sɐssǝʌɐ sà oãǝdɯɐɔ ɯn
RIO DE JANEIRO – Laurens Vanthoor é o novo campeão do FIA GT World Cup, uma das muitas provas que fez parte da programação do 63º GP de Macau de Fórmula 3.
Mas da forma mais insólita possível: após um acidente em que a vítima foi o próprio piloto!
O belga da equipe Audi WRT venceu no sábado a prova classificatória que definiu o grid da corrida de fundo. E ao abrir a 5ª volta de um total de 12 previstas, após uma relargada, acabou envolvido no acidente do vídeo abaixo.
Vanthoor tinha sido ultrapassado por Earl Bamber e no afã de superar o neozelandês do Porsche #911, acabou batendo no trecho de altíssima velocidade antes da curva Lisboa, de freada muito forte. Como vocês puderam ver, o carro foi catapultado no impacto e ficou de cabeça para baixo.
O acidente – um dos mais violentos da história do Circuito da Guia nas provas de Grã-Turismo – provocou a bandeira vermelha e a organização, devido à premência de tempo e as corridas que tinham que acontecer, principalmente o GP de Macau de F-3, decidiu interromper a disputa que teve somente quatro voltas computadas.
E assim Vanthoor tornou-se um campeão às avessas. Foi o primeiro título do piloto em Macau e a primeira vitória da Audi na pista desde os triunfos consecutivos do companheiro de equipe Edoardo Mortara.
Como valeram as posições da volta anterior ao acidente, Kévin Estre, com o outro Porsche 911 GT3-R do Team Manthey, levou o vice do FIA GT World Cup, seguido do campeão do ano passado, o alemão Maro Engel. Earl Bamber ficou mesmo com a 4ª colocação, seguido pelo Bentley Continental de Adderly Fong e por Renger Van der Zande no segundo Mercedes-AMG GT3.
O resultado do FIA GT World Cup:
1 – Laurens Vanthoor (Audi R8 LMS) – WRT – 4 voltas
2 – Kevin Estre (Porsche 911) – Manthey – 3″500
3 – Maro Engel (Mercedes AMG GT3) – Mercedes Driver Academy – 5″605
4 – Earl Bamber (Porsche 911) – Craft Bamboo – 6″878
5 – Adderly Fong (Bentley Continental) – Absolute – 7″365
6 – Renger Van Der Zande (Mercedes AMG GT3) – Mercedes Driver Academy – 10″492
7 – Nicky Catsburg (BMW M6 GT3) – Rowe – 12″508
8 – Fabian Plentz (Audi R8 LMS) – HCB – 14″486
9 – Mirko Bortolotti (Lamborghini Huracan) – FFF – 16″396
10 – Congfu Cheng (Audi R8 LMS) – Absolute – 18″384
Que pancada, regra meio injusta nesse caso né, quem provocou a bandeira vermelha foi o principal beneficiado por ela.
Caro Rodrigo,
Estas corridas de Macau são bem interessantes, o circuito idem.
Vários brasileiros já ganharam lá na F3.
Por qual razão não há transmissão de TV para o Brasil?
Já houve ou há planos do Fox sports para transmiti-las?
Marcio, existe uma questão de negociação de direitos e não sei se os canais Fox Sports transmitem o evento noutros países. Quanto aos planos, nunca houve.