24h de Daytona – Quem é quem, classe Prototype

RIO DE JANEIRO – Tá chegando a hora! Sábado começa pra valer a temporada 2017 do IMSA Weather Tech SportsCar Championship com a largada para a 55ª edição das 24h de Daytona (o Fox Sports 2 transmite ao vivo!). E para fechar a apresentação das equipes que vão disputar a clássica corrida, vamos mostrar agora o panorama da classe Prototype, a principal do espetáculo.

E nessa temporada, a divisão é uma das que apresenta as maiores mudanças, se não a principal mudança, para toda a temporada: entra em vigor o regulamento Daytona Prototype International (DPi) exclusivo da IMSA, com motores multimarca e carros com aerodinâmica diferenciada dos protótipos LMP2 para distinguir os fabricantes envolvidos. O mais interessante é que todos os DPi terão que ser concebidos usando como base qualquer um dos quatro chassis disponíveis no mercado: Riley-Multimatic, Dallara, Oreca e Ligier.

Isto significa também que o último campeonato viu a despedida dos antigos Daytona Prototypes, poderosos – porém inseguros, posto que eram construídos com base estrutural tubular. Agora, os DPis são inteiramente de chassis em carbono. E três fabricantes – Cadillac (leia-se General Motors), Mazda e Nissan entram na briga direta com os carros específicos do novo regulamento LMP2 com motores Gibson V8 de 600 HP, bem mais velozes que os carros que competiam na própria classe Prototype ano passado, dentro do que preconizava a categoria.

O panorama para o primeiro ano é animador: duas equipes subiram da classe Prototype Challenge, acreditando na nova proposta da IMSA. E a Tequila Patrón voltou também. A favorita é a Action Express, equipe do brasileiro Christian Fittipaldi – bicampeão em 2014/15 – e que venceu todos os três campeonatos em vigor, o último com a dupla Dane Cameron/Eric Curran.

Vamos às equipes da turma de cima:

TEQUILA PATRÓN ESM
Sede: Stuart, Flórida (EUA)
Site oficial: www.esmracing.com

Patrón Spirits Company CEO: Ed Brown
Proprietário: Scott Sharp
Diretor de Operações: Robin Hill
Chefe de Equipe: Tony Leith
Engenheiro Chefe: Philippe Dumas

Carro: Nissan Ligier DPi
Motor: Nissan 3,5 litros V6 Biturbo
Peso mínimo: 930 kg

2-PatronESM
A Tequila Patrón ESM fechou uma parceria com a Nissan e vai usar o chassi Ligier como base de seu protótipo DPi para tentar bisar nas 24h de Daytona

 Campeã das 24h de Daytona ano passado com uma atuação soberba do brasileiro Pipo Derani, a equipe Tequila Patrón ESM volta às batalhas no seu território depois de dois anos no FIA WEC. Além da proposta de regulamento da IMSA ser bem mais atrativa para 2017, uma outra questão incomodava o piloto e CEO da Patrón Spirits Company, Ed Brown: a impossibilidade de expor sua marca em mercados importantes como a França e o Bahrein, que proíbem terminantemente a exposição de patrocinadores movidos a álcool.

22-PatronESM
Além de Pipo Derani, o time de Scott Sharp e Ed Brown terá o reforço de Bruno Senna nas quatro provas do NAEC, o certame paralelo que tem as corridas de Daytona, Sebring, Watkins Glen e Road Atlanta

O time comandado por Scott Sharp – também piloto – manteve sua base na Flórida e agora tem como desafio quebrar a sequência de títulos da Action Express como única cliente da Nissan e da Ligier com o regulamento DPi. Nas provas do Tequila Patrón North American Endurance Cup, os carros serão reforçados não só por Derani como também por Bruno Senna, sendo a única equipe com dois brasileiros na disputa. Brendon Hartley, campeão do WEC em 2015 pela Porsche, está inscrito nos dois carros do time para as 24h de Daytona. A equipe ficou com as duas piores posições entre os 12 inscritos da Prototype no Roar Before The Rolex 24 – o que não quer dizer muita coisa…

Pilotos do carro #2:

SCOTT SHARP (EUA)
48 anos (14/02/1968)
Twitter: não tem
Graduação: Platina

RYAN DALZIEL (Grã-Bretanha)
34 anos (12/04/1982)
Twitter: @ryan_dalziel
Graduação: Ouro

PIPO DERANI (Brasil)
23 anos (12/10/1993)
Twitter: @PipoDerani
Graduação: Ouro

BRENDON HARTLEY (Nova Zelândia)
27 anos (10/11/1989)
Twitter: @BrendonHartley
Graduação: Platina

Pilotos do carro #22:

JOHANNES VAN OVERBEEK (EUA)
43 anos (14/04/1973)
Twitter: @JohannesvanOver
Graduação: Ouro

ED BROWN (EUA)
54 anos (18/01/1963)
Twitter: @patronracing
Graduação: Bronze

BRENDON HARTLEY (Nova Zelândia)
27 anos (10/11/1989)
Twitter: @BrendonHartley
Graduação: Platina

BRUNO SENNA (Brasil)
33 anos (15/10/1983)
Twitter: @BSenna
Graduação: Platina

ACTION EXPRESS RACING
Sede: Denver, North Carolina (EUA)
Site oficial: www.axracing.com

Proprietário: Bob Johnson
Chefe de Equipe: Gary Nelson
Chefe de Mecânicos: Bill Keuler (carro #5) e Kenneth Johnson (carro #31)

Carro: Cadillac DPi-V.R (Dallara)
Motor: Cadillac 6,2 litros V8
Peso mínimo: 930 kg

5-AXRacing
Com base no chassis Dallara, o Cadillac DPi-V.R será o carro com o qual Christian Fittipaldi tentará seu 3º título nos EUA

Tricampeã e invicta na classe principal desde a fusão da ALMS com a Rolex SportsCar Series (Grand-Am), a Action Express Racing foi a principal equipe no período de dominação dos Daytona Prototypes – agora aposentados – em relação aos antigos LMP2. O desafio para 2017 será tentar fazer o mesmo, agora na plataforma DPi contra os protótipos mais modernos e concebidos dentro do novo regulamento técnico. A estrutura do time de Bob Johnson segue a mesma, com Gary Nelson chefiando tudo. Afinal, em time que está ganhando, nada – ou pouco – se mexe.

31-AXRacing
Concorrência forte: Eric Curran e Dane Cameron são os pilotos a serem batidos para a temporada 2017

Em relação a pilotos, todos continuam, inclusive o brasileiro Christian Fittipaldi, que buscará o terceiro título e a retomada da hegemonia ao lado do português João Barbosa no carro com o nome da Mustang Sampling. A oposição é forte e vem de dentro do time batizado de Whelen Engineering: Eric Curran e Dane Cameron chegam a este campeonato com moral de campeões. Nas 24h de Daytona, o português Filipe Albuquerque reforça o carro #5, enquanto Mike Conway e o campeão do Sunoco Challenge, o escocês Seb Morris, vão andar no #31. Durante o Roar Before The Rolex 24, os Cadillac DPi-V.R concebidos na plataforma Dallara tiveram desempenhos bem similares.

Pilotos do carro #5:

CHRISTIAN FITTIPALDI (Brasil)
46 anos (18/01/1971)
Twitter: @fittitweet
Graduação: Platina

JOÃO BARBOSA (Portugal)
41 anos (11/03/1975)
Twitter: @barbosaracing
Graduação: Platina

FILIPE ALBUQUERQUE (Portugal)
31 anos (13/06/1985)
Twitter: @AlbuquerqueFil
Graduação: Platina

Pilotos do carro #31:

DANE CAMERON (EUA)
28 anos (28/10/1988)
Twitter: @danecameron19
Graduação: Ouro

ERIC CURRAN (EUA)
41 anos (08/06/1975)
Twitter: @ericcurran31
Graduação: Ouro

MIKE CONWAY (Grã-Bretanha)
33 anos (19/08/1983)
Twitter: @Mikeconway26
Graduação: Platina

SEB MORRIS (Grã-Bretanha)
21 anos (30/11/1995)
Twitter: @SebMorris31
Graduação: Prata

WAYNE TAYLOR RACING
Sede: Brownburg, Indiana
Site oficial: www.waynetaylorracing.com

Proprietário: Wayne Taylor
Chefe de Equipe: Wayne Taylor e Max Angelelli
Chefe de Mecânicos: Travis Houge
Engenheiro: Brian Pillar

Carro: Cadillac DPi-V.R (Dallara)
Motor: Cadillac 6,2 litros V8
Peso mínimo: 930 kg

10-WTR
O multicampeão e ídolo da Nascar Jeff Gordon é a grande atração da Wayne Taylor Racing para as 24h de Daytona deste ano

A Wayne Taylor Racing é também mais uma das equipes remanescentes da Rolex SportsCar Series que apostou primeiro nos Daytona Prototypes e vai agora em 2017 mergulhar no projeto DPi como cliente da Cadillac – seguindo o exemplo da Action Express, com o mesmo conjunto e o mesmo chassi da italiana Dallara, de quem a WTR já era cliente até o ano passado.

O velho Wayne Taylor continua no comando da escuderia que leva seu nome e para o resto do campeonato, terá a companhia de Max Angelelli na chefia: o italiano faz nas 24h de Daytona a sua despedida definitiva do automobilismo. Os garotos Jordan e Ricky Taylor, sempre tresloucados nas redes sociais, vão tentar mais uma vez dar conta do recado. E o time conta na prova de abertura do campeonato com um convidado pra lá de especial – ninguém menos que o quatro vezes campeão da Nascar, a lenda viva Jeff Gordon, que regressa à prova após um 3º lugar com a própria Wayne Taylor Racing, há 10 anos atrás. A equipe ficou com a 8ª posição na classe durante o Roar Before The Rolex 24.

Pilotos do carro #10:

JORDAN TAYLOR (EUA)
25 anos (10/05/1991)
Twitter: @jordan10taylor
Graduação: Platina

RICKY TAYLOR (EUA)
27 anos (03/08/1989)
Twitter: @RickyTaylor_10
Graduação: Ouro

MAX ANGELELLI (Itália)
50 anos (15/12/1966)
Twitter: não tem
Graduação: Prata

JEFF GORDON (EUA)
45 anos (04/08/1971)
Twitter: @JeffGordonWeb
Graduação: Platina

REBELLION RACING
Sede: Silverstone, Northants (Grã-Bretanha)
Site oficial: www.rebellion-racing.com

Fundador: Alexandre Pesci
Chefe de Equipe: Bart Hayden

Carro: Oreca 07
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8
Peso mínimo: 930 kg

13-RebellionRacing
Ameaça: a Rebellion Racing quer estragar a festa dos DPi em Daytona, com um time de pilotos de muito respeito…

Faz tempo que a Rebellion Racing devia uma visita às 24h de Daytona. E os suíços pagaram com juros e correção monetária, já que neste ano a equipe sediada na Grã-Bretanha resolveu fazer o “downgrade” e disputar a classe LMP2 no WEC e nas 24h de Le Mans, com uma passagem pelo NAEC da série IMSA que promete ser bastante significativa: os helvéticos liderados por Bart Hayden estão muito bem preparados para a primeira prova do ano e trouxeram um timaço de primeiro nível – talvez a equipe mais forte de pilotos dentre todas as tripulações inscritas para a corrida de abertura do campeonato. No Roar Before The Rolex 24, Neel Jani fez a maioria da quilometragem ao longo dos três dias de testes, mas o carro com o numeral #13 acabou relegado à 3ª posição.

NEEL JANI (Suíça)
33 anos (08/12/1983)
Twitter: @neeljani
Graduação: Platina

NICK HEIDFELD (Alemanha)
39 anos (10/05/1977)
Twitter: @NickHeidfeld
Graduação: Platina

SÉBASTIEN BUEMI (Suíça)
28 anos (31/10/1988)
Twitter: @Sebastien_buemi
Graduação: Platina

STÉPHANE SARRAZIN (França)
41 anos (02/11/1975)
Twitter: @Steph_Sarrazin
Graduação: Platina

PR1/MATHIASEN MOTORSPORTS
Sede: Fresno, Califórnia (EUA)
Site oficial: www.pr1motorsports.com

Fundador: Ray Mathiasen e Bobby Oergel
Chefe de Equipe: Bobby Oergel
Engenheiro: John Hayes

Carro: Ligier JS P217
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8
Peso mínimo: 930 kg

52-PR1Mathiasen
O novo Ligier JS P217 será o carro que marca a estreia da PR1/Mathiasen Motorsports na divisão principal do IMSA Weather Tech SportsCar Championship

Tradicional participante da classe Prototype Challenge desde sua criação, a PR1/Mathiasen Motorsports dá em 2017 o salto mais ambicioso de sua trajetória ao passar para a divisão Prototype como a primeira cliente dos chassis fabricados pela Onroak Automotive, um legítimo Ligier JS P217. O carro vem sendo exaustivamente testado desde o fim do ano passado e está pronto para o desafio. Tom Kimber-Smith e o mexicano José Gutiérrez serão os pilotos full season do time liderado por Bobby Oergel. Mike Guasch correrá no NAEC e RC Enerson, que compete na Indy Lights, completa o quarteto para as 24h de Daytona. No Roar Before The Rolex 24, a equipe obteve um excelente 4º tempo.

Pilotos do carro #52:

TOM KIMBER-SMITH (Grã-Bretanha)
32 anos (01/11/1984)
Twitter: @TKS77
Graduação: Ouro

JOSÉ GUTIÉRREZ (México)
20 anos (28/05/1996)
Twitter: não tem
Graduação: Prata

MIKE GUASCH (EUA)
58 anos (25/02/1958)
Twitter: @MoleculeMike
Graduação: Bronze

RC ENERSON (EUA)
19 anos (06/03/1997)
Twitter: @RCEnerson
Graduação: Prata

MAZDA MOTORSPORTS/SPEEDSOURCE
Sede: Coral Springs, Flórida (EUA)
Site oficial: www.speedsource.com

Mazda Motorsports President: John Doonan
Chefe de Equipe: Sylvain Tremblay

Carro: Mazda RT24-P DPi (Riley-Multimatic)
Motor: Mazda MZ-2.0T 2 litros Turbo L4
Peso mínimo: 930 kg

55-MazdaRacing
A Mazda investe pesado na campanha de 2017 com dois protótipos DPi na plataforma do Riley MK30

A Mazda persiste no sonho de conquistar um título na principal categoria de protótipos nos EUA e não mede esforços para bater os LMP2 com motor Gibson e principalmente as rivais com modelos DPi Cadillac e Nissan. Com a expertise da Speedsource, o construtor japonês conseguiu evoluir o propulsor MZ 2 litros turbo, após a fracassada experiência com o Skyactiv Diesel em 2014. Se sobrou velocidade, comprovada com várias pole positions apesar do chassis ser um vetusto Lola B12/80, faltou competência nas paradas de box e sobretudo confiabilidade. Defeitos que o time chefiado por Sylvain Tremblay espera corrigir em 2017.

70-MazdaRacing
Spencer Pigot e James Hinchcliffe são os reforços da Mazda para a disputa das 24h de Daytona

Para esta temporada, os pilotos que disputaram a série ano passado continuam a bordo. A novidade é a presença de dois pilotos da Fórmula Indy: Spencer Pigot completando o trio do #55 e James Hinchcliffe no bólido #70. Neste ano, nada de pintura especial alusiva às 24h de Le Mans. A novidade é que o #70 vem em cor prateada e o #55, totalmente vermelho. Os chassis DPi da Mazda são “made in USA”, construídos pela Riley. E conseguiram 2º e 10º tempos, respectivamente, no Roar Before The Rolex 24.

Pilotos do carro #55:

JONATHAN BOMARITO (EUA)
35 anos (23/01/1982)
Twitter: @JBomarito
Graduação: Platina

TRISTAN NUNEZ (EUA)
21 anos (31/10/1995)
Twitter: @tristannunez
Graduação: Ouro

SPENCER PIGOT (EUA)
23 anos (29/09/1993)
Twitter: @SpencerPigot
Graduação: Ouro

Pilotos do carro #70:

JOEL MILLER (EUA)
28 anos (10/05/1988)
Twitter: não tem
Graduação: Ouro

TOM LONG (EUA)
34 anos (01/03/1982)
Twitter: @TomLongRacing
Graduação: Ouro

JAMES HINCHCLIFFE (Canadá)
30 anos (05/12/1986)
Twitter: @hinchtown
Graduação: Ouro

DRAGONSPEED
Sede: West Palm Beach, Flórida (EUA)

Chefe de Equipe: Elton Julian
Engenheiro: Mark Schomann

Carro: Oreca 07
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8
Peso mínimo: 930 kg

81-DragonSpeed
A DragonSpeed faz sua estreia este ano nas 24h de Daytona com um Oreca 07 LMP2

Com sede na Flórida e liderada pelo multinações Elton Julian, que como piloto competiu com as bandeiras do Equador, EUA e até da Espanha, a DragonSpeed vai encarar pela primeira vez as 24h de Daytona após uma temporada completa no European Le Mans Series e uma boa e surpreendente aparição nas 12h de Sebring no ano passado, quando terminaram em 4º lugar. Reforçada pelo competente Mark Schomann na engenharia, a DragonSpeed quer surpreender na abertura da temporada da IMSA e repetir o que fez no Roar Before The Rolex 24, quando liderou a folha de tempos. Mas a gente sabe que corrida é outra história… Piloto bom é o que não falta, vide Loïc Duval, antigo recruta da Audi no FIA WEC e o campeão mundial LMP2 do ano passado, Nicolas Lapierre.

Pilotos do carro #81:

NICOLAS LAPIERRE (França)
32 anos (02/04/1984)
Twitter: @Nico_Lapierre
Graduação: Platina

LOÏC DUVAL (França)
34 anos (12/06/1982)
Twitter: @loicduval
Graduação: Platina

BEN HANLEY (Grã-Bretanha)
32 anos (22/01/1985)
Twitter: @benhanley85
Graduação: Ouro

HENRIK HEDMAN (Suécia)
48 anos (05/02/1968)
Twitter: não tem
Graduação: Bronze

JDC-MILLER MOTORSPORTS
Sede: Savage, Minnesota (EUA)
Site oficial: www.jdcmotorsport.com

Proprietário: John Miller
CEO e Chefe de Equipe: John Church
Engenheiros: Walter Preston e Barry Mumm

Carro: Oreca 07
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8
Peso mínimo: 930 kg

85-JDCMiller
Primeira cliente Oreca nos EUA, a JDC-Miller Motorsports sobe da Prototype Challenge para a turma de cima em 2017

Assim como a PR1/Mathiasen Motorsports, a JDC-Miller encara o desafio de subir para a divisão principal do IMSA Weather Tech SportsCar Championship após participar na divisão Prototype Challenge nas três temporadas anteriores. A pequena e organizada escuderia que vem do estado de Minnesota começou na classe IMSA Lites e agora vai para uma temporada das mais decisivas com o protótipo Oreca 07 dentro do regulamento LMP2.

Para as 24h de Daytona, o time cercou-se de uma boa preparação e terá até o suíço Mathias Beche, que conhece muito bem os carros do fabricante francês, a bordo. Misha Goikhberg, Chris Miller e Stephen Simpson vão se revezar a bordo do #85 nas provas da temporada. A equipe teve desempenho ok no Roar Before The Rolex 24, cravando o 9º tempo.

Pilotos do carro #85:

MISHA GOIKHBERG (Canadá)
30 anos (24/11/1986)
Twitter: não tem
Graduação: Prata

CHRIS MILLER (EUA)
27 anos (05/05/1989)
Twitter: não tem
Graduação: Prata

STEPHEN SIMPSON (África do Sul)
33 anos (08/01/1984)
Twitter: não tem
Graduação: Prata

MATHIAS BECHE (Suíça)
30 anos (28/06/1986)
Twitter: @MathiasBeche
Graduação: Platina

VISIT FLORIDA RACING
Sede: Daytona Beach, Flórida (EUA)
Site oficial: www.sdr-motorsports.com

Proprietário: Troy Flis
Chefe de Equipe: Gary Grossenbaucher
Engenheiro: Rick Cameron

Carro: Riley MK30
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8
Peso mínimo: 930 kg

90-VisitFlorida
A Visit Florida Racing aposta no chassi Riley MK30 LMP2 e na parceria de Renger Van der Zande com Marc Goossens para desbancar os protótipos DPi

Única equipe a apostar no genuíno protótipo LMP2 construído nos EUA pela Riley-Multimatic, a Visit Florida Racing entra na temporada 2017 com a missão de fazer o tiro dos DPi de Cadillac, Mazda e Nissan sair pela culatra. A equipe é competente, brigou pelo título em 2015 e no ano passado não teve um campeonato dos mais felizes. Agora, Troy Flis e seus comandados querem fazer história de um novo jeito.

Com Ryan Dalziel se dedicando à rival Tequila Patrón ESM por força do contrato, a equipe que tem sede pertinho do Daytona International Speedway se reforçou para este campeonato com o bom piloto holandês Renger Van der Zande, campeão ano passado na Prototype Challenge. E René Rast, excelente piloto alemão, reforça a equipe nas 24h de Daytona – e possivelmente em todo o NAEC. O carro azul #90 ficou em 7º no Roar Before The Rolex 24.

Pilotos do carro #90:

RENGER VAN DER ZANDE (Holanda)
30 anos (16/02/1986)
Twitter: @Rengervdz
Graduação: Ouro

MARC GOOSSENS (Bélgica)
47 anos (30/11/1969)
Twitter: @marcthegoose
Graduação: Ouro

RENÉ RAST (Alemanha)
30 anos (26/10/1986)
Twitter: @ReneRastRacing
Graduação: Platina

Comentários

  • Tirando os Nissan DPI da ESM, os carros estão lindos e com belas pinturas! Mesmo os Cadillac que, inicialmente, não tinha visto muita graça, melhoraram muito com as cores dos patrocinadores das equipes.

    Fico aguardando, e torcendo, por uma bela prova nesse fim de semana, e por um bom campeonato!

  • Bem interessantes as mudanças.
    Com certeza será muito bom o campeonato.
    Parabéns novamente por mais um execelente material.
    Obrigado!
    Abs,

  • Já venho acompanhando a IMSA uns tempos , acho que agora eles acertaram a mão no regulamento, aproveitaram muito bem os LMP2 como base para os DP1 , isso deixa a categoria com grande possibilidade competitiva ,porque nenhum fabricante vai poder construir um protótipo fora de uma base de chassi pre estabelecida , isso deixa a IMSA menos veraneável a variação de humor de um fabricante , exemplo , a Nissan se enche desse negocio em 2018 , é simple ,é só o time arrumar outro motor ou voltar ao LIGIER Gibson convencional.

    • É verdade. Pode acontecer isso, como também entrarem novos fabricantes e equipes nesse negócio de DPi. É tudo o que a IMSA quer para responder ao ACO com tapa de luva de pelica.

  • Achei todos os novos protótipos lindíssimos, especialmente os Ligier/Nissan, com aquele bico invocado. Além do mais, será um grande prazer ver Jeff Gordon em ação.
    Para a prova, porém, apostaria numa vitória de um LMP2, sobretudo o Rebellion.

    • Engraçado como o conjunto visual do Nissan Ligier DPi divide opiniões. Muitos acham horrível. Outros gostam. Questão preferencial.