“Walk This Way”

RIO DE JANEIRO – Há trinta anos, o Aerosmith patinava no ostracismo da cena musical. O grupo, fundado quinze anos antes, lançara em 1985 um bom disco – mas que fracassou nas vendas. A fórmula de sucesso do passado parecia ter ficado para trás.

Mas havia quem ainda se lembrasse de Steven Tyler, o vocalista. E também do guitarrista Joe Terry, que deixara a banda em 1979, após sua enésima briga com Tyler. Reconciliados, eles toparam participar de um clip que seria um marco do crossover entre rock and roll e rap.

O Run DMC dos rappers Jam-Master Jay (Jason Mizell), DJ Run (Joseph Simons) e DMC (Darryl McDaniels) surgia com muito sucesso na cena do hip hop e já tinha dois álbuns lançados quando Russell Simmons e Rick Rubin produziram em 1986 o lendário Raising Hell, terceiro trabalho do grupo. Rubin, que transitava com desenvoltura entre os roqueiros e os rappers, deu a ideia de convidar Tyler e Terry para gravar com o Run DMC uma nova versão de “Walk This Way”.

A sugestão foi bem recebida. Lançada em 1975 como single e incluída no terceiro disco do Aerosmith, “Walk This Way” era perfeita para o que Rubin, Simmons e o Run DMC queriam: provar que rock e rap podiam e deviam caminhar juntos – e na verdade, os rappers já eram pioneiros nessa mistura, lançando “Rock Box” como single do primeiro álbum, de 1984, seguindo essa fórmula.

Deu certo: “Walk This Way” levou o Run DMC ao top 5 do Hot 100 da Billboard. Nunca um grupo de rap conseguira chegar tão longe quanto eles. Tyler e Perry também tiveram muito o que agradecer a Simmons, Rubin e aos rapazes do grupo de rap, já que o Aerosmith voltou à cena musical, com uma coletânea de clássicos lançada naquele mesmo ano, e a partir daí o grupo retomou com força a escalada de sucessos.

E cabe lembrar que o Beastie Boys – que começou como um grupo de hardcore antes de se transformar num ícone da cena rap (e só com brancos!) – lançou ao fim daquele mesmo ano de 1986 o seminal Licensed To Ill, celebrado como um dos maiores álbuns de estreia da história da música.

Com vocês, “Walk This Way” no clip da semana.

Comentários