A BOMBA DO ANO!

nintchdbpict000285131010
Há cinco dias atrás, Nico Rosberg era a imagem da alegria e o mundo inteiro não sabia que a cabeça dele já maquinava a decisão tomada nesta sexta-feira: aos 31 anos, o campeão mundial de Fórmula 1 resolveu pôr um ponto final em sua carreira no automobilismo

RIO DE JANEIRO – Um dia, Keke Rosberg chegou a seu filho e lhe disse o seguinte.

“Todo piloto de Fórmula 1 tem que ter em mente três objetivos. Conquistar a primeira vitória é o inicial. Depois, ganhar o GP de Mônaco. E por fim, ser campeão do mundo.”

Keke e Nico Rosberg têm isso em comum.

Mas o alemão recém-coroado campeão mundial no último domingo surpreendeu a todos. Por essa ninguém esperava: aos 31 anos, Nico Rosberg se despede do automobilismo com um título mundial no currículo.

A decisão, segundo eu soube, foi tomada pelo próprio piloto após a conquista do campeonato no GP de Abu Dhabi. Logo após a corrida, ele deve ter refletido e pensado acerca das palavras de seu pai. O comunicado abaixo, em inglês, reflete exatamente o que eu acho de tudo isso. Nico se cansou. E antes que a Fórmula 1 se cansasse dele, resolveu se retirar das pistas.

PRINT-ROSBERG

À aposentadoria prematura, seguiu o choque do mundo inteiro. Muitos achando que era dia da mentira em algum lugar do mundo. Mas, me desculpem: acho que jornalistas como Jonathan Noble, Andrew Benson e Joe Saward não arriscariam o prestígio de todos eles publicando uma falácia. Nem a Autosport britânica.

E aí a Silly Season para 2017 ganha um ingrediente que é pura nitroglicerina. Abre-se uma vaga inesperada e logo a de um campeão do mundo, que sai por cima e com o respeito de seus pares. Seu agora ex-chefe Toto Wolff qualificou a atitude de Rosberg como “grandiosa”. O campeão do WEC Marc Lieb e o tetracampeão da Nascar Jeff Gordon também se manifestaram dizendo que Nico tem agora uma vida inteira para curtir pela frente, com a família.

A Mercedes-Benz, a partir de agora, tem a espinhosa missão de escolher um substituto à altura das expectativas do time.

Opções no mercado? Bem… eu até poderia dizer que Papai Noel chegou mais cedo na residência do Pascal Wehrlein. Talvez nada nessa vida aconteça por acaso e a essa altura o Esteban Ocon, outro piloto apadrinhado pela Mercedes, pode estar rilhando os dentes de raiva por estar na Force India. Só que Wehrlein, do alto dos seus 22 anos, por mais promissor que seja, ainda é uma aposta. Se a marca da estrela de três pontas está disposta a prevalecer na categoria por mais tempo, ela tem opções em qualquer uma das outras equipes – Fernando Alonso, Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo, Max Verstappen e até Valtteri Bottas.

Mas será que é isso que Toto Wolff e Niki Lauda querem?

Será que é isso mesmo que Lewis Hamilton quer contra si por mais tempo?

O fato é que Nico Rosberg encerra sua carreira com 206 GPs disputados por apenas duas equipes – Williams e Mercedes-Benz – com 23 vitórias, 30 pole positions, 20 recordes de volta em prova, 57 pódios e o título mundial de 2016.

O alemão é o segundo campeão mais jovem a se aposentar imediatamente após a conquista de um título – Mike Hawthorn tinha 29 anos quando saiu de cena em 1958. O britânico era portador de uma doença renal e por isso foi obrigado a parar, embora a morte o tenha levado antes em janeiro de 1959 num acidente de carro. E cronologicamente, Rosberg é o terceiro campeão mundial mais jovem a abandonar a Fórmula 1: Jody Scheckter levou o título em 1979 aos 29 anos e no ano seguinte, aos 30, após cumprir seu último ano de contrato com a Ferrari, retirou-se definitivamente do esporte.

Leitores, agora é com vocês.

Comentários

  • Conhecendo os Norma DIN ( Alemães ), com certeza será um Norma DIN que ocupará o banco do carro…

    A vaga para ” Não Norma DIN” ainda tem dono.

    Já imaginaram se apontam o dedo para o NASR?

    Bomba por bomba, vai que reviram as mesas todas…

    E se convidarem o Massa? hehehe

    Aposto no Alonso por “carro competitivo”…

    hehehehe

  • Provavelmente será um apadrinhado da Mercedes, Werhlein talvez… não creio que Toto e Niki vão querer passar por apuros com seus pilotos trazendo um peixe grande para bater de frente com o Hamilton (infelizmente)! No fim das contas será até um alívio para os mandatários da equipe e a grande chance para o inglês engatar mais alguns títulos (se a equipe se manter na ponta, claro).

  • Rapaz, que bomba!!! Da noite pro dia aparece uma vaga na melhor equipe e no melhor carro…
    Agora é ver qual será a idéia do Wollf e do Lauda pra vaga: bancam um potencial piloto que está sob a asa deles (Wehlein ou até o Ocon, tirando-o da Force India) ou algum bom de braço do atual grid que peite numa boa o Hamilton mas será que a Mercedes topa pagar a multa pra ter Alonso, Vettel, Ricciardo ou até o Verstappen ou o Bottas para o inglês não achar que vai ser o macho-alfa dominante?? O Nasr até pode ser dar bem nessa, mas não acredito que será ele o escolhido… Não descartaria a “desaposentadoria” do Button ou a do Massa, pois lembrando que teremos regulamento novo e carros diferentes ano que vem e os dois velhinhos não podem ser desprezados no tocante a acertar carros… O Button, apesar de não correr ano que vem, ainda está sob contrato com a McLaren, salvo engano. Então, o bom e velho Massa, que está livre e solto, seria minha aposta na parada…
    Agora, todo mundo de olho no Nikki e no Toto…

  • Grande Nico. Superou todos e realizou seu sonho. Talvez não tenha aquele brilho natural, mas raça e dedicação nunca faltou. Esse cara merece respeito.

    Já a Mercedes procurava um tal de paz interna, não lembram? Acho que o outro piloto vai ser literalmente um segundo piloto. Mas, isso não vai impedir de Alonso e Vettel pagar uma janta para o Wolf. kkkkk

  • Que bomba, hein?!?!? Acho que o Nico fez muito bem. Segundo ele mesmo, não estava mais a fim de repetir todos os sacrifícios e esforços que fez no último ano e meio prá conseguir ser campeão. Chegou lá, tentar mais o quê? Pragmatismo germânico. Ao contrário de outro alemão, o Schumacher, que era viciado em adrenalina e competição era a prioridade única, o Nico tem outros interesses, resolveu que já deu, ótimo, sua prioridade será curtir a vida.
    Quanto ao sucessor, acho que a Mercedes também será pragmática. Wehrlein na cabeça.

  • Não vou nem comentar a decisão de Nico: é uma escolha pessoal, quem sou eu para dizer seja o que for? Apenas lamentarei a sua ausência.
    Quanto ao seu sucessor, não acredito que seja Pascal “Como se atrevem a não escolher eu?” Wehrlein. Se a Force India não o quis, preferindo o bem mais promissor Esteban Ocon, porque a Mercedes haveria de querer? E quem pensa que ele seria um fiel e obediente 2º piloto para Lewis, está muito enganado: modéstia é coisa que o garoto não tem e. além do mais, a Mercedes precisa de um piloto experiente pois ano que vem não vai ser fácil. Quem, então? Ferrari e Red Bull não vão abrir mão de seus pilotos (porque iriam enfraquecer suas chances e, ao mesmo tempo, aumentar as da Mercedes?) e não acredito que Toto queira Alonso: seria ótimo para a F1, mas péssimo para a equipa. Se com Rosberg a briga foi feia, como seria com o orgulhoso espanhol? Não, meu dinheiro vai para Sergio Perez

  • Apostaria no Alonso, com o Button “desaposentando”. Hamilton e Alonso daria uma dupla “explosiva”. Mas se a Mercedes pensar mais à frente, tentaria tirar o Verstappen da Red Bull (o que daria uma dupla sensacional), que poderia “elevar” o Sainz e o Gasly ficaria com a vaga na Toro Rosso. Viajando mais um pouco, se contratassem o Vettel (será que o tetracampeão toparia enfrentar o Hamilton?), a Ferrari poderia tirar o Perez da Force India, que poderia contratar o Nasr (talvez com o dedo do Ecclestone).
    Mas, acho que a Mercedes não arriscará e colocará o Wehrlein.

  • um amigo me ligou pela manhã , n acreditei,acessei imediatamente a net pra vê,esse ano os acontecimentos foram demais,aposentadoria de massa e button,especulacões de quem vai pra renault,forc india,williams ,as milhares de notícias de nasr,gp do brasil sai ou fica, venda da formula 01, mudança no treino classificatório, polêmica do halo e agora essa notícia de nico,respeito a decisão,com certeza está feliz.

  • bom,se eles quiserem alguém com experiência e sem contrato tudo fica MASSA,se quiserem uma um piloto novo ,da casa e sem contrato wehrlein,se quiserem confusão alonso,vovo conselheiro barrichello,,perder mundial de construtores gutierrez,sonho momentâneo button,romper um contrato fácil ocon,gastar um dinheiro razoável para romper contrato bottas,gastar muito dinheiro para romper contrato ricciardo,resta saber o que eles querem,como torcedor queria massa, mas analisando os fatos aposto em bottas,mas na formula 01 tudo pode acontecer.

  • Torci durante toda a temporada para o Nico, seria ´timo se continuasse, mas é compreensível a sua atitude. Seria legal ter alguém no nível de Hamilton, espero que assim seja.

  • Tem tudo pra ser o Wehrlein. O Hamilton não vai querer alguém lhe “desafiando”. Isso se a Mercedes não se encher de suas frescurices!

  • Respeitando as diferenças de opinião mas. . .
    Massa?!?!?!
    Nasr?!?!?!
    Fala sério, pessoal!
    Vocês só podem estar de brincadeira!
    Outra coisa, quem garante que ano que vem, regras novas, as Mercedes permanecerão dominantes?
    Nico fez o certo, pesou os prós e contras, identificou que esse ano era “ou vai ou racha” acabou “fondo” como disse aquele jogador de futebol e agora vai pra galera comemorar e curtir a vida, liberto dessa pressão toda.
    PS: queria o Alonso na vaga. . .duvido que aconteça, pena.

  • Parabéns ao Nico. Sempre torci pelo seu titulo, sabia que apesar da grandeza do rival, ele tinha condições e talento para tal. Se continuasse com certeza outras vitórias viriam. Agora é curtir a família, e isso é salutar e necessário.

  • Isso não foi uma surpresa para mim.
    Eu sabia que, no fundo do coração dele, ele já está satisfeito com a maior conquista da carreira.
    É um direito dele se aposentar na hora que ele mesmo achar melhor para si e para a família dele.
    Só nos restar lhe dar parabéns e desejar a boa sorte na nova fase da vida dele.
    Abraços.