Action Express comanda últimos treinos de 2016 em Daytona

imsa-daytona-test-december-2016-027
O novo Cadillac DPi-V.R da Action Express Racing fez seu primeiro treino pra valer e já foi o mais rápido nos testes coletivos da IMSA em Daytona

RIO DE JANEIRO – Um total de 29 carros participou dos treinos coletivos da IMSA na última atividade das equipes neste ano de 2016. Já é tempo de preparação para a próxima temporada do Weather Tech SportsCar Championship e vários dos novos carros foram vistos terça e quarta-feira no Daytona International Speedway numa avant-première do ROAR Before The Rolex 24, o treino extra-oficial que deve reunir no início de janeiro praticamente todas as equipes e pilotos que deverão participar das 24h de Daytona, abertura do campeonato de 2017 no último fim de semana daquele mês.

Com o novo Cadillac DPi-V.R já decorado com o visual de guerra para o próximo ano, Dane Cameron foi o piloto mais rápido ao longo dos dois dias de testes. Campeão da última temporada ao lado de Eric Curran, ele marcou 1’37″797 e foi 0″356 mais rápido que o português João Barbosa, que treinou no outro carro da Action Express Racing. Ricky Taylor foi o 3º mais rápido, a 0″727 da melhor volta dos testes.

Quatro protótipos DPi dos sete prometidos para 2017 andaram nos dois dias de treinos e o Mazda RT24-P da Mazda Motorsports ficou a 1″856 da melhor volta, com Tristan Nunez. O novo Riley MK30 Gibson LMP2 da Visit Florida.com/Spirit of Daytona fez seu primeiro treino para valer e o carro percorreu 81 voltas, alternando com alguns probleminhas – normais para um bólido novo. Marc Goossens marcou 1’39″804.

imsa-daytona-test-december-2016-060
O novo Porsche 911 GTE foi a grande atração entre os carros da categoria GTLM. Os alemães estreiam a configuração de motor central-traseiro exatamente nas 24h de Daytona

Sem nenhum dos Prototype Challenge na pista, veio o 6º tempo geral com um Ford GT da equipe de Chip Ganassi: Richard Westbrook rodou em 1’45″405, numa diferença de somente 0″037 para o Corvette C7-R tripulado por Antonio Garcia em sua volta mais rápida nos treinos em Daytona. Dirk Müller foi o 3º a bordo do outro Ford da CGR – que terá quatro carros na abertura do campeonato, incluindo os dois do WEC. Toni Vilander fez o quarto tempo com a única Ferrari 488 GTE presente e inscrita pela Risi Competizione.

O novo Porsche 911 GTE fez seu primeiro treino para valer na Flórida e o melhor tempo foi 1’45″759, com Patrick Pilet. Ao todo, o carro #911 deu 207 voltas nos dois dias de testes e o #912 revezado entre o recém-chegado Laurens Vanthoor e o dinamarquês Michael Christensen percorreu 183 voltas. Ainda estão um pouco longe da concorrência, mas é questão de tempo para que o “novo” carro do construtor de Weissach esteja no ponto para brigar com as rivais de categoria na GTLM.

imsa-daytona-test-december-2016-026
Connor de Philippi e Christopher Mies se revezaram ao volante do Audi #29 e o alemão foi o mais rápido entre os pilotos da classe GTD em Daytona

Entre os GTD que participaram em quorum bastante numeroso – foram 16 carros presentes no total – o Audi R8 LMS da Montaplast by Land Motorsport, que já participara dos treinos de novembro, deu as cartas com Christopher Mies marcando 1’46″621, 0″336 mais veloz que o Lamborghini Huracán da Dream Racing, que foi a boa surpresa dos treinos desta vez. Matt Bell fez o 3º melhor tempo com outro Audi R8 LMS – este inscrito pela Stevenson Motorsports e Fabio Babini, com o Lamborghini da Ebimotors, foi o quarto.

Dos carros novos na série, o Mercedes-AMG GT3 foi o que melhor se saiu: 5º tempo com o holandês Jeroen Bleekemolen a bordo do carro #33 da equipe Riley Technologies-AMG. O Acura NSX-GT3 destacou-se nas mãos de Andy Lally, que cravou a marca de 1’47″713, enquanto o Lexus RC-F GT3 ficou com a décima-primeira posição nas mãos de Jack Hawksworth, um dos pilotos contratados para toda a temporada.

A expectativa é que a GTD reúna um plantel perto de 30 carros na primeira prova do ano, já que muitas equipes de fora dos EUA ou mesmo daquele país, como a Alegra Motorsports, se interessaram em disputar aquela que é a principal corrida longa do Weather Tech SportsCar Championship. A lista de participantes do ROAR Before The Rolex 24 deve ser divulgada em breve e aí sim teremos um real panorama de quantos bólidos teremos na abertura do campeonato.

Comentários