24h de Daytona – Quem é quem, classe PC
RIO DE JANEIRO – Muito bem: chegou a hora do blog passar a limpo a classe Prototype Challenge do IMSA Weather Tech SportsCar Championship. E será pela última vez: em 2018, esta divisão será extinta e o campeonato terá apenas três categorias. Na verdade, demoraram para decidir sobre o futuro desta divisão, que surgiu na Europa como Formula Le Mans – por isso os chassis usados e construídos pela Oreca têm a sigla FLM09. Esses carros em sua grande maioria foram usados nos EUA, primeiro na American Le Mans Series como paliativo para preencher grid e depois foram herdados meio a contragosto quando ALMS e Rolex SportsCar Series se fundiram e nasceu o Tudor United SportsCar Championship.
A bem da verdade, a classe PC sempre foi o patinho feio da série. O nível técnico da categoria nunca foi espetacular, muitos pilotos se envolveram em acidentes cabeludos e há quem diga que a grande maioria dos Safety Car que vemos nas provas da IMSA são em decorrência dos carros da PC, muitas vezes guiados por pilotos que não são definitivamente do ramo.
No ano passado, até que tentaram melhorar a categoria, abrindo o leque para o uso de controle de tração, além de mudanças no torque e no peso dos motores, que ficaram cerca de 13 kg mais leves. O grid já não foi grande coisa – e quando foi anunciada a extinção da PC para 2018 e a criação de um certame com os chassis LMP3, a coisa degringolou. Tanto que três das equipes que correram em 2016 não estarão no grid – a CORE Autosport investiu num programa de GT, enquanto JDC-Miller Motorsports e PR1/Mathiasen não perderam tempo e subiram rapidinho de turma. E para toda a temporada, mesmo, só há dois carros confirmados.
Um fim melancólico para a categoria, sem sombra de dúvidas.
Vamos às equipes que disputarão as 24h de Daytona com os PC pela última vez na história:
STARWORKS MOTORSPORT
Sede: Fort Lauderdale, Flórida
Site oficial: www.starworksmotorsport.com
Proprietário: Peter Baron
Chefe de Equipe: Simon Morley
Engenheiro: Stefan Pfeiffer
Carro: Oreca FLM09C
Motor: Chevrolet LS7 Katech 6,3 litros V8
Peso mínimo: 900 kg
Sem conseguir levar adiante o projeto de um protótipo LMP2 para a classe principal – por falta de patrocinadores – Peter Baron vai com a Starworks para a disputa das 24h de Daytona com dois carros na classe PC, onde o custo é um pouco mais em conta para qualquer piloto. A princípio, a equipe deve iniciar a temporada com as provas longas e depois ver o que vai acontecer.
Para a primeira etapa, não foi difícil conseguir pilotos interessados em competir na Flórida. Um deles, Ben Keating, vai fazer o “double duty”, pois também está inscrito no #33 da Riley Motorsports-AMG na classe GTD. É raro ver um mesmo sujeito competindo em dois carros tão diferentes e Keating, de 45 anos, tentará fazê-lo. Em meio a nomes de pouca expressão, Baron conseguiu alguns pilotos bons, como o estadunidense Sean Rayhall, o canadense Robert Wickens, do DTM e Conor Daly, que de última hora substituirá o ex-Fórmula Indy Sebastián Saavedra. Outro que correrá em Daytona é Chris Cumming, que perdeu sua vaga na Tequila Patrón ESM. No Roar Before The Rolex 24, o carro #8 fez o 3º melhor tempo e o #88 foi o quinto – e último – entre os bólidos inscritos.
Pilotos do carro #8:
CHRIS CUMMING (Canadá)
46 anos (26/06/1970)
Twitter: @CCumingRacing
Graduação: Bronze
JOHN FALB (EUA)
45 anos (13/12/1971)
Twitter: @johnfalb
Graduação: Bronze
BEN KEATING (EUA)
45 anos (18/08/1971)
Twitter: @keatingcarguy
Graduação: Bronze
REMO RUSCITTI (Canadá)
22 anos (11/02/1994)
Twitter: @rrusc
Graduação: Prata
ROBERT WICKENS (Canadá)
27 anos (13/03/1989)
Twitter: @robertwickens
Graduação: Platina
Pilotos do carro #88:
JAMES DAYSON (Canadá)
38 anos (07/08/1978)
Twitter: @jimmydracing
Graduação: Bronze
SCOTT MAYER (EUA)
52 anos (31/10/1964)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze
ALEX POPOW (Venezuela)
41 anos (09/11/1975)
Twitter: @AlexPopow
Graduação: Prata
SEAN RAYHALL (EUA)
21 anos (10/03/1995)
Twitter: @seanrayhall
Graduação: Prata
CONOR DALY (EUA)
25 anos (15/12/1991)
Twitter: @ConorDaly22
Graduação: Ouro
BAR1 MOTORSPORTS
Sede: Plain City, Ohio
Site oficial: www.bar1motorsports.com
Proprietário: Brian Alder
Chefe de Equipe: Brian Alder
Engenheiro: John Travis
Carro: Oreca FLM09C
Motor: Chevrolet LS7 Katech 6,3 litros V8
Peso mínimo: 900 kg
A rigor, a equipe de Brian Alder é uma das únicas duas que têm inscrição oficialmente confirmada para toda a temporada na classe Prototype Challenge, com a possibilidade de pôr um segundo carro nas quatro etapas do NAEC – o que já será lucro, já que a PC terá apenas oito eventos em sua última temporada de existência.
Seja como for, a BAR1 tem como grande atração para 2017 a volta às pistas de Buddy Rice: o campeão de 2004 das 500 Milhas de Indianápolis regressa ao volante após se tornar sócio de uma marca de energéticos que estará estampando a carenagem do protótipo #20 em Daytona e no restante do campeonato. O parceiro fixo de Rice será Don Yount. Quem também estará a bordo é o tresloucado colombiano Gustavo Yacamán. No #26, Alder conseguiu convencer Johnny Mowlem a fazer mais uma corridinha, na “brodagem”. Em meio às figuras inexpressivas de sempre, também desponta o sino-estadunidense David Cheng, sócio de Jackie Chan numa equipe do WEC e da AsLMS.
Pilotos do carro #20:
BUDDY RICE (EUA)
40 anos (31/01/1976)
Twitter: não tem
Graduação: Ouro
DON YOUNT (EUA)
48 anos (17/08/1968)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze
CHAPMAN DUCOTE (EUA)
40 anos (17/03/1976)
Twitter: @ChapmanDucote
Graduação: Bronze
MARK KVAMME (EUA)
55 anos (20/03/1961)
Twitter: @mdkmoto
Graduação: Bronze
GUSTAVO YACAMÁN (Colômbia)
25 anos (25/02/1991)
Twitter: @GustavoYacaman
Graduação: Ouro
Pilotos do carro #26:
DAVID CHENG (EUA)
27 anos (21/07/1989)
Twitter: não tem
Graduação: Prata
JOHNNY MOWLEM (Grã-Bretanha)
47 anos (12/02/1969)
Twitter: @johnnymowlem
Graduação: Ouro
TRENT HINDMAN (EUA)
21 anos (20/09/1995)
Twitter: @trenthindman
Graduação: Prata
ADAM MERZON (EUA)
51 anos (05/08/1965)
Twitter: @Caseitadam
Graduação: Bronze
TOM PAPADOPOULOS (EUA)
50 anos (27/12/1966)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze
PERFORMANCE TECH MOTORSPORTS
Sede: Deerfield Beach, Flórida
Site oficial: www.performancetechmotorsports.com
Proprietário: Brent O’Neill
Chefe de Equipe: Frank Parazych
Engenheiro Chefe: Ryan McCarthy
Carro: Oreca FLM09C
Motor: Chevrolet LS7 Katech 6,3 litros V8
Peso mínimo: 900 kg
A Performance Tech Motorsports é, junto com a BAR1 Motorsports, a outra escuderia que fechou questão quanto a uma participação full season em 2017 na despedida da Prototype Challenge. Brent O’Neill confirmou James French ao lado do mexicano Patricio “Pato” O’Ward para a temporada completa, enquanto Kyle Masson e Nicholas Boulle completam a tripulação para as 24h de Daytona.
Um acidente no primeiro dia de treinos foi decisivo para que o novato Clark Toppe fosse ‘limado’ de sua participação na prova de abertura do campeonato. Sem ele ao volante, e com o bólido reconstruído, a Performance Tech saiu do Roar Before The Rolex 24 com o melhor tempo da pré-temporada.
Pilotos do carro #38:
JAMES FRENCH (EUA)
24 anos (21/05/1992)
Twitter: @FrenchRacing38
Graduação: Prata
PATRICIO O’WARD (México)
17 anos (05/06/1999)
Twitter: @PatricioOWard
Graduação: Prata
KYLE MASSON (EUA)
Twitter: @KyleMasson18
Graduação: Prata
NICHOLAS BOULLE (EUA)
27 anos (28/03/1989)
Twitter: @NickBoulle
Graduação: Prata
Ô loko…o Buddy Rice de volta…esse podemos dizer que ressussitou para o automobilismo, mas como era daquela turma antiga da IRL, será que ele é bom em virar para a direita??
Brincadeiras à parte, o texto definiu exatamente o que penso da classe: O patinho feio da série…e não por conta dos carros muito ultrapassados, e sim dos pilotos…deve haver um ou outro bom, mas em geral só se vê os PC nas transmissões quando causam bandeiras amarelas, e é isso o que mais depõe contra a classe.