vertical da Merc, mas o importante é andar bem

    Slds

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>