IMSA Weather Tech SportsCar Championship – Silly Season, parte III (atualizada)

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Assim estarão os dois Acura NSX GT3 para a temporada 2017: o #86, em primeiro plano, é o carro do brasileiro Oswaldo Negri, que torna a defender a Michael Shank Racing na série IMSA

RIO DE JANEIRO – Após os últimos testes de inverno e o panorama já atualizado aqui no blog das classes Prototype e GTLM, vamos à situação da divisão GTD (GT Daytona) para a temporada 2017 do IMSA Weather Tech SportsCar Championship.

A categoria experimenta a chance de um belo momento no próximo campeonato, com a entrada de três novos construtores – Acura, leia-se Honda; Lexus, leia-se Toyota e Mercedes-AMG. Mas se os japoneses e alemães entram, há marcas que poderão não ser vistas no próximo ano, como a BMW. O que é uma lástima. Mas até o início do campeonato, tomara que tudo esteja resolvido.

O plantel que está confirmado para todo o campeonato terá um belo reforço de participantes principalmente em Daytona, mas também em Sebring, onde alguns times de fora dos EUA confirmaram presença.

Vejam abaixo o panorama atualizado:

Michael Shank Racing (2 carros – confirmado)

O time oficial da Acura (Honda) na divisão GTD estreia o novo NSX GT3 em Daytona num projeto que foi desenvolvido durante todo o ano de 2016 pelo experiente holandês Peter Kox. O carro foi apresentado em outubro no SEMA Show em Las Vegas e desde então os pilotos se dedicaram a exaustivas baterias de testes. Fiel à equipe sediada em Ohio, Oswaldo Negri volta para mais um ano, agora tendo como parceiro o estadunidense Jeff Segal. Katherine Legge e Andy Lally – que são namorados – foram confirmados nesta quarta-feira no segundo carro. As numerações para 2017 remetem à chegada da Honda – via Acura – aos EUA (no ano de 1986) e à fundação da Honda Performance Development (1993).

Tom Dyer e Mark Wilkins farão parte da tripulação nas quatro provas do North American Endurance Cup, enquanto Ryan Hunter-Reay e Graham Rahal darão o ar da graça nas 24h de Daytona.

Carro: Acura NSX GT3
Motor: Honda 3,5 litros V6 biturbo
Pilotos: Oswaldo Negri/Jeff Segal (#86) e Katherine Legge/Andy Lally (#93)

3GT Racing (2 carros – confirmado)

Paul Gentilozzi transmutou mais uma vez o nome de sua escuderia. De RSR para F Performance Racing, mas esta última nem viu a luz do dia. Agora, o time vira 3GT Racing e finalmente o aguardado Lexus RC-F deve fazer sua estreia na classe GTD em 2017. A equipe sediada em Michigan já recebeu seus dois chassis e fez os primeiros ensaios na pista sede do primeiro evento do ano. O experiente Scott Pruett lidera o time e o primeiro carro, que divide com Sage Karam. Jack Hawksworth e Robert Alon formam a outra dupla que disputará todas as provas do IWSC. Para Daytona e Sebring, Paul Gentilozzi contratou Ian James, Gustavo Menezes, Austin Cindric e Dominik Farnbacher.

Carro: Lexus RC-F GT3
Motor: Toyota 5 litros V8
Pilotos: Sage Karam/Scott Pruett (#14) e Robert Alon/Jack Hawksworth (#15)

Stevenson Motorsports (1 carro – possível ou 2 carros – provável)

Sem nada anunciado oficialmente desde outubro, o time de John Stevenson chefiado por Michael Hoffmann chega ao fim do ano sob o espectro da dúvida de sua participação com o mesmo esquema de 2016, quando alinharam dois carros sob o suporte do Audi Sport Customer Racing. A parceria com o construtor de Ingolstadt deve permanecer. Mas a dúvida está justamente no número de bólidos que irão participar do próximo campeonato. A equipe esteve presente nos testes de fim de ano com pelo menos um R8 LMS, mostrando intenção de seguir adiante em 2017. Caso isto ocorra, os pilotos devem ser os mesmos pelo menos na etapa de abertura.

Carro: Audi R8 LMS
Motor: Audi 5,2 litros V10
Pilotos: a definir

CORE Autosports (1 carro – confirmado)

Dominante na classe Prototype Challenge tanto na extinta American Le Mans Series como na IMSA Weather Tech SportsCar Championship, a CORE Autosport volta a investir num projeto de Grã-Turismo. E com a consequente desvalorização e posterior extinção da divisão PC em fins de 2017, em detrimento dos LMP3, Jonathan Bennett anunciou a passagem para a GTD com um Porsche 911 GT3-R que será confiado a ele e a Colin Braun durante toda a temporada. O experiente sueco Nic Jönsson completa o lineup nas quatro provas do NAEC e o experiente Patrick Long, por indicação da casa Porsche, será o quarto piloto nas 24h de Daytona.

Carro: Porsche 911 GT3-R
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Pilotos: Jonathan Bennett/Colin Braun (#54)

Paul Miller Racing (1 carro – confirmado)

A Paul Miller Racing seguirá para mais um ano com seu programa na GTD em 2017 alinhando o Lamborghini Huracán, que neste ano conheceu sua primeira vitória na classe graças à dupla Madison Snow/Bryan Sellers. A dupla também fica para mais uma temporada e Bryce Miller está garantido nas quatro etapas do NAEC. O italiano Andrea Caldarelli, que fez ótima temporada no Super GT japonês e representa a marca no GT Asia Series, é o outro piloto que estará a bordo do #48 nas 24h de Daytona.

Carro: Lamborghini Huracán GT3
Motor: Lamborghini 5,2 litros V10
Pilotos: Madison Snow/Bryan Sellers (#48)

Change Racing (1 carro – a anunciar)

Robbie Benton deve continuar com somente um carro para a Change Racing em 2017. Trabalhou num esquema de dois bólidos apenas nas 12h de Sebring e depois Townsend Bell e Bill Sweedler, que assumiram o carro após a desistência da O’Gara Motorsport, pularam fora. Spencer Pumpelly e Corey Lewis parecem inclinados a seguir a bordo na próxima temporada, faltando apenas um anúncio formal do programa. Para Daytona e Sebring, o time deverá ter o reforço de pilotos integrados à marca de Sant’Agata, provenientes do Blancpain Lamborghini Super Trofeo.

Carro: Lamborghini Huracán GT3
Motor: Lamborghini 5,2 litros V10
Pilotos: Corey Lewis/Spencer Pumpelly (#16 – a anunciar)

Scuderia Corsa (1 carro – confirmado ou 2 carros – possível)

Campeã da série nas duas últimas temporadas da IMSA Weather Tech SportsCar Championship, a organização capitaneada por Giacomo Mattioli deve dar sequência à parceria que faz do time de Beverly Hills o único com o modelo Ferrari 488 GT3 na divisão GTD. A equipe conseguiu manter a dupla campeã de 2016, formada por Alessandro Balzan e Christina Nielsen, e ainda alimenta o sonho de materializar um programa com dois carros, desde que haja o orçamento necessário para cumprir a empreitada. Caso este segundo carro seja oficializado, Townsend Bell e Bill Sweedler, que conquistaram o título em 2015, podem regressar.

Carro: Ferrari 488 GT3
Motor: Ferrari F154CB 3,9 litros V8 biturbo
Pilotos: Christina Nielsen/Alessandro Balzan (#63) e a definir (#64)

Park Place Motorsports (1 carro – confirmado)

Os texanos da Park Place Motorsports, equipe do também piloto Patrick Lindsey seguem com o esquema de sua equipe na classe GTD em 2017 com um Porsche 911 GT3-R. O anúncio formal da participação deu-se há poucos dias: Jörg Bergmeister volta para mais uma temporada a bordo do carro #73 junto a Lindsey em todos os eventos do IWSC. Matthew McMurry está garantido nas quatro rodadas do NAEC.

Carro: Porsche 911 GT3-R
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Pilotos: Jörg Bergmeister/Patrick Lindsey (#73)

Riley Motorsports-AMG (2 carros – confirmado)

Com o fim dos Dodge como modelos homologados pela IMSA, a Riley Motorsports é a cabeça de ponte da entrada da Mercedes na série estadunidense de Endurance com o novo AMG GT3. Ben Keating formará uma das duplas com Jeroen Bleekemolen, com Mario Farnbacher confirmado para as quatro provas do NAEC e Adam Christodoulou completa a tripulação nas 24h de Daytona.

Um segundo carro correrá sob o nome de Weather Tech Racing e nele estarão a tempo inteiro os pilotos Cooper MacNeil e Gunnar Jeannette. Campeão do V8 Supercars e novo piloto de fábrica para a estrela de três pontas nas provas de Grã-Turismo, o neozelandês Shane Van Gisbergen participa de pelo menos três eventos de Endurance em 2017. O alemão Thomas Jäger estará a bordo na abertura do campeonato.

Carro: Mercedes-AMG GT3
Motor: Mercedes-Benz M178 4 litros V8 biturbo
Pilotos: Ben Keating/Jeroen Bleekemolen (#33) e Cooper MacNeil/Gunnar Jeannette (#50)

TRG (1 carro – confirmado)

Kevin Buckler fez o papel de ‘o bom filho à casa torna’ e acertou a participação de seu time em 2017 na divisão GTD com o Porsche 911 GT3-R. Como parte do acordo, ele recebe o experiente Wolf Henzler como piloto titular a tempo inteiro, contudo sem ter havido a confirmação do outro piloto a bordo nas demais corridas pós-Daytona. Na Flórida, por questões de orçamento, Buckler fechou com outros quatro pilotos: Jan Heylen, Derek DeBoer, Santiago Creel e Pablo Sánchez.

Carro: Porsche 911 GT3-R
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Pilotos: Wolf Henzler/a definir

SunEnergy1 Racing-AMG (1 carro – confirmado)

Com suporte da AMG, o piloto australiano Kenny Habul montou uma estrutura para disputar full time a temporada 2017 na classe GTD. A equipe da Carolina do Norte contratou Tristan Vautier como piloto fixo e nas demais provas o próprio Habul e o veteraníssimo Boris Said devem se revezar ao volante do carro #75. Um quarto piloto de alto calibre está em vias de ser anunciado para as 24h de Daytona.

Carro: Mercedes-AMG GT3
Motor: Mercedes-Benz M178 4 litros V8 biturbo
Pilotos: Tristan Vautier/Kenny Habul/Boris Said (#75)

Dream Racing (1 carro – confirmado – temporada parcial)

Com sede em Las Vegas, no estado de Nevada, a Dream Racing do ex-piloto de Fórmula 1 Enrico Bertaggia tem como objetivo fazer o máximo possível de provas na classe GTD em 2017, apesar do limitado orçamento. O time anglo-italiano ainda não definiu seu lineup de pilotos, mas é muito provável que entre eles estejam os italianos Cédric Sbirrazzuoli, Paolo Ruberti e Luca Persiani, além de Lawrence DeGeorge.

Carro: Lamborghini Huracán GT3
Motor: Lamborghini 5,2 litros V10
Pilotos: a definir

Lone Star Racing-AMG (1 carro – confirmado – temporada parcial)

A mais nova confirmação para o próximo campeonato foi da Lone Star Racing, equipe com sede em Cresson, no estado do Texas. Em associação com a ACS Manufacturing, o time chefiado por AJ Petersen terá uma Mercedes-AMG GT3 em substituição ao Viper – não mais homologado como modelo de GT3 nos EUA. Mike Skeen e Dan Knox, que participaram de quatro provas a bordo do antigo carro em 2016, estão confirmados para um programa parcial de provas. Espera-se que o carro seja visto nas 24h de Daytona.

Carro: Mercedes-AMG GT3
Motor: Mercedes-Benz M178 4 litros V8 biturbo
Pilotos: Dan Knox/Mike Skeen (#80)

Grässer Racing Team (2 carros – confirmado – 24h de Daytona e 1 carro – possível – NAEC)

Göttfried Grässer e sua Grässer Racing Team vão disputar pelo menos as 24h de Daytona com dois Lamborghini Huracán e forte apoio da montadora de Sant’Agata – tudo isso duas semanas após a presença do time em Dubai, na abertura da International Endurance Series by Hankook. Para as 12h de Sebring devem alinhar apenas um carro e os austríacos têm pretensão de seguir adiante com participação nas 6h de Watkins Glen e na Petit Le Mans. Terão um esquadrão forte de pilotos, com destaque para o italiano Mirko Bortolotti.

Carro: Lamborghini Huracán GT3
Motor: Lamborghini 5,2 litros V10
Pilotos: Mirko Bortolotti/Rolf Ineichen/Christian Engelhart/Ezequiel Pérez-Companc (#11) e a definir (#36)

Ebimotors (1 carro – confirmado – 24h de Daytona e 12h de Sebring – possível – temporada parcial)

Os italianos da Ebimotors estarão nas 24h de Daytona e 12h de Sebring com certeza, planejando participar de mais outras provas do IWSC dependendo de resultados e orçamento. A equipe capitaneada por Enrico Borghi já confirmou Emanuele Busnelli e Fabio Babini para a campanha inicial e, caso haja outras corridas, os dois formarão a dupla fixa do time tricolor na classe GTD com um Lamborghini Huracán.

Carro: Lamborghini Huracán GT3
Motor: Lamborghini 5,2 litros V10
Pilotos: Emanuele Busnelli/Fabio Babini (#46)

Alegra Motorsports (1 carro – confirmado – NAEC)

Participante da última edição das 12h de Sebring com um protótipo BMW Riley DP, a Alegra Motorsports confirmou os planos de alinhar um Porsche 911 GT3-R pelo menos nas 24h de Daytona, mas agora a equipe quer disputar as quatro etapas do North American Endurance Cup. A tripulação já foi anunciada para a abertura da temporada – Daniel Morad, Jesse Lazare e Michael de Quesada terão a companhia do patrão e pai de Michael, o veterano Carlos de Quesada. Para as demais provas, Morad e Lazare estão praticamente confirmados, resta saber com quem.

Carro: Porsche 911 GT3-R
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Pilotos: Jesse Lazare/Daniel Morad/Michael de Quesada/Carlos de Quesada (#28)

Aston Martin Racing (1 carro – confirmado – 24h de Daytona)

Com suporte oficial de fábrica, Paul Dalla Lana leva a Aston Martin para mais uma disputa das 24h de Daytona. A bordo do carro #98 junto ao piloto canadense estarão os companheiros de FIA WEC Pedro Lamy e Mathias Lauda, com quem ele correu nas duas últimas temporadas. O quarto piloto será um dos campeões mundiais de 2016 – Nicki Thiim ou Marco Sørensen. Ou até mesmo os dois, aumentando a tripulação para cinco nomes – o máximo permitido para a prova de abertura do campeonato da IMSA.

Carro: Aston Martin V12 Vantage
Motor: Aston Martin 6 litros V12
Pilotos: Paul Dalla Lana/Mathias Lauda/Pedro Lamy/a definir (#98)

Montaplast by Land Motorsport (1 carro – confirmado – 24h de Daytona)

Campeã do ADAC GT na Alemanha, a Land Motorsport vai para sua estreia nas 24h de Daytona com um único Audi R8 LMS – que deve ficar nos EUA para inclusive possibilitar a participação do time noutros eventos do campeonato, caso queiram. Na prova inaugural da temporada, o time germânico contará com Connor De Philippi ao lado de Christopher Mies, Jules Gounon e Jeffrey Schmidt.

Carro: Audi R8 LMS
Motor: Audi 5,2 litros V10
Pilotos: Connor De Philippi/Christopher Mies/Jules Gounon/Jeffrey Schmidt (#29)

Konrad Motorsport (1 carro – confirmado – 24h de Daytona)

O time do velho Franz Konrad regressa às 24h de Daytona em 2017 – só que ao contrário da temporada passada, será alinhado apenas um Lamborghini Huracán por questões logísticas – uma vez que o time também participará, semanas antes, das 24h de Dubai. Inclusive, com dois de seus pilotos já confirmados para a prova da Flórida: o italiano Marco Mapelli e o alemão Marc Basseng. Em Daytona, o próprio Konrad estará ao volante do carro de seu time. Lance Willsey tem grande chance de ser o quarto piloto e o time pode ainda anunciar um quinto tripulante.

Carro: Lamborghini Huracán
Motor: Lamborghini 5,2 litros V10
Pilotos: Marco Mapelli/Marc Basseng/Franz Konrad/Lance Willsey/a definir (#21)

Manthey Racing (1 carro – confirmado – 24h de Daytona)

Olaf Manthey levou um Porsche 911 GT3-R para o teste realizado no início de dezembro em Daytona, no que se revelou uma inscrição adicional surpreendente para a prova de abertura do IWSC – já que muitos aguardavam pelo retorno da Frikadelli Racing. Mas será a equipe oficial da Porsche no WEC que estará na Flórida, recebendo para isso o suporte técnico da NGT Motorsports de Ramez Wahab. Quatro pilotos foram confirmados, entre eles o austríaco Hari Proczyk. Possivelmente o piloto de fábrica Sven Müller será indicado para reforçar o plantel.

Carro: Porsche 911 GT3-R
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Pilotos: Nils Reimer/Steve Smith/Reinhold Renger/Hari Proczyk/a definir (#59)

AF Corse/Spirit of Race (1 carro – a confirmar – 24h de Daytona)

Amato Ferrari deve anunciar em breve a participação de sua equipe, via Spirit of Race, da clássica prova de abertura do Endurance nos EUA. Evidentemente, o carro será a Ferrari 488 GT3. Os pilotos serão oportunamente confirmados.

Carro: Ferrari 488 GT3
Motor: Ferrari F154CB 3,9 litros V8 biturbo
Pilotos: a definir

Alex Job Racing (não deve participar)

Uma das mais tradicionais equipes dos EUA pode não disputar a temporada 2017 da GTD: a Alex Job Racing. Com a saída da Weather Tech como patrocinadora do primeiro carro e a debandada da The Heart of Racing que alinhava o segundo Porsche do time com o codinome de Team Seattle, o futuro do time de Alex e Holly Job dentro da categoria parece muito incerto. Dois dos pilotos já se arrumaram – Ian James e Mario Farnbacher serão vistos em algumas das provas longas do campeonato e Alex Riberas, contratado como piloto do Ferrari Corse Clienti, ainda não sabe onde vai correr. Será uma baixa sentida.

Turner Motorsport (não deve participar)

Além da Alex Job, outra equipe que convive com a falta de fundos é a Turner Motorsport. Embora tenha apoio da BMW Motorsport e a possibilidade de alocar pilotos de fábrica nos M6 GTD que o time alinhou neste ano, a organização de Will Turner depende de pilotos pagantes para sobreviver. E os pay drivers deste ano – Bret Curtis e Michael Marsal – caíram fora. Uma nuvem bem escura paira no horizonte da escuderia para 2017.

Black Swan Racing (não deve participar)

Tim Pappas deixou a temporada passada pela metade por questões de interpretação do BoP (Balance of Performance) que a IMSA implantou para a divisão GTD neste ano. O piloto-proprietário de Boston estaria inclinado a voltar para o Pirelli World Challenge, um certame menos custoso em termos de orçamento, com um novo Mercedes-AMG GT3.

Magnus Racing (não deve participar)

Esta é outra equipe que por conta de querelas com a IMSA pode também direcionar seu futuro para o PWC. Para piorar, John Potter perdeu para a Acura (leia-se Honda) o fiel parceiro dos últimos anos, o experiente Andy Lally. Também é incerta a permanência da escuderia da Geórgia como cliente do programa Audi Sport Customer Racing.

Total

Full Season – 14-16 carros
24h de Daytona – 25-27 carros
North American Endurance Cup – 19-21 carros

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