IMSA confirma 28 carros para mais um treino coletivo em Daytona

111516_IMSAtest_DIS_bc54448
O novo Mercedes-AMG GT3 da SunEnergy1 Racing e da trinca Kenny Habul/Boris Said/Tristan Vautier volta à pista de Daytona para mais uma sessão de testes – mais numerosa em inscritos que a primeira de novembro (Foto: John Dagys/Sportscar365.com)

RIO DE JANEIRO – A International Motor Sports Association (IMSA) divulgou hoje a lista de inscritos para os dois dias de testes coletivos marcados para a próxima semana (terça 13 e quarta 14) no Daytona International Speedway, na Flórida. Vinte e oito bólidos foram confirmados e três das quatro classes que compõem o Weather Tech SportsCar Championship estarão na pista, com destaque para a estreia de quatro dos sete prometidos Daytona Prototype International (DPi).

A tricampeã Action Express Racing levará seus dois Cadillac DPi-V.R concebidos com a base do Dallara, para seus pilotos já inscritos para 2017, mais o português Filipe Albuquerque – praticamente assegurado a bordo do carro #5 para a prova inaugural da temporada em fins de janeiro, ao lado de João Barbosa e Christian Fittipaldi. O terceiro Cadillac confirmado para a próxima temporada também estará na pista com a Wayne Taylor Racing.

O outro DPi é um dos dois Mazda RT24-P, que será revezado por cinco pilotos, entre eles Spencer Pigot, que não é um dos titulares para o próximo ano e deve fazer parte do time nas provas de Daytona e Sebring, pelo menos. E fechando o plantel de cinco inscritos da Prototype está o Multimatic Riley MK30 da Visit Florida.com/Spirit of Daytona, que fará sua primeira aparição extra-oficial com Renger Van der Zande e Marc Goossens – a nova dupla titular.

Oito carros da GTLM vão treinar na próxima semana: a Corvette anunciou hoje a renovação de seus quatro pilotos titulares, dando a chance assim a Oliver Gavin/Tommy Milner defenderem o título conquistado neste ano. Marcel Fässler e Mike Rockenfeller devem repetir 2016 e reforçar a equipe nas 24h de Daytona. A BMW vai com um carro – o #25 terá John Edwards a bordo junto a Martin Tomczyk e Bruno Spengler. Nesta sexta-feira saberemos qual será a dupla titular deste bólido, já que o #19 terá Bill Auberlen e Alexander Sims como pilotos fixos.

A Risi Competizione confirmou a participação de sua Ferrari 488 GTE – o único piloto até agora é Toni Vilander. A Ford Chip Ganassi Racing anunciou dois carros e cinco nomes para guiar o Ford GT EcoBoost – um deles o piloto de Fórmula Indy Scott Dixon. O novo Porsche 911 GTE faz seu primeiro teste em público, já com Laurens Vanthoor e Dirk Werner defendendo a casa de Weissach ao lado de Patrick Pilet e Michael Christensen.

Mais da metade dos inscritos – quinze, ao todo – é da classe GTD, que deverá responder por maioria absoluta no grid das 24h de Daytona. Treze equipes e sete construtores estarão na pista da Flórida durante os dois dias de treinos coletivos. A Audi é representada pela Stevenson Motorsports, com um carro inscrito para Matt Bell e Lawson Aschenbach e a Montaplast-Land Motorsport reaparece para fazer mais quilometragem com o #29 de Connor de Philippi e Christopher Mies.

Quatro dos muitos Lamborghini Huracán confirmados na abertura do campeonato vão para os testes: a austríaca GRT Grässer Racing Team vai andar com Rolf Ineichen/Christian Engelhart/Mirko Bortolotti/Ezequiel Pérez Companc – usando o carro #11 pertencente à Change Racing. Também testará a Konrad Motorsport – com Lance Willsey, Denis Trebing e Franz Konrad; a Ebimotors que inscreve Emanuele Busnelli/Fabio Babini e a Dream Racing testa com Lawrence De George/Cédric Sbirrazzuoli/Raffaele Gianmaria.

A 3GT Racing leva o seu Lexus para ser revezado por Scott Pruett/Sage Karam/Robert Alon/Jack Hawksworth – confirmados como os pilotos titulares para 2017. Os três Mercedes-AMG GT3 confirmados para as 24h de Daytona vão treinar mais uma vez em Daytona e quem fará a primeira aparição a bordo do carro #50 é o campeão do International V8 Supercars Shane Van Gisbergen. Christina Nielsen e Alessandro Balzan – campeões da categoria neste ano – foram inscritos pela Scuderia Corsa para treinar com a Ferrari 488 GT3 e a Michael Shank Racing confirmou seus dois Acura NSX-GT3 – um deles terá o brasileiro Oswaldo Negri.

Fechando o plantel da GTD, dois Porsche 911 GT3-R – um deles, surpreendentemente, da Manthey Racing, equipe alemã que vai representar de novo a Porsche no WEC. O carro #59 terá Hari Proczyk/Steve Smith/Reinhold Renger/Nils Reimer. A CORE Autosport volta à pista da Flórida para ganhar expertise a bordo do #54 de Jonathan Bennett/Colin Braun.

Comentários