Bernie exit

20171231728498_ChaseandBernie_II
Rei morto, rei posto: aos 86 anos, Bernie Ecclestone entrega o comando operacional da Fórmula 1 a Chase Carey, homem do grupo Liberty Media, que comprou a categoria (Foto: Reprodução/Grande Prêmio)

RIO DE JANEIRO (Game over!) – Uma nova era se inicia em 2017 na Fórmula 1. Quando o campeonato começar no dia 26 de março, com a disputa do Grande Prêmio da Austrália, Bernie Ecclestone não estará na chefia da principal categoria do automobilismo. Após 40 anos mergulhado de corpo e alma nos negócios (ninguém negociou tanto e tão bem quanto ele no automobilismo, justiça seja feita), que incluíram a presidência da Associação dos Construtores (FOCA) e a propriedade da Brabham entre 1972 e 1987, e de transformar a competição num negócio altamente lucrativo, o inglês de 86 anos já fará parte do passado.

“Fui deposto hoje. Vou embora, isso é oficial. Não dirijo mais a empresa. Minha posição foi assumida por Chase Carey”, confirmou Bernie à revista Auto Motor und Sport.

Chase Carey é do grupo Liberty Media, que assumiu o controle da categoria em negócio já aprovado pela FIA. Ecclestone, cuja saída será oficializada amanhã, terá um cargo decorativo, o de presidente de honra.

“Vou assumir esse título sem saber ao certo o que significa”, disse.

Para os que acreditavam vê-lo fora desse negócio só depois de morto, a notícia de sua saída tem um efeito tão devastador quanto de uma bomba atômica. De repente, a Fórmula 1 se vê sem duas das figuras mais emblemáticas da categoria – Bernie Ecclestone e Ron Dennis.

Quem sabe a categoria consiga respirar os ares da renovação que ela tanto precisa…

Mais detalhes, no Grande Prêmio.

Comentários

  • Incontestável tudo que ele alcançou para a F1. Porém, no atual cenário a categoria exigi demais (para não dizer que é um abuso) dos países que a sediam. Pagar por uma franquia tão cara que tem um péssimo serviço de marketing (que apenas se vangloria do passado) não é um bom negócio.

    Mas o velho sempre teve opiniões contrárias sobre a evolução tecnológica da categoria e sabe bem o porque não estava dando mais certo. Falha dele ou FIA?

  • O Bernie acertou muito e também errou. Foi canalha com algumas categorias que ele via como concorrentes da F1. Mas isso é a essência de um capitalista selvagem como um cara como ele se vê. É um gênio político e usou isso pra tocar o circo da F1 com suas figuras de ego inflado, e fez isso com maestria. No conjunto da obra foi uma figura muito importante para a F1. Não nos esqueçamos das melhorias de segurança na categoria que começaram com trazendo o Dr. Sid Watkins para chefiar a parte médica da categoria.
    Ultimamente entretanto a F1 parece muito chata com questões como direito de imagem em redes sociais. Mas vamos ver como vai ser essa mudança. Gostei do nome do Ross Brawn, é um cara que conhece do assunto e parece estar com idéias de simplificar mas as corridas. Resta saber se ele vai conseguir convencer as equipes já que ultimamente até o Bernie tinha perdido poder em relação a decisões técnicas que tem que obrigatoriamente passar por elas.

  • Acho que tudo tem seu tempo. Mr Bernie fez muito pela F1 e agora é a hora de dar lugar a quem tenha mais condições de manter a categoria no topo. A expectativa com os novos donos é boa.

  • Quem lamenta a saída do velhinho safado deve estar delirando, ele está fazendo “hora-extra”, e mais devia estar preso (no popular, em cana) por fraude e suborno.