IMSA Weather Tech SportsCar Championship – Silly Season, parte II (atualizada)

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A grande novidade para 2017 é a estreia do Porsche 911 GTE com motor central-traseiro na classe GTLM do IMSA Weather Tech SportsCar Championship

RIO DE JANEIRO – O blog A Mil Por Hora segue com a análise atualizada do panorama das equipes do IMSA Weather Tech SportsCar Championship para a temporada 2017. Agora, vamos dissecar a classe GTLM – que deve ter os mesmos construtores e equipes que disputaram o campeonato neste ano.

A principal classe de Grã-Turismo, com seu regulamento seguindo os preceitos ACO/FIA, se bem que a BMW tem o único carro homologado pela IMSA e não eleito para disputar provas fora dos EUA, o que deixará de acontecer em 2018, com a volta da marca bávara ao WEC e às 24h de Le Mans, deve apresentar mais uma disputa acirrada entre os construtores locais. Ford e Corvette travaram uma renhida batalha pelo título, ganho pela marca da gravatinha. Mas a Porsche segue com seu esquema oficial e com carro novo, com motor central e não totalmente traseiro – já apresentado pela marca de Weissach. A Ferrari seguirá com seus times clientes e Bobby Rahal continua como representante BMW na série.

Para as 24h de Daytona e 12h de Sebring, as duas primeiras provas da temporada estadunidense, eventualmente poderá haver outras equipes envolvidas. De imediato, vamos ao possível panorama de times e carros proposto para o IWSC e demais provas em 2017.

Corvette Racing (2 carros – confirmados)

A mais tradicional das equipes de Grã-Turismo dos EUA venceu neste ano uma luta titânica contra a Ford e seu novo GT EcoBoost, levando Oliver Gavin/Tommy Milner ao título. Os pontos altos de uma grande campanha foram as épicas vitórias em Daytona – quem há de esquecer a histórica chegada em formação esquadrão? – e Sebring. Gary Pratt e Doug Fehan analisam a possibilidade de manter o mesmo equipamento, com algumas evoluções estruturais no chassi e de mecânica, para ganhar em desempenho e potência. Não houve mudanças no quadro de pilotos titulares. Marcel Fässler e Mike Rockenfeller, pilotos ligados à Audi, devem seguir colaborando com a Corvette nas provas longas como neste ano.

Carro: Chevrolet Corvette C7-R
Motor: Chevrolet LS5 5,5 litros V8
Pilotos: Jan Magnussen/Antonio Garcia (carro #3) e Oliver Gavin/Tommy Milner (carro #4)

Ford Chip Ganassi Racing (2 carros confirmados – 4 em Daytona)

No ano que marcou o retorno da Ford com esquema oficial de fábrica, a Chip Ganassi representou muito bem a marca do oval de Detroit e fez um ótimo trabalho com os dois GT EcoBoost. A dupla formada por Ryan Briscoe e Richard Westbrook lutou até o fim pelo título, mas eles acabaram capitulando ante a falta de confiabilidade do carro – o ponto nevrálgico de uma campanha muito positiva. A Ford cogita alinhar mais dois carros nas 24h de Daytona. Os pilotos oficiais deverão ser exatamente os mesmos para 2017. Tomara que Tony Kanaan tenha a oportunidade de estar numa das inscrições suplementares da equipe – muito embora essas inscrições pertençam ao time Ford do WEC, já que por “opção política” (aspas do próprio) ele não foi cogitado para nenhuma corrida de Endurance neste ano.

Carro: Ford GT
Motor: Ford EcoBoost 3,5 litros V6 biturbo
Pilotos: Joey Hand/Dirk Müller (carro #66) e Richard Westbrook/Ryan Briscoe (carro #67)

BMW Team RLL (2 carros – confirmados)

A participação da marca de Munique na IMSA em 2016 foi abaixo do esperado: os novos BMW M6 GTLM são muito bonitos, eram rápidos eventualmente, mas faltou confiabilidade em muitos momentos. O programa terá continuidade na próxima temporada e deve ter novidades. Lucas Luhr e Dirk Werner, por exemplo, estão fora para 2017: o canadense Kuno Wittmer, que colaborou só nas provas longas, tem chance de ser efetivado como titular. Martin Tomczyk, que deixou o DTM também está no páreo. Alexander Sims foi confirmado no único carro apresentado, que correrá com pintura especial nas 24h de Daytona. Augusto Farfus fez algumas corridas em 2016 e deve competir pelo menos em Sebring, Daytona e Petit Le Mans.

Carro: BMW M6 GTLM
Motor: BMW 4,4 litros V8 turbo
Pilotos: Bill Auberlen/Alexander Sims (carro #19) e Martin Tomczyk/John Edwards (carro #25)

Porsche North America (2 carros – confirmados)

A parceria entre a Porsche e a CORE Autosport foi renovada para mais um ano e a marca de Weissach segue firme na IMSA para a próxima temporada. O novo Porsche 911 GTE rompe com os conceitos que remontam ao Fusca e traz motor central-traseiro, melhorando centro de gravidade e distribuição de peso do carro. O motor segue o 6 cilindros flat 4 litros, decepcionando os que queriam uma unidade turbocomprimida. Dentro da pista, novidades: a volta de Dirk Werner e a contratação de Laurens Vanthoor para 2017. Os dois vão ser os pilotos fixos junto aos franceses Patrick Pilet e Kévin Estre. Richard Lietz e Fred Makowiecki foram anunciados para as quatro provas do NAEC.

Carro: Porsche 911 GTE
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Pilotos: Dirk Werner/Patrick Pilet (#911) e Laurens Vanthoor/Kévin Estre (#912)

Risi Competizione (1 carro – confirmado)

Equipe “oficiosa” da Ferrari nos EUA, a batalhadora organização de Giuseppe Risi vai encarar mais uma vez a forte concorrência da GTLM com uma única Ferrari 488 GTE na próxima temporada. O time de Houston depende da palavra final do “Reparto Corse” de Maranello para definir seus pilotos. A tendência é que Giancarlo Fisichella e Toni Vilander sigam como os pilotos full season e os demais integrantes do time oficial podem, eventualmente, colaborar com a equipe nas provas de longa duração – especialmente Daytona e Sebring

Carro: Ferrari 488 GTE
Motor: Ferrari FC154B 3,9 litros V8 biturbo
Pilotos: Giancarlo Fisichella/Toni Vilander (carro #62)

Scuderia Corsa (1 carro – a confirmar)

Giacomo Mattioli deve participar do IWSC com a Scuderia Corsa a tempo inteiro em 2017: a equipe já tinha planos semelhantes neste ano, mas com a impossibilidade de contar com Daniel Serra e Alessandro Pier Guidi na maioria das provas, isso não foi possível. O carro #68 foi visto em apenas metade da temporada e o desempenho foi positivo na maioria das corridas. O piloto brasileiro, inclusive, deu preferência à Stock Car e deve fazer mais uma vez um programa reduzido de provas com a equipe californiana.

Carro: Ferrari 488 GTE
Motor: Ferrari FC154B 3,9 litros V8 biturbo
Pilotos: a definir (carro #68)

Proton Competition (1 carro – 24h de Daytona – a confirmar)

Christian Ried pode concretizar, 14 anos após a última aparição da Proton Competition, a volta da escuderia alemã pelo menos para as 24h de Daytona. O time tem cinco chassis do 991 RSR com as especificações 2015/16 e os carros poderiam ser alugados para a participação de formações Pro-Am. Segundo o site Sportscar365.com, a possibilidade de participação da equipe de Ümmendorf com pelo menos uma inscrição está hoje entre “70 a 75%”.

Carro: Porsche 991 RSR
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Pilotos: a definir (carro #88)

Total

Full Season – 9-10 carros
24h de Daytona – 12-13 carros
North American Endurance Cup – 9-10 carros

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