Histórico: Leandro Torres e Lourival Roldan levam Brasil ao topo do pódio nos UTVs

20171141537779_351_dk17_victoreleuterio_120913_II
No clique de Victor Eleutério, a festa de Lourival Roldan e Leandro Torres pela histórica conquista no primeiro ano dos UTVs como categoria no Rali Dakar

RIO DE JANEIRO – Foi de arrepiar! Não importa se a categoria era a menos concorrida, com apenas oito veículos na largada – e que desses oito, apenas cinco tenham oficialmente figurado na classificação final divulgada hoje pelo ASO. O que fica é o resultado, o que entra para a história. E a partir de hoje, o carioca Leandro Torres e o paulista Lourival Roldan fazem parte dos compêndios do Rali Dakar.

Na primeira disputa em que os UTVs foram desmembrados dos carros, a dupla que já competira ano passado com um Polaris dotado de motor de 1.000cc, terminando em 57º lugar na classificação geral daquela categoria, Leandro e Lourival conseguem um feito que nos emociona. Pelo desprendimento, por conseguirem terminar um dos Ralis mais difíceis de todo o mundo. Pela garra, pela vontade de ganhar. E eles já falavam em vitória quando chegaram na frente dos concorrentes na 3ª especial disputada, entre San Miguel de Tucumán e San Salvador de Jujuy. Essa determinação é fundamental, afora o trabalho que tem que coexistir. A confiança que o piloto tem que possuir no navegador – e vice-versa – é um dos itens determinantes para o sucesso.

A dupla chegou a dar uns sustos na gente: na 10ª etapa, realizada após o caos que anulou a nona especial, a aguardada “Super Belén”, eles demoraram mais de 12 horas para cumprir o percurso. Mesmo assim, mantiveram a liderança na geral e lavaram a alma ganhando o penúltimo estágio entre San Juan e Río Cuarto. E hoje, sem precisar do primeiro lugar para ratificar um título tão histórico quanto inédito, já que a vantagem para a dupla que figurava em segundo na geral era bastante significativa, chegaram em 3º a 4min11seg do russo Maganov Ravil e seu navegador Kirill Shubin.

Foi o bastante para a comemoração, com muitas lágrimas e a bandeira brasileira orgulhosamente desfraldada pelos dois integrantes da tripulação campeã entre os UTVs.

“A gente nem sabe direito onde está ainda. Fisicamente, sabemos, mas a cabeça está no mundo da lua. Muita gente no Brasil torcendo pela gente, realmente é um marco, o Brasil nunca ganhou uma categoria, mas tem totais condições de ter mais gente aqui. Acho que a maior vitória não é nem minha, nem do Lourival, acho que é de todos nós”, afirmou Leandro Torres em entrevista ao repórter Jackson Pinheiro, meu colega de Fox Sports.

“Todos gostam de Rali no Brasil, e os apaixonados sempre nos incentivaram direta e indiretamente. Então a gente deixa aqui um legado para que mais pessoas tomem essa atitude que a gente tomou. Eu não sou garoto (N. do blog, Leandro tem 46 anos), o Lourival, com esses cabelos brancos, também não. O brasileiro é diferente. Quando quer, consegue”, seguiu.

Em sua 10ª participação no Dakar, o veterano Lourival Roldan, de 56 anos, nunca desistiu do sonho de ser campeão. Sonho, enfim, hoje realizado.

“Eu falei há algum tempo que só faltava ser campeão e falei nas outras entrevistas que esse ano seríamos campeões, está gravado”, se gabou. “E está aí a prova. Obrigado a todo mundo que acompanhou, a gente estava com vocês, não estava sozinho. O pessoal que estava na estrada olhando, nós acenávamos para pegar a energia positiva do pessoal que estava torcendo. Obrigado, pessoal. Brasil campeão!”, encerrou Roldan.

Resultado da etapa #12:
Rio Cuarto-Buenos Aires
Total: 64 km cronometrados – 785 km

1. #378 Maganov Ravil/Kirill Shubin (Polaris) – 42min36seg
2. #342 Mao Ruijin/Sebastien Delaunay (Polaris) – a 1min04seg
3. #351 Leandro Torres/Lourival Roldan (Polaris) – a 4min11seg
4. #374 Li Dongsheng/Quanquan Guan (Polaris) – a 4min25seg
5. #386 Wang Fujiang/Li Wei (Polaris) – a 4min50seg

Classificação geral extra-oficial:

1. #351 Leandro Torres/Lourival Roldan – 54h01min50seg
2. #386 Wang Fujiang/Li Wei – a 4h42min34seg
3. #378 Maganov Ravil/Kirill Shubin – a 6h05min35seg
4. #342 Mao Ruijin/Sebastien Delaunay – a 23h30min07seg
5. #374 Li Dongsheng/Quanquan Guan – a 24h45min25seg

Comentários

  • Parabéns à dupla vencedora Torres/Roldan, a Barros/Capoani pela honrosa posição nos carros e também ao Rodrigo Mattar pela excelente cobertura aqui no blog e na TV. Acompanhei diariamente, sendo que justo no sábado, último dia da prova, viajei de férias com a família para a praia, já conformado em acompanhar tudo pelo celular, pois a pousada onde estamos não tem Fox Sports. Contudo, ao ligar a TV à tarde, tive uma grande surpresa, pois na grade de canais da pousada, aqui em Ubatuba SP, está o canal da TV Pública da Argentina . Assim, pude acompanhar a chegada e rampa de premiação ao vivo. Abraços a todos!

  • Entendo pouco de rali e, por isso não me atrevo a comentar os posts, mas acompanhei vários dos boletins transmitidos via Fox Sports (aquela cobertura da abertura promocional foi épica…) e fico feliz em ver uma dupla brasileira vencendo…quem sabe o feito desperte interesse por parte de autoridades e promotores para receber um evento tão grande e que passa bem aqui do nosso lado. A festa que os povos locais fazem com a passagem dos competidores é uma coisa única, que faz a gente imediatamente ter vontade de estar lá. Quem sabe um dia…