WRC: Neuville lidera Rali de Monte-Carlo

https://www.youtube.com/watch?v=-rjvYFGTEfY

RIO DE JANEIRO – Começou a temporada 2017 do World Rally Championship (WRC), com os primeiros dias de disputa do Rali de Monte-Carlo. A tradicional prova teve largada nesta quinta-feira e o início não foi dos mais auspiciosos. Principalmente para o neozelandês Hayden Paddon.

O “kiwi” perdeu o controle de seu Hyundai i20 WRC (veja no vídeo acima) num trecho complicado da SS1 (Entrevaux-Val de Chalvagne-Ubraye), que teria cerca de 21 km de percurso. Infelizmente, Paddon capotou e no acidente, atingiu um fotógrafo belga que tinha instalado uma GoPro numa curva para registrar imagens. O corpo do belga foi arremessado longe e após ser socorrido, ele não resistiu e acabou falecendo. Em respeito ao luto, a marca sul-coreana retirou o carro de Hayden Paddon e John Kennard da competição.

Mas o Rali não tem sido de todo ruim para a montadora, já que Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul têm o comando da classificação geral após oito etapas – sete delas de fato percorridas. O piloto belga foi o mais veloz em três dos seis trechos cronometrados desta sexta-feira e também na SS2, à noite, quando as condições eram muito piores em termos de visibilidade. Ao todo, Neuville soma 45 segundos de vantagem para Sébastien Ogier, que agora tem seu companheiro de equipe, Ött Tanak, em seus calcanhares. O estoniano foi o mais rápido na SS3 e o francês levou a melhor nas duas últimas provas cronometradas do dia de hoje.

Kris Meeke começou o dia como o 4º colocado, mas o britânico da Citroën sofreu uma quebra de suspensão na SS5 e foi à nocaute na disputa. Agora, o 4º colocado é Jari-Matti Latvala, no regresso da Toyota ao WRC. O finlandês tem reclamado bastante da pouca aderência, que inclusive foi responsável por algumas rodadas do nórdico. Dani Sordo está igualmente descontente com os problemas decorrentes de um piso muito escorregadio e traiçoeiro e se coloca em quinto, a quase 3 minutos de Neuville.

Apesar de um carro datado, pois tem à disposição o DS3 do ano passado, ao contrário do novo C3 entregue para Kris Meeke e Stéphane Lefévbre, Craig Breen/Scott Martin fazem um ótimo trabalho e estão na 6ª posição até o momento, seguidos por Andreas Mikkelsen/Anders Jäger Synnevag, que lideram entre os pilotos da classe WRC2 com um Skoda Fabia. Elfyn Evans, em seu Ford Fiesta com pneus Dmack está em oitavo, seguido por outros dois Skoda Fabia, conduzidos pelo sueco Pontus Tidemand e pelo tcheco Jan Kopecky.

Classificação provisória do Rali de Monte-Carlo:

1 – Neuville-Gilsoul (Hyundai i20 WRC ’17) – 2’05’24”6
2 – Ogier-Ingrassia (Ford Fiesta WRC ’17) + 45”1
3 – Tanak-Jarveoja (Ford Fiesta WRC ’17) + 45”4
4 – Latvala-Anttila (Toyota Yaris WRC ’17) + 2’09”7
5 – Sordo-Marti (Hyundai i20 WRC ’17) + 2’57”8
6 – Breen-Martin (Citroen DS3 WRC) + 3’04”1
7 – Mikkelsen-Jaeger (Skoda Fabia R5) + 5’50”8
8 – Evans-Barritt (Ford Fiesta WRC ’17) + 8’12”1
9 – Tidemand-Andersson (Skoda Fabia R5) + 8’22”4
10 – Kopecky-Dresler (Skoda Fabia R5) + 8’38”2

Comentários