Roar Before The Rolex 24, dia #2: Rebellion de novo na frente

ms-imsa-2017-roar-before-the-24-daytona-020
Neel Jani tem tocado os testes da Rebellion Racing no Roar Before The Rolex 24 e o suíço é sistematicamente o piloto mais rápído da pista

RIO DE JANEIRO – Sábado de mais três sessões de treinos no Daytona International Speedway como preparação para a temporada 2017 do IMSA Weather Tech SportsCar Championship, no Roar Before The Rolex 24. A chuva quis atrapalhar na Flórida e o treino inicial, pela manhã, foi realizado com poucos carros na pista e o asfalto molhado. Mas à tarde, secou tudo e os tempos baixaram.

Neel Jani, que continuou tocando sozinho os treinos até a sessão noturna, quando finalmente chegou o francês Stéphane Sarrazin, colocou de novo o Oreca 07 Gibson LMP2 #13 da Rebellion Racing no topo da folha de tempos. O helvético cravou 1’38″944 em sua melhor marca no treino noturno, melhorando seu tempo do treino livre #4, em que virou na casa de 1’39” duro. Jani foi 0″213 mais rápido que Tristan Nunez, que fez a volta mais rápida entre os protótipos DPi a bordo do Mazda RT24-P.

Sarrazin deu apenas seis voltas, o suficiente para virar 1’39″315 no fim da tarde e Ben Hanley virou o mesmo tempo que o francês a bordo do Oreca 07 Gibson LMP2 da DragonSpeed. Até aqui, o top 5 da classe Prototype no Roar tem três modelos genuinamente LMP2 – os carros da Rebellion, JDC-Miller e DragonSpeed, além do Mazda DPi #55 e do Cadillac DPi-V.R #10 da Wayne Taylor Racing.

Christian Fittipaldi fez a melhor volta do #5 da Action Express, que tem o 6º melhor tempo – 1’39″791. Pipo Derani, que só deu 17 voltas até agora em todos os dois dias de treinos, tem 1’41″028 como melhor tempo. A Tequila Patrón ESM trocou o motor do Nissan Ligier DPi do carro #2, que não foi à pista em nenhuma das outras sessões de hoje, exceto o treino noturno. E Bruno Senna marcou 1’41″099 com o #22, tendo completado 54 voltas com o bólido até aqui.

Na classe Prototype Challenge, o melhor tempo é do #26 da BAR1 Motorsports – 1’42″758, com Nick Boulle – marca registrada ontem. Neste sábado, o #38 da Performance Tech Motorsports voltou do conserto após um acidente com Clark Toppe na véspera, e o novato Pato O’Ward fez um bom tempo: 1’43″119. O carro #20 da BAR1 está em terceiro no resultado agregado dos dois dias, graças ao colombiano Gustavo Yacaman – que até agora deu apenas oito voltas. Ben Keating e Sebastian Saavedra foram os responsáveis pelos melhores tempos dos carros da Starworks.

ms-imsa-2017-roar-before-the-24-daytona-008
O Ford GT EcoBoost #67 é o mais rápido até o momento na classe GTLM

Scott Dixon é até aqui o autor da volta mais rápida entre os GTLM: o neozelandês da Fórmula Indy e da Chip Ganassi Racing cravou 1’44″558 no treino #4, superando por 0″202 o tempo de Jan Magnussen alcançado ainda no primeiro treino de ontem. Os quatro carros da Ford CGR estão no top 5 dos melhores tempos da classe, já que o #66 do time IMSA está com o terceiro tempo no acumulado das cinco sessões já realizadas, cabendo aos dois carros do time do WEC as posições seguintes.

Tony Kanaan completou hoje suas primeiras voltas no carro #69 que vai partilhar com Harry Tincknell e Andy Priaulx. O brasileiro deu 53 voltas e marcou 1’45″084. Augusto Farfus completou 29 giros até aqui nos dois dias de treinos e segue com o melhor tempo entre os pilotos da BMW – 1’45″267, cravado ontem.

ms-imsa-2017-roar-before-the-24-daytona-042
Andrew Davis fez o melhor tempo da classe GTD com o Audi R8 LMS da Stevenson Motorsports

Na GTD, os melhores tempos seguem inalcançáveis – o Audi #57 da Stevenson Motorsports continua como o mais rápido da classe em 1’47″553, enquanto Connor De Philippi tem o segundo tempo – 1’47″629 – a bordo do #29 da Montaplast by Land Motorsport. A melhor marca de hoje, a título de comparação, foi de Christopher Mies, com o mesmo Audi de Connor De Philippi, marcando 1’47″723. Até este momento, o 3º tempo é de Shane Van Gisbergen com a Mercedes-AMG GT3 da Weather Tech Racing-AMG, seguido por outra Mercedes-AMG (a #75 com Tristan Vautier) e pelo Porsche #54 da CORE Autosport conduzido por Colin Braun.

O novo Lexus RC-F começou a pôr as manguinhas de fora: o novo carro da série ficou com o 6º tempo até aqui, graças a um bom desempenho de Jack Hawksworth no treino noturno. O Acura NSX GT3, outra novidade para a temporada 2017, está com a 14ª marca dos testes – 1’48″216, graças ao sempre competente Oswaldo Negri.

Amanhã se encerra o Roar Before The Rolex 24 com mais dois ensaios. O primeiro a partir das 10h20 locais (13h20 de Brasília), com 1h45min de duração. O último treino, com início às 14h45 locais (17h45 de Brasília), terá apenas 60 minutos de pista.

Comentários