MENU

4 de dezembro de 2016 - 08:48Asian Le Mans Series

AsLMS, 4h de Fuji: Race Performance vence de novo no Japão

Race-Performance-2016-AsLMS-Fuji

Com o Monte Fuji ao fundo: o Oreca #8 de Struan Moore/Giorgio Maggi/Fabien Schiller deu as cartas novamente no circuito japonês e venceu a 2ª etapa do Asian Le Mans Series

RIO DE JANEIRO - Atual campeã no Asian Le Mans Series (AsLMS) na categoria LMP2, a equipe suíça Race Performance teve uma bela recompensa neste domingo após abandonar na prova de abertura da temporada em Zhuhai. O time de Michel Frey venceu as 4h de Fuji, 2ª etapa do campeonato 2016/2017, contando para isso com um excelente desempenho de seu trio de pilotos formado por Struan Moore, Giorgio Maggi e pelo estreante Fabien Schiller, que teve atuação bastante destacada.

O Oreca 03R Judd do trio completou 138 voltas no total, abrindo uma de vantagem para os líderes do campeonato – a Jackie Chan DC Racing, vencedora na prova de abertura, chegou a liderar com Ho-Pin Tung na primeira hora sem ser ameaçada por absolutamente ninguém. Mas ao assumir em seu turno, Thomas Laurent perdeu terreno e a equipe chinesa não conseguiu mais descontar a diferença. Apesar desse contratempo, Gustavo Menezes e Ho-Pin Tung lideram o campeonato em sua categoria com 44 pontos.

Pole position, a Algarve Pro Racing não soube capitalizar tamanha performance nos treinos, uma vez que equivocou-se na estratégia ao colocar Michael Munnemann na largada. Quando Andrea Roda e Andrea Pizzitola assumiram, já era tarde: o Ligier JS P2 Nissan acabou mesmo na 3ª posição, a 50 segundos do #35 da Jackie Chan. Pior se saiu o #24 da equipe lusa, que perdeu duas voltas também pelo erro de estratégia em abrir a prova com Tacksung Kim, o que levou o carro a ficar apenas em quarto.

Asia Le Mans Series

A Tockwith Motorsports assumiu a liderança entre as equipes na LMP3 com a vitória nas 4h de Fuji

Na subclasse LMP3, a equipe britânica Tockwith Motorsports conquistou sua primeira vitória desde que entrou nas competições de Endurance na segunda metade do ano. Nigel Moore e Phil Hanson levaram o Ligier JS P3 do time ao 6º lugar na classificação geral, com quase 40 segundos de vantagem para Miro Konopka/Darren Burke/Mike Simpson, da ARC Bratislava, que alinharam um Ginetta LMP3. O pódio foi completado por David Cheng/James Winslow/Hiroki Yoshida, que perderam três voltas em relação aos adversários.

O nível técnico da categoria esteve um pouco abaixo do esperado e alguns carros ficaram pelo caminho: o #85 de Hanss Lin/Shaun Thong perdeu uma roda na última hora da disputa. E o ADESS 03 da equipe finlandesa PS Racing inclusive nem completou a primeira volta – provocando uma entrada do Safety Car na pista. Com a vitória em Fuji, Moore e Hanson assumem a liderança do campeonato com 44 pontos, quatro à frente da dupla David Cheng/James Winslow.

DH-Racing-Ferrari-AsLMS-2016-Fuji

O 5º lugar na geral deu à trinca Matthieu Vaxivière/Stéphane Lemeret/Michele Rugolo o primeiro lugar entre os modelos da classe dos Grã-Turismo

E na classe dos Grã-Turismo, a DH Racing chegou ao topo do pódio numa prova sólida do trio Stéphane Lemeret/Matthieu Vaxivière/Michele Rugolo, que conquistou um excepcional 5º posto na classificação geral, com uma volta de vantagem para a Ferrari pole position do trio Anthony Liu Xu/Davide Rizzo/Alessandro Pier Guidi. A BMW M6 GT3 do Team AAI com Jun San Chen/Ollie Milroy/Philipp Eng completou o pódio. Dos 13 carros inscritos, só dois ficaram pelo caminho – a outra BMW do Team AAI, coitada, nem largou. A Ferrari #38 da Spirit of Race deixou a disputa com apenas 25 voltas completadas. O único Porsche 911 GT3 Cup inscrito pela TKS Racing recebeu a quadriculada como o 22º – e último – colocado.

Assim, o campeonato entre os pilotos da GT apresenta Michele Rugolo na dianteira com 37 pontos somados, dez à frente de Kei Cozzolino e Yuhi Sekiguchi, dupla da VS Racing. Rui Águas/Nasrat Muzayyin/Marco Cioci somam os mesmos 26 pontos da vitória na primeira prova e a 4ª posição tem Vaxivière e Lemeret com 25. Mok Weng Sun/Keita Sawa/Matt Griffin completam os cinco primeiros na tabela, com 24 pontos.

A 3ª etapa da temporada 2016/2017 acontece no dia 8 de janeiro, no circuito tailandês Buriram International, que neste ano recebeu um excelente público para acompanhar a primeira prova do AsLMS disputada naquele território.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>