Sotnikov fecha 7ª etapa com vitória e De Rooy segue líder nos Caminhões

Untitled-1
O Iveco de Gerard De Rooy/Moi Torrallardona/Darek Rodewald continua liderando na categoria dos Caminhões. Na especial de hoje, a trinca chegou em 4º lugar

RIO DE JANEIRO – A Kamaz continua em perseguição à rival Iveco numa das disputas mais interessantes deste Rali Dakar. E na classe dos Caminhões, dos “brutos”, os italianos hoje levam vantagem sobre os russos – pelo menos na liderança geral, já que Gerard De Rooy/Moi Torrallardona/Darek Rodewald seguem na dianteira. E a batalha promete, pois a diferença entre os três primeiros é inferior a seis minutos – uma diferença pequena demais para um Rali com mais de 8 mil km de percurso.

A vitória da 7ª etapa foi do Kamaz 4326 #513 da trinca Dmitry Sotnikov/Igor Leonov/Ruslan Akhmadeev. Eles percorreram os 161 km da especial entre La Paz e Uyuni, serpenteando pelas Dunas de Orinoca por 1h41min35seg – 2min51seg mais rápidos que o Iveco de Ton Van Genutgen/Anton Van Limpt/Bernhard Der Kinderen, que tenta se recuperar do pesadelo sofrido na última etapa, quando ficaram vários minutos atolados junto a outros competidores da categoria.

Com o triunfo de hoje, o primeiro em quatro edições que disputou no Dakar desde 2013, Sotnikov e seus parceiros alcançaram a vice-liderança da classificação geral, trocando com o #505 guiado por Eduard Nikolaev, que terminou o dia apenas na sétima posição.

Gerard De Rooy e seus parceiros terminaram na 4ª posição após duas vitórias avassaladoras. O Iveco “Bicudo” perdeu 4min25seg na etapa e ficou atrás de outro caminhão da equipe capitaneada pelo próprio Gerard De Rooy – o #502 da trinca Federico Villagra/Arturo Yacopini/Ricardo Torlaschi. Os sul-americanos trocaram de lugar com o Renault Trucks de Pascal De Baar na classificação geral e agora ocupam o 5º posto.

Resultado da etapa #7:
La Paz-Uyuni
Total: 322 km cronometrados (especial reduzida para 161 km) – 622 km

1. #513 Dmitry Sotnikov/Igor Leonov/Ruslan Akhmadeev (Kamaz) – 1h41min35seg
2. #507 Ton Van Genutgen/Anton Van Limpt/Bernhard Der Kinderen (Iveco) a 2min51seg
3. #502 Federico Villagra/Arturo Yacopini/Ricardo Torlaschi (Iveco) – a 3min37seg
4. #500 Gerard De Roy/Moises Torrallardona/Darek Rodewald (Iveco) – a 4min25seg
5. #511 Siarhei Viazovich/Pavel Haranin/Andrei Zyhuhlin (MAZ) – a 5min22seg
6. #504 Hans Stacey/Jan Van Der Vaet/Hugo Kupper (MAN) – a 7min10seg
7. #505 Eduard Nikolaev/Evgeny Yakovlev/Vladimir Rybakov (Kamaz) – a 7min59seg
8. #501 Ayrat Mardeev/Aydar Belyaev/Dmitry Svistunov (Kamaz) – a 8min05seg
9. #515 Anton Shibalov/Robert Amatych/Andrei Romanov (Kamaz) – a 8min23seg
10. #510 Pascal De Baar/Martjin Roesink/Wouter De Graaff (Renault Trucks) – a 9min18seg

Classificação geral:

1. #500 De Rooy/Torrallardona/Rodewald – 15h52min07seg
2. #513 Sotnikov/Leonov/Akhmadeev – a 2min11seg
3. #505 Nikolaev/Yakovlev/Rybakov – a 5min57seg
4. #501 Mardeev/Belyaev/Svistunov – a 20min12seg
5. #502 Villagra/Yacopini/Torlaschi – a 33min42seg
6. #510 De Baar/Roesink/De Graaff – a 37min48seg
7. #504 Stacey/Van Der Vaet/Kupper – a 46min15seg
8. #515 Shibalov/Amatych/Romanov – a 46min37seg
9. #509 Versluis/Pronk/Klein – a 56min40seg
10. #516 T. Sugawara/Sugiura – a 1h30min43seg

Comentários