WRC: Latvala na Toyota

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RIO DE JANEIRO – O fim da equipe oficial da Volkswagen deixou seus três pilotos a pé – e pelo menos um desses três já está a caminho de se garantir para 2017: Jari-Matti Latvala, 6º colocado no Mundial de Rali deste ano, está praticamente confirmado para guiar um dos novos Toyota Yaris WRC, no retorno do construtor japonês à modalidade após uma longa ausência de 18 anos.

O piloto de 31 anos e seu navegador Mikka Antila devem se juntar assim a Juho Hänninen/Kaj Lindström, confirmados por Tommi Mäkinen como a primeira dupla do novo programa da montadora no WRC. À Autosport, Latvala não confirmou nada.

“Não posso falar se já assinamos contrato”, disse o piloto. “Tivemos – eu e meu empresário – algumas conversas com Mäkinen, mas não posso me pronuciar a não ser o seguinte: há uma semana, se vocês me perguntassem sobre minhas chances de alinhar no Rali de Monte-Carlo, eu diria que era muito difícil. Mas agora ganhei um pouco mais de confiança”, frisou o nórdico.

Sobre uma possibilidade de Sébastien Ogier ser escolhido como um dos pilotos da Toyota em detrimento a um terceiro finlandês (Esapekka Lappi, campeão do WRC2), Latvala foi direto ao ponto.

“Quem não gostaria de contar com Ogier?”

As chances do francês testar com a Citroën, após o piloto experimentar o Yaris e também o Ford Fiesta da M-Sport, são cada vez mais reduzidas. Mas o tetracampeão dificilmente ficará a pé. Além da possibilidade com a M-Sport, há ainda a intenção de Nasser Al-Attiyah de, com dinheiro vindo do Oriente Médio, montar uma estrutura não-oficial com os VW Polo WRC desenvolvidos para o regulamento que entra em vigor em 2017.

Andreas Mikkelsen, vice-campeão e outro dos que corre risco de ficar a pé por falta de carro, também estaria cotado para fazer parte desse time que tem de ser confirmado até o fim do mês – já que a temporada 2017 dá a largada no dia 20 de janeiro.

Comentários

  • Mattar, vou dar uma opinão sobre esse assunto que pode (ou não) ter fundamento, no meu ver, Al-Attiyah injetar dinheiro do Oriente Médio em uma equipe de WRC não-oficial e ainda com os Polos da Volks que acaba de abandonar o projeto, isso só me faz pensar em um unica coisa: PEUGEOT NO WRC EM 2018 E COM LOEB E OGIER OU UM DOS DOIS COMO PILOTO (S) PRINCIPAL (IS) DA MONTADORA. se achar alguma loucura minha, pode falar, mas até segunda ordem (ou alguma equipe contratar Ogier com no minimo de 3 anos de contrato) pensarei isso.

  • Dos três pilotos da VW a toyota escolheu o pior. Latvala não completa um rali com o carro inteiro. Pra mim era melhor ficar com o Esapekka Lappi.