24h de Dubai com 99 carros confirmados

RIO DE JANEIRO – O primeiro grande evento de Endurance em 2017, ao contrário do que possa parecer, não é a disputa das 24h de Daytona: a já tradicional prova de 24h de Dubai abre o calendário da International Endurance Series by Hankook nos dias 14 e 15 deste mês com um grid muito bem fornido. Serão noventa e nove carros alinhando para a corrida neste início de campeonato. Será a primeira de um total de sete etapas, todas variando entre 12 e 24 Horas de duração. O calendário para este ano tem novidades, como uma etapa no Algarve, em Portugal e uma prova no Circuit of The Americas, em Austin. Será a primeira visita da série aos EUA.

Praticamente um quarto do total de inscritos para as 24h de Dubai responde pela categoria principal – A6, para modelos baseados no regulamento FIA GT3. São 25 bólidos confirmados, sendo 13 na subdivisão Pro e os demais na classe Am. A Black Falcon, que vai com dois Mercedes-AMG GT3 na classe Pro, escalou Jeroen Bleekemolen, Maro Engel e Yelmer Buurman entre seus principais pilotos, na busca por mais um triunfo na classificação geral.

Na equipe Belgian Audi Club WRT, que faz sua primeira corrida sem Laurens Vanthoor, que foi para a Porsche, o líder do carro #4 será o holandês Robin Frijns junto ao belga Enzo Ide. Na Lamborghini da HB Racing estarão o ótimo piloto do BTCC Sam Tordoff e o austríaco Norbert Siedler. Matteo Cairoli e Sven Müller, novas esperanças do programa da Porsche Motorsport, vão alinhar com a Manthey Racing. Christopher Haase é o destaque no Audi R8 LMS da Optimum Motorsport.

Tom Onslow-Cole e Lance David-Arnold serão os principais nomes na Mercedes-AMG GT3 da equipe SPS Automotive Performance. A Konrad Motorsport, que disputará também as 24h de Daytona, vai com um Lamborghini Huracán e Marc Basseng é o principal piloto do time do velho Franz Konrad. Na GP Extreme, equipe dos Emirados Árabes, participará o antigo piloto de Fórmula 1 Jean-Eric Vergne, hoje na Fórmula E.

Maxime Jousse e Mathieu Jaminet são os destaques do lineup de pilotos da IMSA Performance, enquanto a Herberth Motorsport terá ninguém menos que o campeão mundial do WEC em 2015, Brendon Hartley, a bordo do carro #911. Por fim, a Grässer Motorsport terá dois Lambo Huracán na classe Pro, destacando-se entre os inscritos o italiano Mirko Bortolotti.

Na divisão A6-Am, destaque para o carro que carrega o número #1 em razão do título conquistado em 2016: é a Mercedes-AMG GT3 da equipe helvética Hofor Racing, onde alinha uma mulher – Chantal Kroll. Vários bons pilotos vão alinhar em meio a gentlemen drivers, caso do ex-WEC Marcel Fässler, do experiente Vincent Radermecker e do ótimo Wolf Henzler.

As demais divisões são a SPX (6 inscritos), 991 (só para os Porsche Cup, com 12 carros), SP2 (sete inscritos), SP3-GT4 (20, o segundo maior plantel do grid), TCR (seis bólidos), A3 (nove), Cup 1 (seis), A2 (oito carros). Nove categorias em disputa e 10 subclasses. Nada mal mesmo.

No mesmo fim de semana das 24h de Dubai, estreia também um novo campeonato: a 24h Proto Series, que terá quatro etapas – todas com 12h de duração, nos circuitos de Magny-Cours e Paul Ricard, ambos na França, Misano Adriático na Itália e Spa-Francorchamps, na Bélgica. O primeiro evento do ano é a Hankook 3x3h, em caráter promocional, para apresentar o certame à imprensa, competidores e equipes.

Os holandeses da Creventic, organizadora do International Endurance Series, da 24h TCE Series e agora do 24h Proto Series, cortaram um pequeno dobrado para rascunhar o novo campeonato, temendo represálias do Automobile Club de l’Ouest (ACO), uma vez que os protótipos LMP3 eram inicialmente exclusivos do ELMS e agora já estão espalhados pelo mundo todo, com campeonatos próprios brotando inclusive na China.

A lista de entradas é modesta para a Hankook 3x3h, que como o próprio nome diz, será disputada em 3 baterias com 3h de duração cada, entre os dias 10 e 11 deste mês. São 17 carros em quatro categorias – P3, CN, PX e G57, exclusiva do modelo Ginetta G57.

Comentários

  • Casa cheia! Aliás, lotada: levando em conta que a pista de Dubai tem aproximadamente 5,4km, e que teremos quase cem carros na disputa, isso vai dar um espaço de cerca de 54m para cada carro. O tráfego será infernal, e saber lidar com ele perdendo o mínimo tempo possível, e sem sofrer grandes danos, absolutamente fundamental para quem quiser brigar pela vitória.

  • Será que vamos ver de novo os carros reabastecendo num posto de gasolina convencional atrás do pitlane, como no ano passado?

    • Calendário da 24h Series:

      24h de Dubai – 13/14 de janeiro
      12h de Mugello – 17/18 de março
      12h do Red Bull Ring – 7/8 de abril
      24h de Paul Ricard – 6/7 de maio
      12h de Imola – 30 de junho/1º de julho
      24h de Portimão – 26/27 de agosto
      24h do COTA – 10/11 de novembro

      Calendário da 24h TCE Series:

      24h de Silverstone – 1º/2 de abril
      12h de Magny-Cours – 21/22 de abril
      24h de Misano – 8/9 de julho
      24h de Barcelona – 2/3 de setembro
      12h de Spa-Francorchamps – 6/7 de outubro

      Calendário da 24h Proto Series:

      12h de Magny Cours – 21/22 de abril
      12h de Misano – 8/9 de julho
      12h de Paul Ricard – 18/19 de agosto
      12h de Spa – 7/8 de outubro