Fim da novela: Ogier é da Ford!

e74bfbb10889e730d8578c44918e685d
De como um bate-papo despretensioso se transforma em realidade: Sébastien Ogier assinou com a M-Sport e vai de Ford na próxima temporada do WRC, o Campeonato Mundial de Rali (Foto: Autosport/Reprodução)

RIO DE JANEIRO – Acabou o sufoco, faltando quatro dias para a divulgação oficial dos inscritos para o próximo ano: o tetracampeão do Mundial de Rali (WRC) não está mais a pé. Sébastien Ogier foi anunciado nesta segunda-feira como o novo piloto da equipe Ford M-Sport para a temporada 2017, cujo carro foi apresentado sexta-feira passada. Após testar o Fiesta construído dentro do novo regulamento e o Toyota Yaris, o francês e Malcolm Wilson chegaram a um acordo e após dominar os últimos quatro anos da competição defendendo a Volkswagen, o piloto de 32 anos – que completa 33 no próximo dia 17 – tentará o penta defendendo a marca do oval azul de Detroit.

Ogier e seu navegador Julien Ingrassia não serão as únicas novidades da M-Sport para 2017: a equipe muda 100% do seu lineup, pois Ott Tanak e Raigo Molder, que fizeram uma temporada bastante positiva a bordo do Ford Fiesta da Drive DMACK ganharam uma chance para dividir a equipe com os franceses. Sendo assim, Eric Camilli e Mads Østberg não regressam para o campeonato do ano que vem via M-Sport.

E as vagas vão rareando: nesta terça-feira, o galês Elfyn Evans deve assinar contrato para voltar ao WRC na turma de cima pela equipe Drive DMACK, dificultando a vida do vice-campeão Andreas Mikkelsen. A Toyota não oficializou nada ainda, mas Jari-Matti Latvala e Esapekka Lappi devem mesmo ser os pilotos que se juntam a Juho Hänninen na primeira temporada da Toyota na modalidade após 18 anos de ausência.

“Temos uma nova geração de carros do WRC – e uma nova equipe”, frisou Ogier. “Certamente é um momento emocionante. É engraçado pensar que eu estava sentado com Malcolm (Wilson) há algumas semanas atrás e eu disse que seria bom trabalhar com ele um dia. Não tinha ideia que aconteceria tão rápido! Mas aqui estamos nós. Estou ansioso para trabalhar com a M-Sport e temos o objetivo de estar no lugar mais alto do pódio”, comentou o tetracampeão.

O desafio será um dos mais espinhosos: a Ford não vence qualquer Rali válido pelo Mundial desde 2012. Mas como entra em vigor um novo regulamento, não existe favoritismo algum de marca nenhuma no início do campeonato. E já no Rali de Monte-Carlo, o primeiro do próximo ano, certamente teremos muitas surpresas…

Comentários