MENU

20 de janeiro de 2017 - 19:18IMSA

24h de Daytona – Quem é quem, classe GTLM

RIO DE JANEIRO - Após o blog A Mil Por Hora apresentar as equipes, pilotos e carros da classe GTD que disputarão as 24h de Daytona, prova inaugural do IMSA Weather Tech SportsCar Championship, seguimos o nosso “Quem é quem” com a classe GTLM.

Aqui, os carros são os mesmos baseados no regulamento FIA/ACO, vistos no World Endurance Championship e também nas 24h de Le Mans. Em sua maioria, são times que representam oficialmente os construtores cujos modelos são homologados para as competições internacionais – exceção feita à BMW M6 GTLM, única que tem aval apenas da IMSA. Os pilotos são essencialmente profissionais, com graduações Ouro e Platina.

Aqui, a IMSA tenta equilibrar as coisas através da aplicação do Balance of Performance (BoP), que por vezes cria algumas polêmicas. Apesar do potencial demonstrado em 2016 com seus carros novos, Ferrari, Ford e BMW, que têm modelos com propulsores movidos a turbocompressores, foram superadas pelo tradicional ronco trovejante do V8 5,5 litros da Corvette. A marca ligada à General Motors defende não só a vitória nas 24h de Daytona como também o título de pilotos na divisão, conquistado por Oliver Gavin e Tommy Milner.

A grande novidade para 2017 será a estreia da nova versão de competição do Porsche 911, com características completamente diferentes do modelo original de rua, para melhorar a distribuição de massas e o equilíbrio do chassis. Pela primeira vez em muito tempo, um Grã-Turismo da marca de Weissach terá motor central-traseiro, além de uma nova caixa de câmbio desenvolvida especialmente para o carro em sua atual configuração. Veremos se as mudanças darão certo na categoria mais equilibrada e disputada de toda série.

Vamos às equipes:

CORVETTE RACING
Sede: New Hudson, Michigan
Site oficial: www.corvetteracing.com

CEO Pratt & Miller: Gary Pratt
Chefe de Equipe: Doug Fehan
Diretor Técnico: Doug Louth
Chefe de Mecânicos: Dan Binks (#3) e Brian Hoye (#4)

Carro: Chevrolet Corvette C7-R
Motor: Chevrolet LS5 5,5 litros V8
Peso mínimo: 1245 kg

3-Corvette

Campeã de tudo em 2016 na classe GTLM, a Corvette Racing é sempre forte na série IMSA

A temporada 2016 foi de sonho para a Corvette Racing. Além do título de pilotos com Oliver Gavin e Tommy Milner, levaram a taça entre as equipes, entre os construtores e também do Tequila Patrón North American Endurance Cup. Some-se a todos esses feitos as vitórias espetaculares nas 24h de Daytona (quem há de esquecer a chegada side by side dos dois carros amarelos?) e nas 12h de Sebring. E tem mais: a marca alcançou sua 100ª vitória em provas de Endurance, no circuito de Lime Rock Park em Connecticut. Não é pouca coisa, não.

4-Corvette

Oliver Gavin e Tommy Milner vão correr de novo com Marcel Fässler na disputa das 24h de Daytona

Para 2017, a equipe faz valer a máxima de que “em time que está ganhando não se mexe” e confirmou as mesmas duplas fixas para o calendário da série: Antonio Garcia/Jan Magnussen no carro #3 e Tommy Milner/Oliver Gavin no #4. Mike Rockenfeller e Marcel Fässler estão confirmados pelo menos para as duas primeiras provas do ano e o suíço tem grande chance de defender a equipe na disputa das 24h de Le Mans. Nos testes realizados em Daytona, no início do mês, os dois carros ficaram na quinta e sétima posições, respectivamente.

Pilotos do carro #3:

ANTONIO GARCIA (Espanha)
36 anos (05/06/1980)
Twitter: @AntonioGarcia_3
Graduação: Platina

JAN MAGNUSSEN (Dinamarca)
43 anos (04/07/1973)
Twitter: @janmagnussen
Graduação: Platina

MIKE ROCKENFELLER (Alemanha)
33 anos (31/10/1983)
Twitter: @m_rockenfeller
Graduação: Platina

Pilotos do carro #4:

OLIVER GAVIN (Grã-Bretanha)
44 anos (29/09/1972)
Twitter: @olivergavin
Graduação: Platina

TOMMY MILNER (EUA)
30 anos (28/01/1986)
Twitter: @TommyMilner
Graduação: Platina

MARCEL FÄSSLER (Suíça)
40 anos (27/05/1976)
Twitter: não tem
Graduação: Platina

BMW TEAM RLL
Sede: Hilliard, Ohio
Site oficial: www.rahal.com

Proprietários: Bobby Rahal, David Letterman e Mike Lanigan
Chefe de Equipe: Jim Prescott
Diretor Técnico: Jay O’Connell
Engenheiros: Bruno Couprie (carro #19) e Chris Yanchar (carro #24)
Chefe de Mecânicos: Jimmy Looper (carro #19) e Mike Kranz (carro #24)

Carro: BMW M6 GTLM
Motor: BMW S63 4,4 litros V8 Turbo
Peso mínimo: 1250 kg

19-RLLRacing

John Baldessari foi o designer do “Art Car” com o qual Augusto Farfus disputará as 24h de Daytona

A equipe de Bobby Rahal vem para o segundo – e provavelmente último – ano com o modelo M6 GTLM, único homologado pela IMSA para a principal categoria de Grã-Turismo, uma vez que é sabido que a BMW passará o ano inteiro de 2017 desenvolvendo um novo carro para o FIA WEC, que provavelmente será visto também nos EUA no ano que vem. Para a temporada que se inicia com a disputa das 24h de Daytona, a BMW Team RLL vem com novidades: Lucas Luhr e Dirk Werner deixam a equipe e o posto de pilotos oficiais de fábrica, dando lugar a caras novas.

24-RLLRacing

O time de Bobby Rahal conta com dois novos recrutas: Alexander Sims e Martin Tomczyk

Piloto de desenvolvimento da nova BMW, o alemão Martin Tomczyk será um dos estreantes da temporada, junto ao britânico Alexander Sims. Bill Auberlen e John Edwards, os pilotos mais experientes da casa nos EUA, ficaram. O brasileiro Augusto Farfus reforça a tripulação nas 24h de Daytona, assim como o rival e colega de BMW no DTM Bruno Spengler. Nicky Catsburg e Kuno Wittmer são os nomes que completam os quartetos que estarão na pista da Flórida. O carro #19 é um “Art Car” com design de John Baldessari – que foi, por sinal, muito criticado. Na pré-temporada, o carro #24 foi o mais rápido – 3º colocado entre os onze inscritos da GTLM. O #19 ficou apenas em oitavo.

Pilotos do carro #19:

BILL AUBERLEN (EUA)
48 anos (12/10/1968)
Twitter: não tem
Graduação: Platina

ALEXANDER SIMS (Grã-Bretanha)
28 anos (15/03/1988)
Twitter: @AlexanderSims
Graduação: Ouro

AUGUSTO FARFUS (Brasil)
33 anos (03/09/1983)
Twitter: @augustofarfus
Graduação: Platina

BRUNO SPENGLER (Canadá)
33 anos (23/08/1983)
Twitter: @BrunoSpengler
Graduação: Platina

Pilotos do carro #24:

MARTIN TOMCZYK (Alemanha)
35 anos (07/12/1981)
Twitter: @MartinTomczyk
Graduação: Platina

JOHN EDWARDS (EUA)
25 anos (11/03/1991)
Twitter: @JEdwardsRacing
Graduação: Ouro

NICKY CATSBURG (Holanda)
28 anos (15/02/1988)
Twitter: não tem
Graduação: Ouro

KUNO WITTMER (Canadá)
34 anos (06/09/1982)
Twitter: @KunoWittmer
Graduação: Ouro

RISI COMPETIZIONE
Sede: Houston, Texas
Site oficial: www.risicompetizione.com

Proprietário: Giuseppe Risi
Chefe de Equipe: David Sims
Chefe de Mecânicos: Mark Sims
Engenheiros: Rick Mayer e Don Shaver

Carro: Ferrari 488 GTE
Motor: Ferrari F154CB 3,9 litros V8 Turbo
Peso mínimo: 1240 kg

62-RisiComp

Desta vez, a Risi Competizione será a única equipe da Ferrari na classe GTLM em Daytona

A Risi Competizione alinha para a segunda temporada com a nova Ferrari 488 GTE, para conquistar melhores resultados do que apenas uma única vitória – que veio na prova de encerramento da temporada passada, na Petit Le Mans. Foi um ano de poucos pódios – apenas dois – mas de muita regularidade. O carro vermelho com o numeral #62 poucas vezes – ou nenhuma – foi visto tendo problemas de grande monta.

Giuseppe Risi volta a contar com Giancarlo Fisichella e Toni Vilander, indicados pela Ferrari, para mais uma campanha na temporada completa. O britânico James Calado, da equipe AF Corse no FIA WEC, reforça a tripulação na abertura da temporada. No Roar Before The Rolex 24, fecharam os treinos com o 4º melhor tempo da categoria.

Pilotos do carro #62:

GIANCARLO FISICHELLA (Itália)
44 anos (14/01/1973)
Twitter: @OfficialFisico
Graduação: Platina

TONI VILANDER (Finlândia)
36 anos (25/07/1980)
Twitter: @toni_vilander
Graduação: Platina

JAMES CALADO (Grã-Bretanha)
27 anos (13/06/1989)
Twitter: não tem
Graduação: Platina

FORD PERFORMANCE RACING/CHIP GANASSI RACING
Sede: Indianápolis, Indiana
Site oficial: www.chipganassiracing.com

Proprietários: Chip Ganassi e Felix Sabates
Chefe de Equipe: Mike Hull (IMSA) e George Howard-Chappell (WEC)

Carro: Ford GT
Motor: Ford EcoBoost 3,5 litros V6 Turbo
Peso mínimo: 1240 kg

67-Ford

Campeã das 24h de Le Mans na divisão LMGTE-PRO, a Ford agora quer triunfar em grande estilo nas 24h de Daytona

Após uma estreia que deixou dúvidas sobre o verdadeiro potencial do novo Ford GT, construído para comemorar o cinquentenário de lançamento do lendário GT40, a equipe Ford Performance Racing, com o suporte valioso da Chip Ganassi Racing, cresceu muito durante o ano. O ponto alto de uma temporada de ótimos resultados foi o triunfo em dobradinha nas 24h de Le Mans, que teve como complemento a conquista de três vitórias – consecutivas – na série IMSA, um total de oito pódios e uma luta renhida pelo título contra a Corvette Racing, perdida apenas na última etapa em Road Atlanta.

69-Ford

Tony Kanaan teve uma adaptação muito rápida e foi extremamente rápido a bordo do carro #69 que vai partilhar com Harry Tincknell e Andy Priaulx

E para mostrar ao que realmente veio, a Ford repete a ousadia de Sarthe e apresenta não só dois – mas quatro – carros na prova inaugural da temporada 2017. Campeão das 24h de Daytona pela equipe há dois anos atrás, Tony Kanaan fará sua primeira corrida a bordo do Ford GT. O brasileiro mostrou rápida adaptação e foi um dos grandes destaques do Roar Before The Rolex 24, em que os Ford GT fizeram os dois melhores tempos – o carro #67 da equipe IMSA liderou a folha de tempos e o #69, que terá Kanaan a bordo e é do time do WEC, foi o segundo.

Pilotos do carro #66:

JOEY HAND (EUA)
37 anos (10/02/1979)
Twitter: @JoeyHandRacing
Graduação: Platina

DIRK MÜLLER (Alemanha)
41 anos (18/11/1975)
Twitter: @muellerdirk
Graduação: Platina

SÉBASTIEN BOURDAIS (França)
37 anos (28/02/1979)
Twitter: @BourdaisOnTrack
Graduação: Platina

Pilotos do carro #67:

RICHARD WESTBROOK (Grã-Bretanha)
41 anos (10/07/1975)
Twitter: @RWestbrook1
Graduação: Platina

RYAN BRISCOE (Austrália)
35 anos (24/09/1981)
Twitter: @Ryan_Briscoe
Graduação: Platina

SCOTT DIXON (Nova Zelândia)
36 anos (22/07/1980)
Twitter: @scottdixon9
Graduação: Platina

Pilotos do carro #68:

OLIVIER PLA (França)
35 anos (22/10/1981)
Twitter: @olivierpla
Graduação: Platina

STEFAN MÜCKE (Alemanha)
35 anos (22/11/1981)
Twitter: @StefanMuecke007
Graduação: Platina

BILLY JOHNSON (EUA)
30 anos (10/10/1986)
Twitter: @BillyJRacing
Graduação: Platina

Pilotos do carro #69:

ANDY PRIAULX (Grã-Bretanha)
42 anos (08/08/1974)
Twitter: @andypriaulx
Graduação: Platina

HARRY TINCKNELL (Grã-Bretanha)
25 anos (29/10/1991)
Twitter: @HarryTincknell
Graduação: Platina

TONY KANAAN (Brasil)
42 anos (31/12/1974)
Twitter: @TonyKanaan
Graduação: Platina

PORSCHE NORTH AMERICA
Sede: Rock Hill, Carolina do Sul
Site oficial: www.porsche.com

CORE Autosport CEO: Jonathan Bennett
Chefe de Equipe: Morgan Brady

Carro: Porsche 911 GTE
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Peso mínimo: 1240 kg

911-Porsche

O novo Porsche 911 tem motor central-traseiro e nova caixa de câmbio, redesenhada para deixar o bólido mais competitivo

O novo Porsche 911 GTE é a grande atração para a temporada 2017 do IMSA Weather Tech SportsCar Championship na divisão GLTM. Desenvolvido desde o fim de 2015, o novo carro tem soluções radicais que desvinculam o carro de competição do modelo original de rua, principalmente quanto à montagem do motor. O Porsche 911 (991) RSR tinha a unidade motriz atrás do eixo traseiro. Agora, o motor 4 litros flat de seis cilindros está rigorosamente montado entre-eixos, numa posição central-traseira. Uma nova caixa de câmbio também foi concebida para ajudar a performance.

912-Porsche

Além de um carro novo, a Porsche traz Laurens Vanthoor, ex-Audi e Dirk Werner, que estava na BMW, como pilotos para a série IMSA em 2017

E as novidades não se resumiram apenas no conceito do carro: pilotos novos chegam para encorpar o time Porsche nos EUA e uma das aquisições é o belga Laurens Vanthoor, que era piloto oficial da Audi em provas de Grã-Turismo. Dirk Werner regressa após décadas servindo à BMW. O campeão de 2015 Patrick Pilet fica na equipe, além do compatriota Kévin Estre, que já servia à marca. Richard Lietz e Fred Makowiecki, que disputarão o WEC, reforçam os carros nas 24h de Daytona. No Roar Before The Rolex 24, os dois novos Porsche ficaram com os piores tempos – se é que podemos afirmar que foram piores – já que foram superados por menos de sete décimos de segundo!

Pilotos do carro #911:

PATRICK PILET (França)
35 anos (08/10/1981)
Twitter: @PatrickPilet
Graduação: Platina

DIRK WERNER (Alemanha)
35 anos (25/05/1981)
Twitter: @DWernerRacing
Graduação: Platina

RICHARD LIETZ (Áustria)
33 anos (17/12/1983)
Twitter: @RichardLietz
Graduação: Platina

Pilotos do carro #912:

KÉVIN ESTRE (França)
28 anos (28/10/1988)
Twitter: @kevinestre
Graduação: Platina

LAURENS VANTHOOR (Bélgica)
25 anos (08/05/1991)
Twitter: @VanthoorLaurens
Graduação: Platina

FREDERIC MAKOWIECKI (França)
36 anos (22/11/1980)
Twitter: @FredMako1
Graduação: Platina

1 comentário

  1. Fernando Silva disse:

    Já escrevi isto em um outro post, mas a Porsche pode estar fazendo a mesma tática da Ford no ano passado…porque não sou só eu que acho que a Ford nada queria além de dar mais rodagem aos seus GT Ecoboost nas 24h de Daytona e 12h de Sebring e assim, os adversários não se deram conta do real potencial do carro. A Toyota fez algo parecido no The Prologue do WEC de 2014…se for realmente isso, não devemos esperar muito da apresentação dos novos Porsches nesta corrida, mas sim em Sarthe.
    Queria comentar também sobre a BMW…quando foi lançado o novo M6 achei uma jogada de mestre da marca, até porque o carro é lindíssimo, o que eu não diria o mesmo do antecessor Z4…mas agora não me pareceu muito inteligente lançar este carro para ter que aposentá-lo apenas duas temporadas depois, uma vez que a marca finalmente resolveu ingressar no WEC e Le Mans…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>