Vídeos históricos – Rolex 24h de Daytona (2000)

RIO DE JANEIRO – Dias 5 e 6 de fevereiro de 2000. Naquela data, há praticamente 17 anos, nascia a Grand-American Road Racing Championship, que mais tarde seria também conhecida como Rolex SportsCar Series e que, anos depois, se fundiria com a American Le Mans Series para formar o IMSA Weather Tech SportsCar Championship.

Os números naquela oportunidade foram incríveis: 102 carros inscritos, 90 treinando, 80 classificando e 79 largando. Pole position para o protótipo Riley & Scott MKIII Ford Lincoln V8 de James Weaver/Max Papis/Rob Dyson/Elliott Forbes-Robinson, com o tempo de 1’41″002. O bólido #20 dominou a maior parte da corrida e liderou até a 663ª passagem por um longo período.

Só que um problema fez o R&S perder seis voltas e a vitória – que surpreendentemente ficou com o Dodge Viper GTS-R #91 do Viper Team Oreca muito bem conduzido por Karl Wendlinger/Dominique Dupuy/Olivier Beretta. O pódio foi 100% ocupado por times de Grã-Turismo, pois o Corvette C5-R de Chris Kneifel/Ron Fellows/Justin Bell chegou em segundo e em 3º fechou um segundo Viper guiado por Tommy Archer/Jean-Philippe Belloc/David Donohue/Ni Amorim.

Aliás, registre-se que o R&S da Dyson Racing foi o único protótipo – de um total de 21 inscritos na classe Sportsracer (SR) a chegar no top 10 geral. Naquele ano de 2000 não tivemos brasileiros no grid, um fato ocorrido em poucas oportunidades desde que Raul Boesel inaugurou a participação do país vencendo com um Jaguar IMSA em 1988.

Os vídeos abaixo têm mais de 8h de prova que foram ao ar pela ESPN International. Divirtam-se.

https://www.youtube.com/watch?v=vcSCqEYTYPU

https://www.youtube.com/watch?v=KlDfrJjeuSU

Comentários

  • Melhor que esta edição de 2000 das 24 h de Daytona foram as realizadas em 1995,onde o Max Papis,aquele mesmo,quase ganhou e só não conseguiu pois nos metros finais outro piloto tomou seu primeiro lugar.Detalhe:e o italiano ficou em segundo,e foi mais lembrado que o vencedor daquela disputa.

  • Vamos aproveitar enquanto é tempo pois, fui surpreendido hoje com a informação de que o Grupo FOX e a SKY não se acertaram na renovação de contrato. Corro o risco de nem poder assistir as 24h de Daytona 2017, bem como a Nascar e IMSA.
    Como é difícil gostar de automobilismo. Primeiro perdemos o SPEED Channel, e agora a FOX vai deixar a SKY …