24h de Daytona – Quem é quem, classe PC

RIO DE JANEIRO – Muito bem: chegou a hora do blog passar a limpo a classe Prototype Challenge do IMSA Weather Tech SportsCar Championship. E será pela última vez: em 2018, esta divisão será extinta e o campeonato terá apenas três categorias. Na verdade, demoraram para decidir sobre o futuro desta divisão, que surgiu na Europa como Formula Le Mans – por isso os chassis usados e construídos pela Oreca têm a sigla FLM09. Esses carros em sua grande maioria foram usados nos EUA, primeiro na American Le Mans Series como paliativo para preencher grid e depois foram herdados meio a contragosto quando ALMS e Rolex SportsCar Series se fundiram e nasceu o Tudor United SportsCar Championship.

A bem da verdade, a classe PC sempre foi o patinho feio da série. O nível técnico da categoria nunca foi espetacular, muitos pilotos se envolveram em acidentes cabeludos e há quem diga que a grande maioria dos Safety Car que vemos nas provas da IMSA são em decorrência dos carros da PC, muitas vezes guiados por pilotos que não são definitivamente do ramo.

No ano passado, até que tentaram melhorar a categoria, abrindo o leque para o uso de controle de tração, além de mudanças no torque e no peso dos motores, que ficaram cerca de 13 kg mais leves. O grid já não foi grande coisa – e quando foi anunciada a extinção da PC para 2018 e a criação de um certame com os chassis LMP3, a coisa degringolou. Tanto que três das equipes que correram em 2016 não estarão no grid – a CORE Autosport investiu num programa de GT, enquanto JDC-Miller Motorsports e PR1/Mathiasen não perderam tempo e subiram rapidinho de turma. E para toda a temporada, mesmo, só há dois carros confirmados.

Um fim melancólico para a categoria, sem sombra de dúvidas.

Vamos às equipes que disputarão as 24h de Daytona com os PC pela última vez na história:

STARWORKS MOTORSPORT
Sede: Fort Lauderdale, Flórida
Site oficial: www.starworksmotorsport.com

Proprietário: Peter Baron
Chefe de Equipe: Simon Morley
Engenheiro: Stefan Pfeiffer

Carro: Oreca FLM09C
Motor: Chevrolet LS7 Katech 6,3 litros V8
Peso mínimo: 900 kg

8-Starworks
A Starworks alinha seus Oreca FLM09C pela última vez numa edição das 24h de Daytona

Sem conseguir levar adiante o projeto de um protótipo LMP2 para a classe principal – por falta de patrocinadores – Peter Baron vai com a Starworks para a disputa das 24h de Daytona com dois carros na classe PC, onde o custo é um pouco mais em conta para qualquer piloto. A princípio, a equipe deve iniciar a temporada com as provas longas e depois ver o que vai acontecer.

88-Starworks
Peter Baron não teve sucesso no plano de viabilizar um programa com um protótipo LMP2 para esta temporada na classe principal

Para a primeira etapa, não foi difícil conseguir pilotos interessados em competir na Flórida. Um deles, Ben Keating, vai fazer o “double duty”, pois também está inscrito no #33 da Riley Motorsports-AMG na classe GTD. É raro ver um mesmo sujeito competindo em dois carros tão diferentes e Keating, de 45 anos, tentará fazê-lo. Em meio a nomes de pouca expressão, Baron conseguiu alguns pilotos bons, como o estadunidense Sean Rayhall, o canadense Robert Wickens, do DTM e Conor Daly, que de última hora substituirá o ex-Fórmula Indy Sebastián Saavedra. Outro que correrá em Daytona é Chris Cumming, que perdeu sua vaga na Tequila Patrón ESM. No Roar Before The Rolex 24, o carro #8 fez o 3º melhor tempo e o #88 foi o quinto – e último – entre os bólidos inscritos.

Pilotos do carro #8:

CHRIS CUMMING (Canadá)
46 anos (26/06/1970)
Twitter: @CCumingRacing
Graduação: Bronze

JOHN FALB (EUA)
45 anos (13/12/1971)
Twitter: @johnfalb
Graduação: Bronze

BEN KEATING (EUA)
45 anos (18/08/1971)
Twitter: @keatingcarguy
Graduação: Bronze

REMO RUSCITTI (Canadá)
22 anos (11/02/1994)
Twitter: @rrusc
Graduação: Prata

ROBERT WICKENS (Canadá)
27 anos (13/03/1989)
Twitter: @robertwickens
Graduação: Platina

Pilotos do carro #88:

JAMES DAYSON (Canadá)
38 anos (07/08/1978)
Twitter: @jimmydracing
Graduação: Bronze

SCOTT MAYER (EUA)
52 anos (31/10/1964)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze

ALEX POPOW (Venezuela)
41 anos (09/11/1975)
Twitter: @AlexPopow
Graduação: Prata

SEAN RAYHALL (EUA)
21 anos (10/03/1995)
Twitter: @seanrayhall
Graduação: Prata

CONOR DALY (EUA)
25 anos (15/12/1991)
Twitter: @ConorDaly22
Graduação: Ouro

BAR1 MOTORSPORTS
Sede: Plain City, Ohio
Site oficial: www.bar1motorsports.com

Proprietário: Brian Alder
Chefe de Equipe: Brian Alder
Engenheiro: John Travis

Carro: Oreca FLM09C
Motor: Chevrolet LS7 Katech 6,3 litros V8
Peso mínimo: 900 kg

20-BarOne
Aos 40 anos, Buddy Rice está de volta às pistas: ele correrá a temporada completa com Don Yount no #20 da BAR1 Motorsports

A rigor, a equipe de Brian Alder é uma das únicas duas que têm inscrição oficialmente confirmada para toda a temporada na classe Prototype Challenge, com a possibilidade de pôr um segundo carro nas quatro etapas do NAEC – o que já será lucro, já que a PC terá apenas oito eventos em sua última temporada de existência.

26-BarOne
Para as 24h de Daytona, Brian Alder convenceu Johnny Mowlem a fazer mais uma corrida: o britânico havia se aposentado do automobilismo

Seja como for, a BAR1 tem como grande atração para 2017 a volta às pistas de Buddy Rice: o campeão de 2004 das 500 Milhas de Indianápolis regressa ao volante após se tornar sócio de uma marca de energéticos que estará estampando a carenagem do protótipo #20 em Daytona e no restante do campeonato. O parceiro fixo de Rice será Don Yount. Quem também estará a bordo é o tresloucado colombiano Gustavo Yacamán. No #26, Alder conseguiu convencer Johnny Mowlem a fazer mais uma corridinha, na “brodagem”. Em meio às figuras inexpressivas de sempre, também desponta o sino-estadunidense David Cheng, sócio de Jackie Chan numa equipe do WEC e da AsLMS.

Pilotos do carro #20:

BUDDY RICE (EUA)
40 anos (31/01/1976)
Twitter: não tem
Graduação: Ouro

DON YOUNT (EUA)
48 anos (17/08/1968)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze

CHAPMAN DUCOTE (EUA)
40 anos (17/03/1976)
Twitter: @ChapmanDucote
Graduação: Bronze

MARK KVAMME (EUA)
55 anos (20/03/1961)
Twitter: @mdkmoto
Graduação: Bronze

GUSTAVO YACAMÁN (Colômbia)
25 anos (25/02/1991)
Twitter: @GustavoYacaman
Graduação: Ouro

Pilotos do carro #26:

DAVID CHENG (EUA)
27 anos (21/07/1989)
Twitter: não tem
Graduação: Prata

JOHNNY MOWLEM (Grã-Bretanha)
47 anos (12/02/1969)
Twitter: @johnnymowlem
Graduação: Ouro

TRENT HINDMAN (EUA)
21 anos (20/09/1995)
Twitter: @trenthindman
Graduação: Prata

ADAM MERZON (EUA)
51 anos (05/08/1965)
Twitter: @Caseitadam
Graduação: Bronze

TOM PAPADOPOULOS (EUA)
50 anos (27/12/1966)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze

PERFORMANCE TECH MOTORSPORTS
Sede: Deerfield Beach, Flórida
Site oficial: www.performancetechmotorsports.com

Proprietário: Brent O’Neill
Chefe de Equipe: Frank Parazych
Engenheiro Chefe: Ryan McCarthy

Carro: Oreca FLM09C
Motor: Chevrolet LS7 Katech 6,3 litros V8
Peso mínimo: 900 kg

38-PerfTech
Brent O’Neill confirmou James French e o novato “Pato” O’Ward para as oito provas de 2017

A Performance Tech Motorsports é, junto com a BAR1 Motorsports, a outra escuderia que fechou questão quanto a uma participação full season em 2017 na despedida da Prototype Challenge. Brent O’Neill confirmou James French ao lado do mexicano Patricio “Pato” O’Ward para a temporada completa, enquanto Kyle Masson e Nicholas Boulle completam a tripulação para as 24h de Daytona.

Um acidente no primeiro dia de treinos foi decisivo para que o novato Clark Toppe fosse ‘limado’ de sua participação na prova de abertura do campeonato. Sem ele ao volante, e com o bólido reconstruído, a Performance Tech saiu do Roar Before The Rolex 24 com o melhor tempo da pré-temporada.

Pilotos do carro #38:

JAMES FRENCH (EUA)
24 anos (21/05/1992)
Twitter: @FrenchRacing38
Graduação: Prata

PATRICIO O’WARD (México)
17 anos (05/06/1999)
Twitter: @PatricioOWard
Graduação: Prata

KYLE MASSON (EUA)
Twitter: @KyleMasson18
Graduação: Prata

NICHOLAS BOULLE (EUA)
27 anos (28/03/1989)
Twitter: @NickBoulle
Graduação: Prata

Comentários

  • Ô loko…o Buddy Rice de volta…esse podemos dizer que ressussitou para o automobilismo, mas como era daquela turma antiga da IRL, será que ele é bom em virar para a direita??
    Brincadeiras à parte, o texto definiu exatamente o que penso da classe: O patinho feio da série…e não por conta dos carros muito ultrapassados, e sim dos pilotos…deve haver um ou outro bom, mas em geral só se vê os PC nas transmissões quando causam bandeiras amarelas, e é isso o que mais depõe contra a classe.